Semana do Português: Dicas para não errar mais!
4.9 (97.04%) 27 vote[s]

A semana do Português continua, e hoje reservamos um espaço para falar sobre alguns erros básicos que cometemos cotidianamente, e que no momento da redação podem acabar prejudicando.

Quer saber quais são esses erros e como repará-los? Não deixe de ler até o final!

Mas antes de apresentarmos as dicas para não errar, se inscreva no formulário abaixo e receba informações ÚNICAS sobre o Encceja 2019!

Mas antes, se inscreva no formulário e garanta informações únicas sobre o Encceja 2019!

Quanto vale o Português no Encceja?

Como todos já sabem, a prova do Encceja é dividida em 4 Eixos, e no caso do Eixo de linguagens, a pontuação mínima é de 100 na prova objetiva e 5 na redação. Caso contrário, “não há certificação e será necessário refazer a prova de linguagens e redação”, diz o boletim divulgado pelo Inep.

Bom, os erros que vamos abordar hoje podem atrapalhar o participante tanto no momento de realizar as questões de múltipla escolha, quanto para escrever a redação dissertativas argumentativas no Eixo de linguagens.

#1 Por que e Porque

Ah, essa é uma questão que nunca vai morrer! O famoso “Porque” junto e “Por que” separado. É um erro muito comum e, por conta disso, acaba aparecendo em muitas redações. O participante que tiver um conhecimento sobre essa regrinha com toda certeza vai ter uma pontuação maior.

  • “Por que”= pergunta;
  • “Porque”= resposta.

Viu como é fácil? Lembre-se disso no Encceja!

#2 Mas e Mais

É muito comum escutarmos frases que contenham essas duas palavras escritas de maneiras erradas. Abaixo mostraremos alguns exemplos que vão garantir que isso não aconteça mais.

  • “Mais”= expressa a ideia de quantidade e intensidade;
  • “Mas”= sinônimo de “porém”. Possui a ideia de oposição.

Exemplos : “João trabalha muito, mas ganha pouco”.
“Venceu mais uma vez”.

#3 A e Há

Outras expressões que podem ser utilizadas no decorrer da redação são os indicadores “há” e “a”. A pronúncia é muito parecida, certo? Mas o seu significado pode ser muito diferente. Entenda:

  • “Há”= Deriva do verbo “haver”. Ou seja, tem o sentido de “existir”.
  • “A”= É usado quando o verbo “há” não se encaixa na frase.

Exemplos: “ duas semanas ele viajou para o México”
“Estamos a dois minutos de casa”

Não se esqueça do básico!

Além de prestar atenção em palavras que você pode estar errando no dia a dia, não se esqueça de gatilhos básicos que podem te ajudar, como por exemplo:

  • Leia muito;
  • Se mantenha informado das notícias do dia a dia;
  • Pratique a escrita;
  • Entenda o tipo de redação que o Encceja pede.

Essas foram algumas dicas de palavras que acabamos errando na escrita do dia e dia, e consequentemente, podem ser prejudiciais durante a escrita de uma redação ou até na interpretação de uma questão do Encceja.

Gostou das dicas? Não deixe de compartilhar com quem você conhece que também vai fazer o Encceja 2019! 

Huddle Up Go Team GIF by MANGOTEETH - Find & Share on GIPHY