Início Prepare-se Como escolher supletivo Ensino Médio rápido: como fazer?

Ensino Médio rápido: como fazer?

0
ensino medio rapido

Você precisa receber a certificação do Ensino Médio para progredir na carreira ou ter uma satisfação pessoal, mas não sabe o que fazer? Há várias maneiras de conseguir o diploma, seja no modelo tradicional ou com cursos para concluir o Ensino Médio rápido.

Neste post, apresentaremos as principais opções para você escolher a que melhor se encaixa com as suas necessidades. Confira!

Principais opções para concluir o Ensino Médio

Há dois modelos tradicionais para terminar o Ensino Médio: o EJA (Educação de Jovens e Adultos) e o CEEBJA (Centro Estadual de Educação Básica para Jovens e Adultos).

O EJA substitui o antigo supletivo. Nessa modalidade, o estudante pode levar até 4 anos para terminar o Ensino Médio. Isso ocorre principalmente se você não tiver o certificado do Ensino Fundamental.

O CEEBJA aproveita as séries que o aluno já frequentou e faz um complemento das disciplinas (ou anos) faltantes. O grande problema desses métodos é que eles exigem frequência nas aulas e pode levar mais de um ano para o aluno receber o diploma.

Você tem tempo para frequentar aulas todos os dias e esperar mais de um ano para ter o certificado em mãos? Se esse não é o seu caso, fique tranquilo! Existe uma maneira prática de terminar o Ensino Médio rápido!

Como terminar o Ensino Médio rápido 

Pronto! Você decidiu que precisa terminar o Ensino Médio rápido, não gosta de frequentar as aulas e ainda percebeu que não tem muito tempo para estudar. Isso não é um problema.

Uma opção que vem sendo a preferida de muitas pessoas é a prova do Encceja, realizada pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira). Esse é um exame realizado pelo governo para conceder o certificado do Ensino Médio de maneira rápida e segura.

A prova é realizada uma vez por ano e é gratuita. O exame pode ser feito em várias cidades do país e fora dele (para brasileiros que moram no exterior). A intenção é avaliar as áreas do conhecimento essenciais para a formação dos alunos:

  • Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e Redação;
  • Ciências da Natureza e suas Tecnologias;
  • Ciências Humanas e suas Tecnologias;
  • Matemática e suas Tecnologias.

A vantagem de realizar a prova do Encceja é que você só precisa tirar uma nota mínima para receber o certificado. E você pode se preparar para o exame de maneira bem fácil, com a ajuda da internet!

Aqui vai uma dica importante: cuidado para não cair em golpes de cursos online que não se preocupam com o acompanhamento do aluno ou estratégias de venda de diploma. Não há uma maneira legal de conseguir um certificado sem qualquer esforço do aluno.

Como se preparar para a prova do Encceja

Agora que você já sabe que existe uma prova terminar o Ensino Médio rápido, é hora de aprender como estudar. Você pode realizar um preparatório online que seja seguro e reconhecido por muitos alunos.

Alguns cursos como o Termine Seus Estudos têm aulas dinâmicas e em vídeo para facilitar o seu aprendizado. E o melhor: você pode se dedicar poucos minutos por dia para conseguir passar na prova! Isso porque os professores dão dicas incríveis sobre como se sair bem no exame.

Gostou dessa novidade para terminar o Ensino Médio rápido? Não perca mais tempo! Cadastre o seu e-mail abaixo e receba boas dicas de estudo para você passar na prova!

new RDStationForms(‘form-terminar-geral-70831c17c62f9b87f04c-html’, ‘UA-37989704-2’).createForm();