prova para concluir o ensino médio

O Encceja (Exame Nacional para Certificação de Jovens e Adultos) é a principal prova para concluir o Ensino Médio. Essa é a opção preferida de muitas pessoas que não conseguiram terminar os estudos nos anos regulares de ensino, pois é uma maneira rápida, segura e eficiente de obter o certificado.

Quer saber tudo sobre o assunto para se preparar o quanto antes? É só continuar a leitura!

O que é o Encceja?

É uma prova  de certificação oficial realizada pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira). Esse é o jeito mais rápido e seguro de completar o 2º grau.

Qualquer pessoa que não terminou os estudos na idade adequada e tem 18 anos ou mais pode realizar a prova do Encceja. Não importa se você ainda não terminou o Ensino Fundamental, é possível concluir os dois níveis de ensino ao mesmo tempo.

Essa é uma maneira prática de concluir o Ensino Médio, obter o certificado e se dedicar à carreira profissional. Afinal, com esse diploma de conclusão você já consegue se candidatar em algumas vagas de concursos públicos e também se inscrever em uma faculdade.

Como é a prova para concluir o Ensino Médio?

O exame do Encceja é gratuito. Ele é realizado uma vez por ano, geralmente em agosto, e avalia as principais disciplinas estudadas em sala de aula. A prova para concluir o Ensino Médio é composta por 4 eixos, sendo que cada um tem 30 questões de múltipla escolha (A,B,C,D) e uma redação. Os temas são:

  • Ciências da Natureza e suas Tecnologias;
  • Ciências Humanas e suas Tecnologias;
  • Linguagens e Códigos e suas Tecnologias e Redação;
  • Matemática e suas Tecnologias;

O participante precisa acertar pelo menos 100 pontos em cada área. Isso indica que ele obteve a nota mínima necessária para passar. Além disso, é necessário conquistar pelo menos 5 pontos (de 0 a 10) em redação.

A prova do Encceja utiliza o critério de Teoria de Resposta ao Item (TRI), portanto, a pontuação das questões varia conforme a lógica de acertos de cada candidato. Fique tranquilo! O exame nem é tão complicado, já que ele tem questões fáceis, médias e difíceis. Com o passo a passo correto, você consegue alcançar os seus objetivos e se sair bem na prova.

Essa é uma maneira bem prática de terminar os estudos, pois o candidato só precisa comparecer em um dia (domingo) para responder as perguntas.  

Como funciona para quem já concluiu alguns eixos?

Se você realizou o supletivo EJA e foi aprovado em algumas matérias, pode ficar tranquilo. É possível aproveitar essa pontuação.

Basta ir até a Instituição Certificadora do Encceja, apresentar os documentos exigidos e o histórico escolar das disciplinas em que foi aprovado. Assim, você consegue pedir o certificado ou a declaração parcial de proficiência. Esse documento libera você de realizar a prova para as mesmas matérias que já conquistou a nota necessária.

Vale lembrar que para o eixo de Humanas só é considerado que o aluno passou se ele conseguiu ser aprovado em todas as matérias: História, Geografia, Filosofia e Sociologia. Caso não tenha conseguido a nota necessária, é preciso fazer o eixo completo da prova para eliminar o Ensino Médio.

Pronto! Agora você já sabe como funciona a prova para concluir Ensino Médio. O que acha de caprichar nos estudos para se dar bem no exame do Encceja? Aproveite para saber o que esperar do teste de 2019!