Início COMO ESTUDAR AULAS GRATUITAS AULA SOBRE RELAÇÕES DE PODER

AULA SOBRE RELAÇÕES DE PODER

0
RESUMO AULA 09
RESUMO AULA 09

RESUMO AULA 09 – CIÊNCIAS HUMANAS- MARATONA TE. A aula desta sexta-feira (10), foi com o professor Marcos Palladino, referente ao eixo de ciências humanas e suas tecnologias. Bora lá para o resumo?

RELAÇÕES DE PODER, CULTURA E TRABALHO – RESUMO AULA 09

OS MODOS DE PRODUÇÃO AO LONGO DA HISTÓRIA – O homem impacta no ambiente de formas diferentes de acordo com o tempo e necessidade. Ou seja, ele cria e recria o seu espaço geográfico para atender as necessidades do momento. 

Por isso, com o passar dos anos foram criados modos de produção para suprir a necessidade de cada época. O professor Palladino te explicou um pouco de cada um, sendo assim, vou deixar um resumo aqui para você não esquecer. 

Modo de produção primitivo ou comunal: 

Característica dos primeiros grupos humanos que viveram na terra. Ainda existem comunidades que vivem isoladas neste mesmo formato. 

Modo de produção asiático ou sociedade hidráulicas: 

Marcado pelo surgimento do Estado. Formação de grandes comunidades agrícolas. Dominavam e controlavam a água. Servidão coletiva era o modo de pagamento para o rei ou faraó. 

RESUMO AULA 09 – Modo de produção escravista: 

Portanto eram utilizados escravos, principalmente conquistados através de guerras, por dívidas ou por pobreza, onde homens se vendiam como escravo. Sendo assim esse modo aconteceu em civilizações persa, egípcia, grega e romana. 

Modo de produção feudal: 

Portanto o poder era descentralizado, cada feudo era um local separado com regras diferentes. O poder era maior quando se tinha mais terras. Nem todos os feudos eram inimigos, mas existiam muitas invasões. 

A sociedade feudal era composta pelos nobres, clero e servos. Os servos não eram escravos, mas não podiam abandonar os feudos. 

Modo de produção capitalista:

O estado não é dono de todas as coisas, o que funciona é o sistema privado. Existe a presença de salários. Tem o consumismo incentivado, são criadas novas necessidades para que as pessoas consumam mais produtos. 

MODO DE PRODUÇÃO SOCIALISTA: 

Como funciona o socialismo? Estado forte, dono de todos os meios de produção. Existem a presença do Estado e do povo. O Estado forte é dono de tudo, de terras, escolas, indústrias, absolutamente tudo.

No sistema socialista não temos salário, Governo que dá um valor, o que deveria eliminar as diferenças sociais. Porque todas as pessoas ganham a mesma coisa. 

ANTES DE MAIS NADA, PARA FAZER O SIMULADO CLIQUE AQUI: https://bit.ly/39V1UKq

TAMBÉM SE INSCREVE NA MARATONA ENCCEJA TERMINE SEUS ESTUDOS – RESUMO AULA 09

Quer assistir a aula completa? Então veja aqui…

Se inscreve no nosso Instagram, Facebook e Youtube. 

Deixe seu comentário ou sugestão sobre o texto. Ou conte para a nossa equipe os assuntos que você gostaria de ler aqui no blog.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here