O QUE É GLOBALIZAÇÃO
O QUE É GLOBALIZAÇÃO

O QUE É GLOBALIZAÇÃO? – A globalização começou na época das grandes navegações, porque os europeus iam para outras regiões e levavam sua cultura para outro local, como exemplo, costumes culturais, religiosos, alimentares…

Pode-se pensar que em um primeiro momento a globalização foi: a subordinação cultural do povo mais fraco sobre o mais forte.

Portanto, pode-se pensar que a globalização é a subordinação cultural do povo mais fraco sobre o mais forte, pelo menos num primeiro momento.

Outras aplicações atuais para o conceito de globalização: Descreve a propagação mundial do capitalismo;

O QUE É GLOBALIZAÇÃO

Demonstra a ida das indústrias aos países menos desenvolvidos; traz à tona a integração dos mercados regionais aos globais;

Expõe a pequenez deste mundo em virtude dos avanços nas telecomunicações e transportes; explica a formação dos blocos econômicos e a maior fluidez de capital entre os países.

A globalização faz com que as diferenças entre os ricos e pobres sejam cada vez mais visíveis.

Esta diferenciação passou a ficar mais evidente a partir da Revolução Industrial, iniciada em meados do século XVII na Inglaterra.

A partir deste momento histórico, os países praticamente se dividiram em dois grandes grupos: os industrializados e os fornecedores de matéria-prima e alimentos.

Vale recordar que os produtos industrializados têm maior valor de mercado, o que faz com que os países desenvolvidos vendam seus produtos a um preço superior aos que os países subdesenvolvidos, aumentando cada vez mais esta diferença.

Cada vez mais as tecnologias de transporte e comunicação apresentam grandes novidades, tornando o fluxo de mercadorias e informações pelo globo cada vez mais rápidas e eficientes, permitindo que as indústrias migraram pelo globo com maior facilidade, já a partir dos anos de 1950.0

Deve-se entender que a globalização acontece de formas diferentes pelo globo, beneficiando países desenvolvidos, em detrimento dos países subdesenvolvidos, como traz o mapa e a ilustração a seguir

Alguns dos principais blocos econômicos formais, ou seja, com documentos de criação assinados:

Alguns blocos informais, ou seja, sem um documento de criação assinado:

ANTES DE MAIS NADA, PARA FAZER O SIMULADO CLIQUE AQUI: https://bit.ly/2KPy53L

CADASTRE-SE PARA RECEBER AS INFORMAÇÕES DO ENCCEJA 2020

Quer assistir a aula completa? Então veja aqui…

Mas como funciona o Encceja? Clique aqui e saiba mais.

Se inscreve no nosso Instagram, Facebook e Youtube. 

Deixe seu comentário ou sugestão sobre o texto. Ou conte para a nossa equipe os assuntos que você gostaria de ler aqui no blog.

DEIXE UMA RESPOSTA

Avalie*
Please enter your comment!
Please enter your name here