Seja para prestar um concurso público, conseguir um melhor cargo/salário ou entrar na faculdade, o certificado de Ensino Médio é essencial. Porém, é importante que o documento seja oficial e reconhecido pelo MEC (Ministério da Educação), senão corre o risco de não ter nenhuma validade.

Neste texto, falaremos mais sobre a melhor forma de obter o certificado de Ensino Médio, a prova de certificação e a importância de buscar um diploma oficial, ficando atento(a) para falsificações.

A importância do certificado de Ensino Médio oficial

O fato é que o certificado de conclusão de Ensino Médio é extremamente importante hoje em dia, seja para ingressar ou se formar em uma faculdade, fazer um curso técnico ou prestar um concurso público.

No mercado de trabalho ele também é essencial: muitas empresas exigem o certificado, caso contrário, não chamam o candidato para a entrevista. Se você já trabalha, também sabe que para subir de cargo ou pedir um aumento de salário é preciso ter um diploma do Ensino Médio.

Enfim, fica claro que quem tem o certificado de Ensino Médio tem portas abertas e mais chances de crescer e se desenvolver como pessoa e profissional. Mas muita atenção: é importante que o certificado seja oficial e válido.

Qual é a melhor forma de obter o certificado de Ensino Médio?

É importante tomar cuidado com instituições que prometem certificado em pouco tempo. Existem algumas empresas que oferecem o documento em 3 meses ou menos, mas que este não possui validade. Há muitas falsificações no mercado e é preciso verificar se a instituição que oferece o certificado de Ensino Médio é oficial e reconhecida pelo MEC (Ministério da Educação).

Uma forma de obter o certificado do Ensino Médio é pelo EJA (Educação de Jovens e Adultos). Porém o curso exige frequência nas aulas todos os dias – o que faz muita gente desistir –  além de demorar mais tempo do que alguns supletivos online. O aluno pode demorar até 4 anos para terminar o curso (principalmente se ainda não tiver terminado o Ensino Fundamental).

Diante disso, a opção que ganhou a preferência de muitos é o Encceja (Exame Nacional de Certificação de Competências de Jovens e Adultos), prova específica para supletivo.

Encceja: a forma mais rápida e segura de conseguir o certificado

O Encceja (Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos) é uma prova realizada pelo Ministério da Educação (MEC) para aqueles brasileiros que buscam uma certificação de conclusão do Ensino Médio.

Esta vem sendo a principal forma de conseguir o certificado de Ensino Médio, pois tem se mostrado a maneira mais rápida e segura de conseguir o documento. Rápida porque acontece com frequência – uma vez por ano – e não é vinculada a um curso demorado (como o EJA, por exemplo). Além disso, a promessa é que a prova passe a acontecer 2 vezes por ano.

É a forma mais segura, pois é uma prova realizada por um órgão oficial, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). O Exame é aplicado pelo Inep, mas a emissão das certificações é responsabilidade das Secretarias Estaduais de Educação e Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here