Início Destaque Os temas que mais caem no Encceja

Os temas que mais caem no Encceja

0
o que cai no encceja
Os temas que mais caem no Encceja
4.3 (85.54%) 101 vote[s]

Muitas pessoas se perguntam o que cai no Encceja 2019, o que estudar e como se preparar.  É normal ficar perdido(a) nessa hora, principalmente quando se está há muito tempo parado(a). Ao contrário do que muita gente pensa, não é necessário saber todas as matérias do Ensino Médio para se dar bem no exame.

Por isso, o Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) disponibiliza em seu site as Matrizes de referência para organizar os conteúdos cobrados na prova.  Mas, o que é Matriz de Referência?

Quer entender mais? Então não deixe de ler até o final. Mas antes, se inscreva no formulário abaixo e receba informações únicas sobre o Encceja 2019:



Calma, vamos te explicar exatamente neste texto. Além de fazer um resumo sobre as matérias que caem em cada eixo do Encceja e te mostrar como você pode acessá-la no site do Inep. Vamos lá?

Como funciona a prova do Encceja?

Antes de falarmos do conteúdo, vamos conversar um pouco sobre como funciona a prova em si. A avaliação é composta por 4 provas objetivas. Esse é o modelo em que você tem algumas alternativas e precisa escolher a opção correta. 

As provas objetivas são divididas em quatro eixos.

  • Ciências da Natureza e suas Tecnologias;
  • Ciências Humanas e suas Tecnologias;
  • Linguagens e Códigos e suas Tecnologias;
  • Matemática e suas Tecnologias.

Cada prova tem 30 questões e ainda existe uma redação. Portanto, as notas são calculadas conforme os erros e acertos do candidato. Isso significa que você precisa mostrar uma coerência nos acertos (não adianta acertar as mais difíceis e errar as mais fáceis, pois se entende que o candidato chutou as respostas).

O acerto mínimo necessário é de 100 pontos em cada área (o máximo é 180). Já na redação, é preciso ter uma nota mínima de 5 pontos (a máxima é 10).

O que cai no Encceja 2019? O que estudar?

As matérias que você deve estudar para se dar bem no Encceja são definidas pelo Inep. Em seu site, o órgão disponibiliza as Matrizes de Referência, que são basicamente as habilidades e competências que vão ser cobradas, ou seja, o que cai no Encceja.

Vamos resumir um pouco de cada eixo para você entender melhor cada um deles.

Ciências da Natureza e suas tecnologias

O eixo de Ciências da Natureza no Encceja engloba as disciplinas de Biologia, Física e Química. É esperado que o candidato saiba, entre outras coisas, sobre ciências naturais, alterações ambientais, organismo humano e saúde.

Você pode acessar a Matriz de referência completa do eixo no site do Inep CLICANDO AQUI!

Além disso, reunimos alguns tópicos que caem todo ano e possuem grandes possibilidades  de cair neste ano de 2019 também:

Desenvolvimento sustentável
Desenvolvimento sustentável significa obter crescimento econômico necessário, garantindo a preservação do meio ambiente e o desenvolvimento social para o presente e gerações futuras.

Ecologia (biomas e cadeias alimentares)
A Ecologia é a especialidade da biologia que estuda o meio ambiente e os seres vivos que vivem nele, ou seja, é o estudo científico da distribuição e abundância dos seres vivos e das interações que determinam a sua distribuição.
Saiba mais sobre ecologia aqui. 

Luz e som (Propriedades básicas da física)

Basicamente, identifica as propriedades e características do som e da luz. Diferencia  também o timbre, altura e volume (intensidade) do som, quando se trata do som.

Ciências Humanas e suas tecnologias

Já em relação ao eixo de Ciências Humanas no Encceja, é importante saber que ele compreende as disciplinas de Geografia, História, Filosofia e Sociologia. A prova pede conhecimento de mundo e capacidade de interpretar textos de apoio, além de compreender bem o que cada questão está pedindo.

Você pode acessar a Matriz de referência completa do eixo no site do Inep CLICANDO AQUI!

Além disso, reunimos alguns tópicos que caem todo ano e possuem grandes possibilidades  de cair neste ano de 2019 também:

Cidadania e democracia
São temas de notória importância para a sociedade moderna. Confirma-se isso nas diversas soluções políticas, econômicos, religiosos, filosóficos e principalmente sociais. Os dois institutos visam, em geral, a consolidação da dignidade humana que consolidam  uma sociedade igualitária. 

Geografia (Queima de vegetação e Açúcar)
A Geografia é uma das matérias do eixo de Ciências Humanas e Suas Tecnologias e dentro dela existem alguns temas recorrentes no Encceja, como a Queima de Vegetação e questões sobre o Açúcar.

Trabalho (Divisão do trabalho, trabalho na fábrica, Fordismo)
O Trabalho é o conjunto de atividades, produtivas ou criativas, que o homem exerce para atingir determinado fim. O Encceja portanto, pode cobrar essa atividade dentro de alguns aspectos citados no título.

Política  (Direitos Humanos e Guerras)
A Política trata-se da arte ou ciência de Governar. Dessa forma, na prova do Encceja, a política pode estar presente em questões que abordem enfoques dos Direitos Humanos ou Guerras que já aconteceram.

Linguagens, Códigos e suas tecnologias

A matéria de Linguagens é uma das mais esperadas do Encceja. Ela também abrange a Redação. Para ir bem é preciso fazer uma boa interpretação dos textos e saber entender o que cada questão está pedindo.

Antes de mais nada, é importante compreender o que cada exercício está pedindo, assim como entender qual é o tipo de texto apresentado.

Você pode acessar a Matriz de Referência completa do eixo no site do Inep CLICANDO AQUI!

Além disso, reunimos alguns tópicos que caem todo ano e possuem grandes possibilidades  de cair neste ano de 2019 também: 

Variação linguística (básica, internetês, coloquial, formal e informal)
Pode ser compreendida por intermédio das variações históricas e regionais. Em um mesmo país, com um único idioma oficial, a língua pode sofrer diversas alterações feitas por seus falantes.

Linguagem Verbal
Todo tipo de passagem ou troca de informações por meio de linguagem escrita ou falada.

Linguagem não verbal
Utiliza dos signos visuais para ser efetivada. Como por exemplo, as imagens nas placas e as cores na sinalização de trânsito.

A língua estrangeira no cotidiano
A prova do Encceja não cobra conteúdos específicos de línguas estrangeiras. Mas sim, alguns termos que são comuns no nosso cotidiano.

Matemática e suas tecnologias

Quando o assunto é Matemática no Encceja 2019, muitos participantes ficam com medo e preocupados. Bem como, esse eixo cobra do participante noções básicas da matéria para poder compreender a realidade e encontrar soluções para problemas do cotidiano.

Entre outras matérias, tais como: geometria, números inteiros, porcentagem, grandezas e medidas.

Você pode acessar a Matriz de referência completa do eixo no site do Inep CLICANDO AQUI!

Além disso, reunimos alguns tópicos que cai no encceja todo ano e possuem grandes possibilidades  de cair neste ano de 2019 também:

  • Probabilidade;
  • Adição e subtração;
  • Leitura de gráfico e regra de três;
  • Multiplicação e média.

Acesse o CANAL DA PROFESSORA ALÊ, e entenda mais sobre esses conteúdos!

O Encceja 2019

As inscrições para a prova do Encceja 2019 acontecem de 20 a 31 de Maio e o edital da prova com todos os detalhes está previsto para Abril.

Já a prova acontece no dia 25 de agosto. Agora que você sabe a data do Encceja 2019, você já pode começar a se preparar para terminar os seus estudos!

Você pode pegar o seu certificado ainda este ano! Ele vai abrir portas que antes estavam fechadas pela falta do Ensino Médio. Siga em frente e conte com nossa equipe para te motivar e ajudar com conteúdos para ir bem.

Comece acessando nosso canal no Youtube. Lá, você terá acesso a tudo sobre o que cai no Encceja 2019: acessar nosso canal no Youtube, clicando aqui.

Confira também nosso artigo completo e detalhado sobre o Encceja 2019.