Início Destaque Semana do Português: Como interpretar questões no Encceja!

Semana do Português: Como interpretar questões no Encceja!

0
Semana do Português: Como interpretar questões no Encceja!
4.7 (94.48%) 29 vote[s]

Já estamos no quinto dia da Semana do Português, e hoje vamos falar sobre uma questão muito importante no momento de realizar a prova do encceja: Como interpretar questões!

Quer entender essa dica que vai otimizar o seu tempo? Então não deixe de ler até o final!

Mas antes, se inscreva no formulário e garanta informações únicas sobre o Encceja 2019!

Muitas vezes, o que te faz errar uma questão, não é necessariamente a falta de conhecimento do que a pergunta está dizendo, e sim, a forma como é feita a leitura.

Para resolver isso, vou te ensinar uma técnica que desenvolvemos e que, a partir de agora, você vai ler todas as questões do Encceja de forma CORRETA.

Happy Dance GIF by Salon Line - Find & Share on GIPHY

#1 Pare junto com os pontos

Algumas questões possuem textos médios e grandes, e claramente, ler o texto inteiro sem parar, não vai resultar em uma compreensão efetiva. Portanto, a dica de hoje é de parar junto com os pontos que terminam as frases. Faça esse exercício e tente entender cada frase unicamente, isso vai ajudar na compreensão e resolução do exercício.

#2 Entenda isso na Prática

Para que isso fique mais claro, o Professor Tiago resolveu passo a passo alguns exercícios próprios para o Encceja, usando a técnica de parar junto com os pontos. Confira:

Gostou das dicas? Não deixe de compartilhar com quem você conhece que também vai fazer o Encceja 2019! E continue acompanhando a #SemanadoPortuguês

Encceja 2019

O Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja), é uma prova de certificação do Ensino Médio e Fundamental, também se caracteriza como a principal forma de jovens e adultos (moradores do Brasil e exterior) concluírem seus estudos.

Quem é aprovado recebe um certificado verdadeiro, emitido por órgãos autorizados pelo Ministério da Educação (MEC), como institutos federais e secretarias estaduais de educação. Esse certificado serve para fazer faculdade, prestar concurso público ou fazer curso técnico.

Todas as pessoas que não terminaram os estudos na idade esperada podem fazer a prova do Encceja. Para conseguir o certificado, a idade mínima é de 15 anos para o Ensino Fundamental e de 18 anos para o Ensino Médio. Um detalhe importante: a idade deve ser completada até a data de realização da prova.

Caso você ainda não tenha concluído o Ensino Fundamental, é possível conseguir o certificado de conclusão do Ensino Fundamental e Médio de uma só vez. Basta ter 18 anos ou mais no dia do Encceja 2019. Confira mais aqui!