Início Por onde começar Qual é a melhor forma de terminar os estudos?

Qual é a melhor forma de terminar os estudos?

4
terminar os estudos

A educação é um dos principais direitos do ser humano, mas, infelizmente, nem todo mundo tem acesso a ela e consegue terminar os estudos. É importante conhecer as opções disponíveis e escolher aquela que melhor se encaixe na sua rotina. Por isso, o objetivo do texto é mostrar as formas possíveis de concluir os estudos, explicando as vantagens e desvantagens de se estudar sozinho ou com certos cursos.

Terminar os estudos com a prova do Encceja

Para alunos que querem terminar os estudos, a principal forma é pelo Encceja, exame feito especialmente para jovens e adultos. Normalmente, ele acontece uma vez por ano e oferece inscrição gratuita. A prova é aplicada em várias cidades do Brasil e para brasileiros que vivem no exterior, e tem o objetivo de garantir o direito de todos a um diploma do Ensino Fundamental e Médio.

O Encceja avalia as seguintes áreas de conhecimento:

  • Linguagens, Códigos e suas Tecnologias (Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna, Artes e Educação Física) e Redação;
  • Ciências da Natureza e suas Tecnologias (Química, Física e Biologia);
  • Ciências Humanas e suas Tecnologias (História, Geografia, Filosofia e Sociologia);
  • Matemática e suas Tecnologias.
Fizemos um artigo completo sobre o Encceja. Se você quer conferir mais detalhes, clique aqui.

Como posso terminar os estudos

Duas outras formas de terminar os estudos e obter o certificado do Ensino Médio é pelo EJA (Educação de Jovens e Adultos) e a escola tradicional. Porém, nelas é preciso ir às aulas todos os dias – o que faz muita gente desistir –  além de demorar mais tempo do que alguns supletivos online.

Outro meio possível – e que vem sendo a opção de muitos – é pela prova do Encceja, conforme já falamos. Nesse caso, o candidato pode escolher se preparar para ela estudando sozinho(a) ou a ajuda de um curso online. Caso escolha estudar sem um curso, é importante ter em mente que é comum não saber o que estudar e onde focar. O esforço de buscar e reunir materiais é grande e pode levar tempo.

Existem também os supletivos online, onde você pode se inscrever e também estudar sozinho, mas de forma mais organizada, com tutores e conteúdos estratégicos. Nesse caso, você aproveita melhor o tempo disponível e tem um apoio para seguir em frente.

Considerando isso, é importante pesquisar e analisar qual é a melhor opção para você se preparar e terminar os estudos.

Forma mais rápida e segura de terminar os estudos

A falta de tempo é muito comum nos dias de hoje. Temos muitos compromissos e nossos dias têm ficado cada vez mais corridos, mas temos que achar tempo para coisas que são importantes na nossa vida. E terminar os estudos com certeza é algo essencial.

Mas qual seria uma forma rápida e segura de fazer isso? Frequentar uma escola, que exige presença e leva tempo, não é a resposta certa para essa pergunta. No caso, os supletivos online podem ser uma ótima opção, pois normalmente levam meses e você pode estudar no conforto da sua casa, por exemplo. Mas muito cuidado: é importante procurar por cursos seguros, confiáveis! Há muitas escolas por aí oferecendo cursos e certificados em poucos meses. Uma boa pesquisa no Google, assim como ligar na empresa, são coisas que te ajudam a reconhecer se é o caso de golpe.

No final, todos os métodos são válidos, pois atendem o interesse de quem quer estudar, mas não se esqueça que sua dedicação é que fará a diferença.

Cadastre o seu e-mail abaixo e receba dicas valiosas para conseguir seu certificado.

new RDStationForms(‘form-terminar-geral-70831c17c62f9b87f04c-html’, ‘UA-37989704-2’).createForm();

4 COMENTÁRIOS

    • Olá Maria do Carmo,

      Leva em média 8 meses, depende do tipo de curso que escolher.
      Conheça nosso projeto e cadastre-se para ser avisada de uma nova turma. Acesse: https://goo.gl/FutYHZ

      Abraços!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here