Início Destaque EJA: 5 perguntas mais comuns

EJA: 5 perguntas mais comuns

0
EJA
EJA
EJA: 5 perguntas mais comuns
4.4 (87.5%) 32 vote[s]

Na hora de buscar uma maneira de terminar o Ensino Médio, muitas pessoas procuram o supletivo EJA (Educação de Jovens e Adultos).

Ele é um método tradicional de ensino, mas que nem sempre funciona para quem ficou muito tempo fora da escola.

Mas calma! Não precisa desanimar. Porque neste post, explicaremos melhor como funciona o EJA para o Ensino Médio e também daremos dicas de como obter o certificado do segundo grau. Confira!

1. Como funciona o EJA?

O supletivo de Educação de Jovens e Adultos é direcionado para as pessoas que não concluíram o segundo grau de forma regular. Por isso o professor ensina os conteúdos com base nos conhecimentos que os alunos já têm.

Para isso, os estudantes precisam frequentar as aulas todos os dias, durante 4 horas, como no modelo tradicional das escolas.

Diante disso a diferença é que o aluno pode diminuir um pouco o tempo para concluir o Ensino Médio. Mas tudo depende de como será o seu rendimento e a frequência nas aulas.

2. Quem pode fazer?

Qualquer pessoa com 18 anos ou mais e que tenha concluído o Ensino Fundamental pode se inscrever para realizar o EJA. Então basta procurar uma unidade de educação com essa modalidade e ver como se matricular.

3. Quanto tempo demora para terminar?

O tempo para terminar o EJA varia conforme a disponibilidade do aluno e o conhecimento prévio.

Por exemplo, quem não finalizou nenhum ano do Ensino Médio pode levar cerca de dois anos para terminar os estudos. Isso se o estudante não desistir das aulas no meio do processo, o que exigiria um recomeço.

4. O EJA é a melhor opção para terminar os estudos?  

Depende. Ele pode ser uma opção viável para quem não tem pressa de receber o certificado do segundo grau. Porém, muitos alunos têm grande dificuldade em relação às metodologias de ensino tradicionais.

Além disso, para quem trabalha pode ser muito cansativo frequentar as aulas todos os dias.

O Jean tentou o método da Educação de Jovens e Adultos. Ele precisou começar várias vezes, porque ficava cansado de trabalhar e estudar todos os dias e não conseguiu prosseguir com as disciplinas.

“Você tem que trabalhar 8 horas, às vezes mais tempo por dia e muitas vezes a didática não é tão boa”, comentou Jean.

Ele já tinha se cansado de não conseguir terminar os estudos e resolveu que precisava buscar uma opção diferente, pois ele queria terminar o Ensino Médio rápido. Por isso, ele optou fazer uma prova.

5. Qual seria uma opção mais rápida que o EJA para o Ensino Médio?  

A maneira mais rápida e segura de terminar o Ensino Médio é pela prova do Encceja. Ela é aplicada pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), um órgão ligado ao governo.

A prova é realizada uma vez ao ano e avalia quatro áreas do conhecimento:

E o candidato só precisa tirar uma nota mínima para receber o certificado do Ensino Médio. Para passar na prova, é importante se dedicar aos estudos alguns meses antes do exame.

Portanto algumas metodologias de ensino são mais modernas e práticas que o EJA Ensino Médio. Elas permitem que o aluno aprenda muito mais fácil, pois ele pode estudar por meio de vídeos online.

A próxima prova do Encceja será realizada em 2020, mas a data ainda não foi definida. Por isso, para receber todas as novidades sobre o assunto no seu e-mail. É só cadastrá-lo abaixo:

Se inscreve no nosso Instagram, Facebook e Youtube. 

Portanto quer deixar seu comentário ou sugestão sobre o texto? Ou contar para a nossa equipe os assuntos que você gostaria de ler aqui no blog? Então encaminhe um e-mail para [email protected]

DEIXE UMA RESPOSTA

Avalie*
Please enter your comment!
Please enter your name here