prova do eja

O EJA (Educação de Jovens e Adultos) é um método tradicional usado para ensinar aos jovens e adultos os principais conteúdos do Ensino Fundamental e Médio. O estudo das disciplinas pode levar de 2 até 3 anos e, ao final do curso, o aluno deve realizar a prova do EJA.

Se você não tem muito tempo para esperar, há uma maneira mais rápida de obter o certificado do 2º grau. Quer saber mais sobre o assunto? Acompanhe!

Como funciona a prova do EJA?

Depois de se inscrever no supletivo do EJA, o aluno deve frequentar as aulas de forma regular. Esse modelo de ensino utiliza o mesmo conteúdo do Ensino Médio, apenas com uma metodologia voltada ao público adulto.

Após um ano e meio de estudos, mais ou menos, o aluno está apto a realizar a prova do EJA. O teste pode ser aplicado pelas secretarias municipais ou estaduais de educação. A melhor maneira de se informar sobre o exame é com uma consulta ao órgão da sua região.

Alguns alunos, como o Jean, já tentaram terminar o 2º grau várias vezes pela metodologia tradicional. O problema, muitas vezes, é o método de ensino e a necessidade de frequentar as aulas diariamente.

Por isso, muitas pessoas já buscaram uma estratégia diferente para concluir o Ensino Médio rápido: o exame do Encceja. Ele é mais simples do que a prova do EJA e o candidato não precisa frequentar aulas presenciais todos os dias.  

Como funciona a prova do Encceja?

O exame é realizado uma vez por ano, geralmente no mês de agosto. O Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) é o órgão que aplica a prova. O teste é a forma mais rápida e segura de terminar o segundo grau.

O exame do Encceja substitui a prova do EJA e pode ser realizado por qualquer pessoa que não terminou os estudos e já tenha completado 18 anos no dia do teste. Ou seja, a avaliação permite que você termine o Ensino Fundamental e Médio juntos.

O exame avalia as principais áreas do conhecimento consideradas fundamentais para os alunos do 2º grau:

  • Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e Redação;
  • Ciências da Natureza e suas Tecnologias;
  • Ciências Humanas e suas Tecnologias;
  • Matemática e suas Tecnologias.

A prova utiliza a metodologia TRI (Teoria de Resposta ao Item) para correção de acertos. Isso significa que o aluno pode obter a nota mínima necessária para receber o certificado do Ensino Médio acertando apenas as questões fáceis e médias.

Essa é a opção mais rápida de terminar o 2º grau e a preferida de muitos candidatos que já tentaram a prova do EJA e não passaram. O Jean é um exemplo de quem utilizou um método mais dinâmico de estudo para se preparar para o exame do Encceja. Ele conseguiu receber o certificado do Ensino Médio e hoje já colhe muitos benefícios dessa atitude.

Você também quer fazer parte dessa lista de pessoas que conseguiram concluir o Ensino Médio? Cadastre o seu e-mail abaixo e receba todas as novidades sobre o Encceja 2019!