Início Encceja Dicas para a prova Nota mínima Encceja: Como funciona?

Nota mínima Encceja: Como funciona?

0
nota minima encceja

A prova do Encceja utiliza uma metodologia diferenciada de avaliação. A TRI (Teoria de Resposta ao Item) exige que o candidato mostre uma coerência em suas respostas para tirar uma pontuação melhor. Porém, você não precisa se preocupar tanto em acertar todas as questões para passar. É fácil conquistar a nota mínima Encceja para receber o certificado do Ensino Médio.

Para isso, existe uma metodologia específica que ensina você a acertar as questões necessárias para passar na prova do Encceja. Quer saber como funciona o exame na prática? Acompanhe!

Como é a prova do Encceja?

O exame avalia 4 principais áreas do conhecimento, consideradas as mais importantes na formação do aluno do Ensino Médio. São elas:

  • Linguagens e Códigos e suas Tecnologias e Redação;
  • Ciências da Natureza e suas Tecnologias;
  • Ciências Humanas e suas Tecnologias;
  • Matemática e suas Tecnologias.

Cada tema avaliado é composto por 30 questões objetivas de múltipla escolha, que dão no máximo 100 pontos. Há perguntas fáceis, médias e difíceis que vão influenciar na nota da prova.

Além disso, a nota mínima Encceja para redação é 5. Se o candidato não alcançar esse valor, terá que refazer o eixo de Linguagens. Por isso, é muito importante estudar da maneira correta e focar nos assuntos que mais caem na prova.

Como funciona a avaliação?

A prova do Encceja utiliza o método TRI (Teoria de Resposta ao Item). Essa é uma metodologia diferente dos modelos tradicionais usados nas escolas, em que os acertos dão a mesma pontuação ao aluno.

A TRI separa as questões em fáceis, médias e difíceis e usa isso para dar uma média maior ou menor ao estudante. Nessa lógica, mesmo que dois candidatos acertem 20 questões, as notas não serão necessariamente iguais.

Como assim? A prova avalia as habilidades do aluno e sua coerência nos acertos. O candidato que acerta apenas questões difíceis, por exemplo, recebe uma nota mais baixa porque o sistema de avaliação considera que ele chutou as respostas. Em contrapartida, quem pontua um maior número de questões fáceis e médias receberá uma nota maior.

Qual é a nota mínima Encceja?

A nota mínima Encceja é 100. Com isso, o candidato já está apto a receber o certificado do Ensino Médio. Como assim? Considerando a metodologia TRI, não é necessário acertar 50% das questões, desde que a nota mínima Encceja seja acima de 100.

Isso quer dizer que o candidato só precisa acertar uma média de 12 questões fáceis (das 30 disponíveis) para passar na prova. Viu como é simples?

Porém, você sabe que estudar sozinho é muito difícil. Nem sempre se encontra o foco necessário para acompanhar as disciplinas. O Termine Seus Estudos tem uma técnica diferenciada que ajuda o candidato a acertar as questões necessárias para passar na prova.

Você não precisa acompanhar apostilas extensas e cansativas, pois o Termine Seus Estudos utiliza uma metodologia moderna e com vídeos fáceis para orientar os alunos. Com poucos minutos de dedicação por dia, é possível obter a nota mínima Encceja e receber o certificado.

Se você quiser entender um pouco mais sobre esse método, é só deixar o seu e-mail abaixo. Nós enviaremos conteúdos direcionados para a sua necessidade.

Já se você ficou com alguma dúvida em relação à prova ou à nota mínima Encceja, nós temos um e-book com dicas incríveis. Clique aqui para receber o conteúdo e se preparar melhor para a prova!