Resumo Aula 3
Resumo Aula 3

RESUMO AULA 3 – MARATONA TE. A aula desta quinta-feira (2), foi com o professor Gabriel Marcos do canal Simplesmente Natural e ele te ensinou Diversidade Biológica e DOENÇAS… Então, bora lá ver um resumo com os principais pontos da aula?

Mas o que são as doenças virais?

Portanto as viroses são doenças causadas por vírus. Sendo assim vou deixar um resumo aqui das principais doenças transmitidas por vírus que prejudicam os humanos.

Antes de mais nada, você sabia que existem quatro doenças transmitidas pelo Aedes Aegypti? Por isso vamos citar as quatro agora e falar como é feita a transmissão, quais os sintomas, o tratamento, prevenção e também as particularidades…

Doenças virais – Dengue

Transmissão: a dengue é transmita pelo mosquito Aedes Aegypti.
Sintomas: dengue clássica, febre alta, dores musculares e atrás dos olhos, dor de cabeça, mal estar, falta de apetite e vermelhidão no corpo.
Mas também existe a Dengue hemorrágica, vômitos persistentes, hemorragia e sangramento nasal, gengival e vaginal, dor abdominal intensa.
Sendo assim a dengue hemorrágica pode evoluir levando a problemas maiores que pode levar o indivíduo à óbito.

Tratamento e prevenção: portanto orienta-se tomar muito líquido e medicamentos para controlar a febre e usar analgésicos.
Particularidades: existem quatro graus da Dengue no Brasil (DEN-1, DEN-2, DEN-3 e DEN-4). Existe uma vacina liberada no Brasil desde 2015 em alguns casos.

Febre Chikungunya – RESUMO AULA 3

Transmissão: sendo assim, a picada de fêmeas de Aedes Aegypti contaminadas é uma das formas de transmissão. Porque a mãe também pode transmitir para o filho no momento do parto, mas só se a mulher ficar doente da última semana de gravidez.
Sintomas: febre, pele e olhos avermelhados, náuseas e vômitos, dores intensas nas articulações.
Tratamento e prevenção: analgésicos, antitérmicos, anti-inflamatórios.
Particularidades: Portanto a pessoa fica imune depois de infectada uma vez. Não existem vacinas.

Zika Vírus – RESUMO AULA 3

Transmissão: picada de fêmeas de Aedes Aegypti contaminadas. Mas a mãe pode transmitir para o feto durante a gestação por transfusão de sangue e via sexual.
Sintomas: portanto os sintomas são vermelhidão em todo o corpo e muita coceira, conjuntivite, dores de cabeça e nas articulações, febre baixa.
Tratamento e prevenção: Analgésicos, anti-inflamatórios e antitérmicos.
Pode deixar sequelas graves como doenças neurológicas.
Particularidades: a doença pode estar associada ao surto de microcefalia e Guillain-Barré.

Febre Amarela – RESUMO AULA 3

Transmissão: forma urbana é transmitida pela picada de fêmea do mosquito Aeeds Aegypti contaminadas. Quando um macaco é picado por mosquitos Haemagogus e Sabethes, ele passa o vírus para insetos que podem transmitir o vírus.
Sintomas: Febre com início súbito, náuseas e vômitos, calafrios, fadiga e fraqueza, dores de cabeça e no corpo.
Tratamento e prevenção: Vacina é o principal método de prevenção. Analgésicos, anti-inflamatórios e antitérmicos.
Particularidades: os macacos são vítimas como nós, quem transmite os vírus são os mosquitos fêmeas Heamagogus e Sabethes.

Outras doenças virais importantes

Aids, catapora (varicela ou varicela zoster), gripe (influenza), hepatites (A,B,C,D e E), papiloma/HPV, Herpes, Sarampo.

Doenças causadas por bactérias e protozoários

Bacterioses

O grupo de bactérias patogênicas podem causar doenças chamadas de bacterioses. Doenças causadas pelas bactérias patogênicas: Botulismo, cólera, gonorreia, hanseníase, leptospirose, peste (peste negra ou bubônica), sífilis, salmonelose, tétano e tuberculose. Essas doenças podem ser tratadas com antibióticos.

Protozoários – RESUMO AULA 3

São organismos do Reino Protista ou Protoctista, junto das algas. Eles são seres vivos microscópicos, unicelulares, eucariontes e heterotróficos. São encontrados em água doce, salgada, no solo úmido.

Protozoonoses – RESUMO AULA 3

Protozoonoses são doenças causadas por protozoários parasitas. Algumas doenças são Amebíase (disenteria amebiana), doença de chagas, Malária, Toxoplasmose.

Vermes e verminoses – RESUMO AULA 3

Platelmintos são vermes do grupo platys helminthons. Podem ser encontrados em ambientes aquáticos e terrestres.

Verminoses causadas por platelmintos: Teníase, cisticercose e esquistossomose.

Nematelmintos, são vermes característicos por ter o corpo cilíndrico e alongado. Verminoses causadas por nematelmintos são Ascaridíase,
Ancilostomíase amarelão, Enterobiose.

PARA FAZER O SIMULADO CLIQUE AQUI: https://bit.ly/2JxMwIS

ANTES SE INSCREVE A NA MARATONA ENCCEJA TERMINE SEUS ESTUDOS – RESUMO AULA 3

Quer assistir a aula completa? Veja aqui…

Se inscreve no nosso Instagram, Facebook e Youtube. 

Deixe seu comentário ou sugestão sobre o texto. Ou conte para a nossa equipe os assuntos que você gostaria de ler aqui no blog.

2 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Avalie*
Please enter your comment!
Please enter your name here