Prova do Encceja: 6 passos para ir bem

0
prova do encceja
Avalie esse post

Você quer se preparar para se sair bem na prova do Encceja, mas não sabe por onde começar? Buscar provas anteriores em pdf e criar um cronograma de estudos é fundamental para ter sucesso. Com paciência e disciplina, é possível conquistar o certificado de conclusão do Ensino Médio.

O Encceja é um exame específico do Inep (Estudo Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) para ajudar as pessoas a concluírem o Ensino Médio. A prova do Encceja é a maneira mais rápida de terminar os estudos, pois basta se dedicar alguns minutos por dia para aprender os temas mais importantes. Depois, é só realizar o teste e esperar o certificado.  

Quer saber como fazer para chegar lá? Veja as dicas que preparamos!

Passos para se sair bem no exame

Se você pensa em se preparar para acertar as questões do exame e receber o certificado de conclusão do Ensino Médio, é hora de conferir as dicas!

1. Estude os conteúdos principais

Você só precisa de 50% da nota do teste para conseguir concluir os seus estudos. Por isso, não adianta se preocupar em decorar todos os temas e não fixar nenhum deles. Foque a atenção nos assuntos que mais caíram nas edições anteriores da prova.

Você também pode buscar a ajuda de professores preparados para o exame, pois eles sempre têm uma dica especial para repassar aos alunos. Se quiser mais algumas orientações para estudar para a prova do Encceja, é só deixar o seu e-mail abaixo. Nós temos excelentes materiais para você!

Aqui no Termine Seus Estudos, por exemplo, nós analisamos milhares de questões e provas dos últimos anos para saber exatamente o que mais faz diferença na aprovação. E então dar tudo mastigado por nossos alunos.

2. Crie um cronograma de estudos

Estabeleça uma rotina para você estudar com frequência. Muitas vezes, é difícil encontrar um tempo disponível entre as tarefas de casa, o cuidado com a família e o trabalho. Se você for se arriscar estudar com apostilas, precisará de duas ou mais horas por dia. Já aqui no Termine Seus Estudos, como nós focamos nos conteúdos que mais importam, você vai precisar entre 15 e 30 minutos por dia. Apenas isso.  

Em vez de assistir à novela ou às propagandas no intervalo do jogo do futebol, você pode acompanhar aulas em vídeo. Elas são rápidas, com conteúdos fáceis de entender e usam um jeito mais prazeroso de aprender. Se você começar a estudar um pouco por dia perceberá que é muito mais fácil de assimilar o conteúdo.  

3. Use uma boa técnica para resolver as questões

Preste muita atenção ao que diz o enunciado. Ali estarão as principais dicas sobre qual é o caminho da resposta esperada (explique, descreva, identifique). Isso vai ajudá-lo a compreender melhor o que analisar no texto e o grau de dificuldade da questão.

Com essa técnica, não será preciso perder muito tempo em cada tópico e você terá mais atenção para realizar a prova.

4. Resolva provas anteriores do Encceja (disponíveis em pdf)

Uma boa estratégia para se preparar psicologicamente para o dia da prova e compreender melhor os conteúdos é por meio de testes. A dica é buscar provas anteriores do Encceja. É possível encontrar materiais em pdf no site do Inep (clique aqui para acessar). Depois, é só escolher um dia da semana para executá-las.

Faça como se fosse um simulado: determine um horário de início e fim, controle o tempo e realize o teste com todas as questões. Assim, você consegue identificar quais são os temas que exigem um maior tempo de leitura e encontrar maneiras de ser mais ágil nas respostas.

Depois, avalie as questões que acertou e procure focar mais a sua atenção nos temas que têm mais dificuldade.

5. Faça um planejamento para o dia da prova do Encceja

Pesquise com antecedência o local e dia do exame. Se você não conhece a região, tente fazer uma visita ao endereço alguns dias antes. Dessa maneira, não correrá o risco de errar a localidade no dia mais importante do ano.

Programe-se para chegar pelo menos 40 minutos antes do teste. Assim, você terá tempo para encontrar a sala, assinar o documento de presença e tomar uma água. Aproveite para separar um dia antes os materiais que precisa levar para a prova:

  • 2 canetas de tinta preta com tubo transparente;
  • documento original com foto (como identidade ou carteira de motorista);
  • cartão de confirmação da inscrição impresso.

6. Descanse no dia anterior  

O aspecto emocional do candidato conta muito na hora de fazer o exame. Portanto, seguir algumas práticas no dia anterior pode ajudar muito a manter a calma:

  • faça uma leve caminhada;
  • curta os momentos em família;
  • faça uma alimentação leve e equilibrada;
  • tenha uma boa noite de sono (pelo menos 8 horas);
  • evite o consumo de bebida alcoólica.

Esses são detalhes que podem fazer muita diferença na hora de realizar a prova.

O que esperar da prova do Encceja 2019

A expectativa é que o exame do Encceja 2019 seja semelhante ao dos anos anteriores. A prova costuma acontecer no segundo semestre, mas as inscrições normalmente são abertas no mês de abril ou maio.

Você pode acompanhar essas informações aqui mesmo no nosso blog. Sempre trazemos algumas dicas para você se sair bem na prova. Se preferir, também pode cadastrar o seu e-mail abaixo para enviarmos assuntos relativos ao exame.

Desse jeito, você não perderá nenhuma data importante e conseguirá se preparar cedo para a prova do Encceja 2019. Afinal, essa é a melhor oportunidade para concluir o Ensino Médio de maneira rápida!