Início Destaque Resultado do Encceja 2018: Como acessar

Resultado do Encceja 2018: Como acessar

0

Cerca de 800 mil brasileiros participaram da prova do Encceja 2018. Eles decidiram fazer o exame porque essa é a maneira mais rápida e segura de terminar o Ensino Médio. E agora a pergunta comum é: quando sai o resultado do Encceja?

O Inep, órgão que realiza o exame, informou que o resultado da prova deve sair em novembro deste ano. Ele ficará disponível para consulta na página do participante. Quer saber como conferir o resultado do Encceja? Veja as nossas dicas!

Como acessar o resultado do Encceja?

Preparamos um passo a passo para você visualizar o seu resultado da prova de 2018. Veja:

1- Acesse a página do participante Encceja. É só clicar aqui.

2- Informe o seu CPF e a senha que cadastrou na hora da inscrição.

Obs: Se você esqueceu a senha, não precisa se desesperar. É só clicar na informação “esqueci minha senha” para receber um e-mail com um novo código de acesso.

3- Identifique a figura que o site pede e clique em “enviar”.

resultado do encceja 2

Pronto! Você já pode acessar a página do participante e conferir o resultado do Encceja.

4-No canto esquerdo da tela, você pode visualizar a edição que participou. Clique ali e confira as suas notas. Veja o exemplo abaixo:

resultado do encceja 3

­Como saber se eu passei na prova?

A nota mínima para passar no Encceja é 100 pontos em cada eixo e mais 5 pontos na redação. Se você tirou essa nota, é sinal de que passou na prova. Aproveite para comemorar! Depois, é só se preparar para retirar o certificado do Ensino Médio.

Como pegar o certificado do Ensino Médio?

Se você tirou a pontuação mínima necessária, é hora de se organizar para buscar o certificado. Vamos lá?

Reúna todos os documentos pessoais exigidos para pegar o certificado. São eles:

  • Carteira de identidade (original e cópia)
  • CPF (original e cópia)
  • Boletim do participante (você pega esse documento na página do participante, é só clicar aqui). Você precisa realizar o mesmo passo a passo apresentado no início do texto.

Depois, você deve ir até a instituição certificadora que escolheu no momento da inscrição. Ela pode ser uma Secretaria Estadual de Educação ou um Instituto Federal da Educação.

No local, você deverá preencher um requerimento para solicitar o certificado do Ensino Médio. A própria equipe da instituição vai fornecer o papel para você preencher e entregar junto aos documentos.

O profissional vai entregar um protocolo de pedido. Esse é um documento oficial para comprovar que você deu entrada na solicitação. Guarde-o com cuidado até ter o diploma em mãos.

O certificado pode levar entre 45 e 60 dias para ficar pronto. A previsão é que o prazo se mantenha todos os anos, mas é importante verificar qual é o caso da sua instituição. Ela poderá emitir o diploma em tempo diferente do que estamos citando no texto. Depois do prazo, é só voltar até a instituição certificadora e apresentar o protocolo de pedido para retirar o diploma. Viu como é simples?

Não passei em todos os eixos. E agora?

Caso você não tenha passado em todas as matérias, fique tranquilo! Você também pode procurar a instituição certificadora para solicitar a declaração parcial de proficiência. Com ela, você não precisará fazer essas matérias que acertou na próxima edição da prova do Encceja.

Você conquistou os pontos necessários e recebeu o certificado do Ensino Médio? Parabéns! Você já pode realizar a prova do ENEM para entrar na faculdade (se esse é o seu sonho).

Se esse não é o seu caso, não desanime! No ano que vem haverá uma nova prova e você poderá conquistar o resultado do Encceja ideal. Aproveite para se cadastrar abaixo e receber as novidades da edição do próximo ano! Nós sempre trazemos dicas importantes para você passar na prova!


Comentários do Facebook