Certificado do Ensino Médio: 4 passos para conseguir o seu

0

Conforme temos falado no nosso canal no Youtube e nos posts do nosso blog, a forma mais segura e simples de tirar o certificado de conclusão do Ensino Médio é pelo exame do Encceja (Exame Nacional para Certificação de Jovens e Adultos). Normalmente, a prova acontece uma vez por ano e oferece inscrição gratuita.

Nesse texto, falaremos sobre como tirar o certificado do Ensino Médio em 4 passos simples. Confira.

Passo 1: Conheça o Encceja, exame para obter o certificado do Ensino Médio

Para alunos que buscam o certificado do Ensino Médio, a principal forma é pelo Encceja, prova feita especialmente para jovens e adultos. O exame é aplicado em várias cidades do Brasil e para brasileiros que vivem no exterior, e tem como objetivo garantir o direito de todos a um diploma do Ensino Médio. Normalmente, ele acontece uma vez por ano e oferece inscrição gratuita. Todas as pessoas que não terminaram os estudos na idade adequada podem fazer a prova, desde que tenham mais de 18 anos até o dia do exame.

Passo 2: Prepare-se para a prova de certificação

Se seu objetivo é conseguir o certificado do Ensino Médio, escolher a melhor forma de se preparar para a prova de certificação é essencial.

Caso escolha estudar sozinho(a), é importante saber que existem muitas desvantagens.  Uma delas é que se você tiver alguma dúvida ou se sentir desmotivado(a) – o que é muito normal acontecer – não haverá um professor que possa te auxiliar. Outra desvantagem é a dificuldade de organizar os conteúdos por conta própria e conseguir bons materiais, o que leva mais tempo. E tempo é um bem precioso, concorda?

Agora, se você optar por estudar com a ajuda de um curso, pode escolher entre presencial e online. Caso escolha fazer um curso online, você estuda na hora e lugar mais adequados. E o melhor: com conteúdos organizados e tutores para te ajudar nas suas dúvidas. Mas muito cuidado: é importante procurar por cursos confiáveis!

Passo 3: Inscreva-se no Encceja

O próximo passo para obter o certificado do Ensino Médio é se inscrever para a prova do Encceja. Mas atenção: se você ainda não tem 18 anos, deverá completar a idade até a data da prova. Caso não tenha concluído o Ensino Fundamental, não tem problema: você pode fazer a prova e conseguir o certificado de conclusão do Ensino Fundamental e Médio de uma só vez.

Normalmente, as inscrições para o exame são gratuitas e feitas por meio do site oficial do Encceja. Durante o cadastro, você pode escolher a cidade onde deseja fazer a prova.

Atenção! Fique ligado(a) em nosso blog que avisaremos assim que abrirem as inscrições para o Encceja.

Passo 4: Onde buscar o seu certificado do Ensino Médio

Com tudo isso, se você for aprovado(a) em todas as áreas da prova, é só ir buscar o seu certificado de conclusão do ensino médio na secretaria de educação ou instituto federal da cidade que você informou no momento da sua inscrição.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here