Início Encceja Prouni e Encceja: O que você precisa saber

Prouni e Encceja: O que você precisa saber

0
prouni
Avalie esse post

O caminho mais comum para quem já conquistou o certificado do Ensino Médio pelo Encceja (Nacional para Certificação de Competência de Jovens e Adultos) é procurar uma graduação. Atualmente, existem diversas formas de entrar em uma faculdade no Brasil. Uma das mais procuradas é o Prouni (Programa Universidade para Todos).

Mas será que quem fez Encceja pode participar do Prouni sem problemas? É isso que vamos te explicar neste texto. Vamos lá?

Entenda tudo sobre o Prouni

O Prouni é um programa criado pelo governo brasileiro que oferece bolsas de estudos em faculdades particulares para estudantes de baixa renda.

Existem dois tipos de bolsas no programa:

Bolsas integrais: nesse tipo de bolsa o aluno não paga nada da mensalidade para estudar. São reservadaos para pessoas com renda familiar mensal de até um salário mínimo e meio por pessoa.

Bolsas parciais: nesse tipo de bolsa o aluno paga 50% do valor da mensalidade. São reservadas para pessoas com renda familiar mensal de até três salários mínimos por pessoas.

O Prouni usa a nota do Enem como critério para avaliar o desempenho dos alunos.

O sistema funciona com nota de corte. O candidato escolhe até duas opções de instituição e curso dentre as disponíveis.

Ao final do período de inscrição, o sistema seleciona automaticamente os candidatos mais bem classificados. Para quem não passar na primeira convocação, é realizada uma lista de espera.

O Prouni 2019 será realizado entre os dias 31 de janeiro e 03 de fevereiro. As inscrições são gratuitas e realizadas exclusivamente pela página oficial do Prouni.

Fiz Encceja. Será que posso participar do Prouni?

A resposta é curta e simples: sim. Podem participar do Prouni estudantes que realizaram o Enem no ano anterior, não tenham zerado na redação e consigam comprovar a renda mínima exigida pelo programa.

Portanto, nada impede de uma pessoa que tenha concluído o ensino médio pelo Encceja de participar do Prouni. Desde que se encaixe nos requisitos necessários.

Encceja 2019 já está confirmado?

Para quem ainda está em busca de conquistar seu certificado do ensino fundamental e médio, o Encceja 2019 está confirmado!

A prova é a maneira mais rápida e fácil de concluir os estudos. Porém, a inscrição deste ano ainda não têm data definidas pelo governo.

Mesmo assim, é importante começar a se planejar e estudar desde já!

Cadastre-se no formulário abaixo para ser avisado(a) quando as inscrições de 2019 estiverem para começar, assim como para ficar por dentro de todos os detalhes da prova.

new RDStationForms(‘form-encceja-geral-11db142ad44c38d4c4aa-html’, ‘UA-37989704-2’).createForm();