edital do encceja 2018

Depois de muita ansiedade e expectativa, o Inep acaba de divulgar, no Diário Oficial da União, o edital do Encceja 2018! Confira nesse artigo exclusivo as principais informações sobre a prova de certificação.

Desde o ano passado, o Encceja (Exame Nacional para Certificação de Jovens e Adultos) voltou a ser a prova principal de certificação do Ensino Médio. Essa vem sendo a forma preferida, além da mais segura e simples, de terminar os estudos. O exame é o mais adequado para supletivo, pois é voltado especialmente para aqueles que não concluíram o Ensino Médio na idade adequada.

No ano passado, o Encceja teve um total de 1.573.862 inscritos, desses 301.583 para o Ensino Fundamental e 1.272.279, para o Ensino Médio. A prova foi aplicada em 564 municípios do Brasil. Para esse ano, é esperado um número maior de participantes.

Quando abrem as inscrições?

Segundo o edital do Encceja 2018, as inscrições para os residentes no Brasil começarão no dia 16 de Abril, a partir das 10h, e irão até as 23h59 do dia 27 de Abril

As inscrições continuarão gratuitas!

Data e horário das provas do Encceja 2018

O Encceja 2018 acontecerá dia 5 de agosto. Já o horário varia quanto à cidade em que a prova será realizada, já que será adequado ao horário oficial de Brasília. Por isso, muita atenção para não perder a prova em sua região! 

MANHà

  • Provas do Ensino Fundamental: Ciências Naturais e Matemática
  • Provas do Ensino Médio: Ciências da Natureza e Matemática

8h – Abertura dos portões
8h45 – Fechamento dos portões
9h – Início das provas
13h – Término das provas

TARDE 

  • Provas do Ensino Fundamental: Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna, Artes, Educação Física, Redação, História e Geografia
  • Provas do Ensino Médio: Linguagens, Redação e Ciências Humanas

14h30 – Abertura dos portões
15h15 – Fechamento dos portões
15h30 – Início das provas
20h30 – Término das provas

Locais onde será aplicada

A prova do Encceja 2018 acontecerá nas maiores cidades de cada estado. Similar ao ano passado, os muitos locais de prova foram mantidos. Confira a lista completa das cidades onde o Encceja será realizado clicando aqui

Como vai funcionar a prova do Encceja?

O exame do Encceja será dividido em quatro provas objetivas, por nível de ensino, e uma Redação. Cada prova objetiva terá 30 questões de múltipla escolha. As área de conhecimento  serão divididas em:

  • Linguagens, Códigos e suas Tecnologias (equivalente às disciplinas de Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna, Artes e Educação Física) e Redação;
  • Ciências da Natureza e suas Tecnologias (equivalente às disciplinas de Química, Física e Biologia);
  • Ciências Humanas e suas Tecnologias (equivalente às disciplinas de História, Geografia, Filosofia e Sociologia );
  • Matemática e suas Tecnologias.

Como se preparar para o Encceja 2018?

O Inep , órgão que realiza o Encceja, até disponibiliza uma série de apostilas gratuitas em seu site. Mas elas são muito grandes (4 apostilas de 300 páginas) e não são fáceis de estudar. Principalmente se você não gostar de ler ou está sem ritmo de estudo. Assim, quem estuda sozinho se desmotiva e geralmente não passa na prova. Números de 2017 mostram que apenas 2 em cada 10 pessoas que estudaram assim conseguiram o certificado.

Por isso, uma das melhores opções para quem quer estudar são buscar cursos que que preparam para a prova, sejam eles supletivos presenciais (se você faz questão do contato com pessoas) – ou  supletivos online  (para estudar de qualquer lugar com internet).

Mas sempre é importante:

  • Saber da experiência do supletivo com provas de certificação
  • Conhecer depoimento de pessoas que já passaram pelo curso
  • Perguntar o material didático que o curso oferece: como apostilas impressas, aplicativos , exercícios e simulados
  • Se há acompanhamento de tutores para tirar dúvidas e lhe orientar sobre as burocracias da prova.
  • Tomar conhecimento sobre as garantias que a instituição oferece, como a possibilidade de fazer o curso de novo, caso não passe em algum eixo.

Por isso, não deixe de conhecer o supletivo online Termine Seus Estudos (clique para saber mais)

Como fazer a inscrição, segundo o edital do Encceja 2018

Para se inscrever no Encceja, segundo o edital do Encceja 2018, tenha em mãos seu RG e CPF e acesse o endereço: http://enccejanacional.inep.gov.br/encceja,  a partir das 10h do dia 16/4 . Em seguida: 

  • Digite seu Cadastro de Pessoa Física (CPF)
  • Informe seu e-mail e número de celular válido
  • Escolha seu certificado de conclusão, se para Ensino Fundamental ou Ensino Médio
  • Indique os eixos que precisa fazer para obter o certificado. Obs: marque todos os eixos se ainda não tentou a prova anteriormente
  • Indique a Secretaria Estadual de Educação ou o Instituto Federal onde deseja solicitar o seu certificado de conclusão ou declaração parcial de proficiência
  • Indique a cidade mais próxima onde quer realizar a prova

Qual é a nota necessária para passar no Encceja 2018?

O cálculo das notas nas provas objetivas do Encceja 2018 serão baseadas na Teoria de Resposta ao Item (TRI). A pontuação que pode ser obtida vai de 60 a 180 pontos.

O participante deve atingir o mínimo de 100 (cem) pontos em cada uma das áreas de conhecimento do Encceja. O nível 100 (cem) dessa escala significa que o participante aprendeu o mínimo necessário para conseguir a certificação.

Já na Redação, o participante deve atingir uma nota igual ou acima de 5 (cinco) pontos (a nota vai até 10). O texto da folha de Redação será corrigido por dois corretores de forma independente, sem que um conheça a nota dada pelo outro.

Quem poderá participar?

Todas as pessoas que não terminaram os estudos na idade adequada podem fazer a prova do Encceja. Para conseguir o certificado, a idade mínima é de 15 anos para o Ensino Fundamental e 18 anos para o Ensino Médio. A idade deve ser completada até a data de realização da prova.

Caso você não tenha concluído o Ensino Fundamental, não há problema: se você tem mais de 18 anos, pode fazer a prova do Encceja 2018 e conseguir o certificado de conclusão do Ensino Fundamental e Médio de uma só vez.

Outras novidades

Quem não for fazer a prova do Encceja 2018 deverá justificar sua falta se desejar fazer o Encceja em 2019. Serão aceitos apenas atestados médicos, boletins de corrência, documento judicial, certidão pública  que comprove e justifique a ausência.  Caso não possa justificar a ausência, terá que pagar uma taxa. Reforçando: fazer você mesmo uma inscrição não vale!

Quer acessar o EDITAL DO ENCCEJA 2018 COMPLETO (pdf)? Clique aqui para conferir

Fizemos um artigo completo sobre o Encceja 2018 e as principais dúvidas. Se você quer conferir mais detalhes, clique aqui