Início Destaque O que é o ENCCEJA? Saiba todos os detalhes!

O que é o ENCCEJA? Saiba todos os detalhes!

0
Saiba o que é o Encceja
O que é o ENCCEJA? Saiba todos os detalhes!
5 (100%) 1 vote[s]

Vamos falar sobre o Encceja?

Você já ouviu falar do Encceja? Até 2016, a melhor maneira de conquistar o Certificado do Ensino Médio era através da prova do Enem ou pelo EJA. Porém, em 2017, o Encceja voltou a ser o meio mais fácil de conseguir a certificação do Ensino Médio e Ensino Fundamental. 

O que é Encceja?

O Encceja (Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos) é uma prova aplicada anualmente, que tem como objetivo oferecer o certificado de conclusão do Ensino Fundamental e/ou do Ensino Médio para pessoas que não terminaram os seus estudos no período regular.

O Encceja é o caminho mais rápido para conseguir o certificado, já que, ao invés de fazer cursos extensos como o EJA (Educação de Jovens e Adultos) ou CEEJA (Centro Estadual de Educação para Jovens e Adultos), é possível terminar os estudos com apenas uma prova. Assim, você troca anos de estudos em salas de aula por apenas um dia de prova!

Outro ponto importante é a credibilidade do exame, que é aplicado pelo INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), o mesmo órgão que aplica o Enem.

Quem pode fazer?

O Encceja é dividido em duas categorias: quem está prestando para a conclusão do Ensino Fundamental e para a conclusão do Ensino Médio. 

Os pré-requisitos para cada certificação se baseiam na idade: 

  • Certificação de Ensino Fundamental: o candidato precisa ter completado 15 anos de idade até o dia da prova;
  • Certificação de Ensino Médio: o candidato precisa ter completado 18 anos até o dia da prova.
Quer receber as principais informações para Encceja? Preencha o formulário abaixo:

E como é a prova?

A prova do Encceja é considerada bem mais fácil que a prova do Enem, já que ela é constituída de apenas 30 questões de cada eixo e você não está competindo com ninguém por uma vaga. 

Além disso, o Encceja foca nos conhecimentos básicos do dia a dia e muita interpretação de textos nas questões do exame. Ou seja, você não precisa ler dezenas de apostilas para conseguir fazer a prova. Se quiser conhecer a Apostila do Termine Seus Estudos CLIQUE AQUI!

Como dissemos anteriormente, o exame possui 30 questões objetivas para cada área do conhecimento. Além disso, os candidatos também devem produzir uma Redação. As matérias solicitadas são:

  • Ensino Fundamental: Ciências Naturais, Matemática, Língua Portuguesa, Redação, Língua Estrangeira Moderna, Artes, Educação Física, História e Geografia.
  • Ensino Médio: Ciências da Natureza, Ciências Humanas, Linguagens e suas Tecnologias e Matemática e suas Tecnologias. 

O que preciso fazer para pegar a certificação do Encceja?

Chegou a hora de você descobrir o que precisa fazer para pegar o seu certificado pelo Encceja. Vamos lá? 

Você pegará o certificado apenas para o nível de Ensino você selecionou na hora de fazer a prova. Portanto, se você escolheu fazer o Ensino Fundamental poderá pegar apenas o certificado do Fundamental. Caso você tenha feito a prova do Ensino Médio, terá o certificado desta etapa. 

Porém, vale ressaltar que quem tem 18 anos ou mais pode escolher fazer a prova do ensino médio, mesmo que não tenha concluído o fundamental. Ou seja, você não prestar a prova do Ensino Fundamental para depois fazer a do Ensino Médio.

O cálculo da nota é feito através da Teoria de Resposta ao Item (TRI) e você precisa desses requisitos para o seu certificado:

  • atingir, no mínimo, 100 pontos em cada área do conhecimento, sendo 200 a nota máxima. Isso mesmo, você precisa acertar mais ou menos a metade da prova! Ou melhor, entre 12 e 15 questões para pegar o certificado. Por isso, o indicado é focar nas questões fáceis e deixar de lado as mais difíceis. 
  • tirar pelo menos 5 de 10 pontos na Redação.

Outra facilidade para conquistar seu certificado é a declaração de proficiência! Ela funciona assim: se você foi aprovado em uma área de conhecimento e mal em outras, no ano seguinte só precisa fazer as provas das matérias nas quais você não atingiu a nota mínima.

Se, por exemplo, você conseguiu a nota mínima apenas em Ciências da Natureza, Ciências Humanas e Linguagens, e foi reprovado em Matemática, poderá refazer apenas a prova de Matemática no ano seguinte.

Espero ter te ajudado!

Siga o Termine Seus Estudos no Facebook, Instagram e Twitter e se inscreva no nosso canal no Youtube para continuar recebendo notícias, dicas, aulas e muito mais! Sugestões e dúvidas, envie um email para [email protected]