Início Destaque Por que o fazer Encceja e não EJA?

Por que o fazer Encceja e não EJA?

0
Encceja ou Eja
Por que o fazer Encceja e não EJA?
4.6 (92%) 10 vote[s]

 

O Encceja é a prova anual que certifica o Ensino Médio aos alunos que não conseguiram terminar pelo Ensino Regular. Todavia, muitas pessoas ainda têm o receio de fazer a prova do Encceja por não conhecerem, e acabam optando por um supletivo tradicional como o EJA, por exemplo.

Existem diversas maneiras, além do Ensino Regular, que te fazem terminar o Ensino Médio, tais como: ENCCEJA, EJA, CEEBJA, entre outras. Ainda assim, são formas diferentes de avaliação. Você sabe o que diferencia um do outro? E quais os prós e contras de fazer cada um?

Bom, antes de explicarmos, se inscreva no formulário abaixo para receber as melhores informações para terminar os estudos.

OS DOIS SÃO SUPLETIVOS?

Sim! Os supletivos têm a função de Certificação. Sendo assim, tanto os tradicionais quanto o Encceja (Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos) são considerados supletivos e possuem um certificado com a mesma validez. Isto é, você pode fazer a prova do Encceja em um dia ou estudar por alguns meses em um EJA (por exemplo) e ter o mesmo certificado de conclusão dos estudos pelo MEC (Ministério da Educação). 

QUAL A DIFERENÇA?

Bom, o supletivo tradicional na maioria das vezes está atrelado a uma carga horária de aulas que você precisará cumprir. Desta maneira, será preciso fazer o projeto, assistir aulas presenciais, realizar as provas dentro da instituição, e só após a conclusão de todas essas etapas será possível conseguir seu certificado do Ensino Médio.

Na prática então, você demoraria entre 1 a 5 anos para finalizar tudo, dependendo da série em que parou.

Já o Encceja, exige somente que você tenha no mínimo 18 anos para realizar a prova que conclui o Ensino Médio. A prova é aplicada em nível nacional e dura apenas um dia.

O ENCCEJA É MAIS DIFÍCIL?

Muitas pessoas pensam que o Exame é muito mais difícil por conta da “facilidade” de ter o certificado em mãos com uma prova de apenas um dia….Mas não! O tempo de estudos é relativo para cada um, o importante é ter dedicação e muito foco!

Em média, participantes que estão afastados há um tempo grande da escola levam em torno de 6 meses para conseguir “pegar” o conteúdo. Mas, de qualquer forma, o tempo é muito menor em comparação ao EJA regular. 

COMO ESCOLHER?

É simples, se o seu desejo é terminar o Ensino Médio LOGO,  e pegar o certificado ainda este ano, o Encceja é perfeito para você. Principalmente se você parou os estudos há muitos anos ou então, não fez quase nada do fundamental.

Conheça a história do nosso ex-aluno que desistiu do EJA para fazer o ENCCEJA. 

Se convenceu de que o ENCCEJA é mais fácil? Então não marca bobeira e já comece a se preparar para o Encceja 2020