Início COMO ESTUDAR AULAS GRATUITAS RESUMO AULA 04 – CIÊNCIAS HUMANAS- MARATONA TE

RESUMO AULA 04 – CIÊNCIAS HUMANAS- MARATONA TE

1
RESUMO AULA 04
RESUMO AULA 04

RESUMO AULA 04 – CIÊNCIAS HUMANAS- MARATONA TE. A aula desta sexta-feira (03), foi com o professor Marcos Palladino, referente ao eixo de ciências humanas e suas tecnologias.

Então para relembrar e fixar ainda mais o conteúdo preparei um resumo do material estudado na aula. E depois você pode fazer um simulado para fixar o que foi aprendido, beleza? 

Então bora lá para o resumo da aula 04… 

Portanto aspectos da Sociedade Contemporânea foi o tema da aula de hoje. Sendo assim, entendemos que no período contemporâneo conseguimos ver conquistas e desafios no nosso país e ao redor do mundo.

Porque com o passar dos anos muitas evoluções e mudanças foram registradas. Sendo assim vamos começar falando sobre algumas políticas públicas afirmativas e movimentos sociais do Brasil. 

DISTRIBUIÇÃO DE RENDA – RESUMO AULA 04

No Brasil a renda é mal distribuída, portanto algumas pessoas tem muito dinheiro e outras não tem nada ou quase nada. Por isso existem políticas públicas que tentam ajudar as pessoas que possuem menos dinheiro. Sendo assim no Brasil uma das políticas é o Bolsa Família.

INSERÇÃO ESCOLAR

Com base em dados dos últimos 20 anos do Brasil, percebemos que o acesso escolar melhorou muito se voltarmos para a Era Vargas. Porque hoje vemos que foi muito melhor a evolução, mas ainda temos muito para evoluir. Pois uma porcentagem dos brasileiros são considerados analfabetos.

RECONHECIMENTO DE DIREITOS DAS MINORIAS – RESUMO AULA 04

Nova república brasileira vem dos últimos 30 anos, aproximadamente de 1985 até os dias atuais, no período pós Ditadura Militar, de redemocratização. Ou seja, foi sendo construída uma nova ideia para o país, como país democrático cidadão, que estabelece uma cidadania de fato para os brasileiros

Constituição de 1988 recebe o nome de Constituição Cidadã, pois foi uma conquista.

Foi na constituição que estabeleceu-se a possibilidade de movimentos sociais de organizações sociais para facilitar a conversa e diálogo entre diferentes atores da sociedade brasileira e promover uma cidadania de fato. 

Conquistas e desafios ainda existem…

Nosso país busca melhoras e nos últimos anos está tentando seguir a constituição. A cobrança da população também aumentou, eles querem os seus direitos cumpridos.

DESIGUALDADE SOCIAL – RESUMO AULA 04

Temos no nosso país um grupo com muita riqueza e a diferença entre quem tem muita riqueza e quem não tem nada é muito grande.

Escravidão moderna – RESUMO AULA 04

A escrevidão moderna é marcada pelo trabalho análogo, ou seja, seguindo uma condição de trabalho fora da lei, inferior que é quase uma escravidão.

Sendo assim, são exemplos: tráfico de pessoas, trabalho infantil, exploração sexual, recrutamento de pessoas para conflitos armados e o trabalho forçado em condições degradantes.

Igualdade racial – RESUMO AULA 04

Quase metade dos brasileiros são considerados negros ou pardos. Mas a participação destes é menor na sociedade, por isso existe a busca por igualdade racial e inserção na educação, saúde entre outros.

Homofobia – RESUMO AULA 04

Preconceito ao homossexual. Nos últimos 50 anos existiu uma evolução mundial em relação a isso, as pessoas estão deixando o preconceito ao homossexual de lado. No Brasil a situação também melhorou, mas ainda existe o preconceito, pois as condições devem ser iguais para todos.

Igualdade de gênero – RESUMO AULA 04

Acessos diferentes, para homens e mulher , isso deve ser modificado. A mulher e homem precisam ter os mesmos direitos. 

PARA FAZER O SIMULADO CLIQUE AQUI: https://bit.ly/39HLg0q

ANTES SE INSCREVE A NA MARATONA ENCCEJA TERMINE SEUS ESTUDOS – RESUMO AULA 04

Quer assistir a aula completa? Veja aqui…

Se inscreve no nosso Instagram, Facebook e Youtube. 

Portanto quer deixar seu comentário ou sugestão sobre o texto? Ou contar para a nossa equipe os assuntos que você gostaria de ler aqui no blog? Então encaminhe um e-mail para [email protected]

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Avalie*
Please enter your comment!
Please enter your name here