Início Encceja Dicas para a prova EJA e Encceja: Entenda as diferenças

EJA e Encceja: Entenda as diferenças

0
eja e encceja
EJA e Encceja: Entenda as diferenças
5 (100%) 3 vote[s]

As pessoas que não tiveram a oportunidade de terminar os estudos na idade esperada têm algumas opções para conseguir o tão sonhado certificado do Ensino Médio. As duas mais populares são o Eja e o Encceja.

Mas, você sabe a diferença entre essas duas modalidades? Confira neste texto todos os detalhes para você escolher a que melhor se encaixa na sua realidade.

Eja e Encceja

Vamos entender as diferenças entre EJA e Encceja. A Educação para Jovens e Adultos (EJA) é uma modalidade presencial em que é possível concluir tanto o ensino fundamental quanto o médio. Para o primeiro, a idade mínima é de 15 anos, já para o último é de 18 anos.

O EJA é presencial e é dividido em etapas. Esses módulos têm a duração de 6 meses e cada um é equivalente aos anos e séries do ensino regular.

As aulas são diárias, de segunda à sexta-feira e o curso conta com quatro horas de duração.

Ou seja, o aluno precisa ir para a escola todos os dias, o que pode dificultar um pouco para quem tem uma vida corrida no trabalho ou em casa. Para esses, temos outra opção: o Encceja.

O Encceja (Exame Nacional para Certificação de Jovens e Adultos) é uma prova de certificação do Ensino Médio que se tornou a principal forma de jovens e adultos concluírem seus estudos.

Quem é aprovado recebe um certificado verdadeiro, emitido por órgãos autorizados pelo Ministério da Educação (MEC), como institutos federais e secretarias estaduais de educação. As idades mínimas para o Encceja também são de 15 anos para o ensino fundamental e de 18 anos para o ensino médio.

A grande vantagem desta modalidade é que você pode realizá-la todo ano e, não importa a série em que você parou, pode terminar seus estudos.

Encceja 2019

A prova do Encceja 2019 foi aplicada no dia 25 de Agosto e as inscrições aconteceram entre os dias 20 e 31 de Maio.

Com o aumento de 45% dos participantes em relação ao ano anterior, o Exame para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja 2019), contou com o número de 1.185.945 participantes, em 613 municípios brasileiros.

Em conclusão, nada além do usual foi detectado durante o processo de aplicação de provas, e, somente 0,01% dos candidatos infringiram normas do Exame e tiveram suas provas recolhidas.

Gostou das informações? Continue acompanhando e já comece a se preparar para o Encceja 2020.