Início Destaque O que é Encceja? Como funciona?
O que é Encceja
O que é Encceja

O que é Encceja? Como funciona?

0

O Exame Nacional Para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) é um Exame do Instituto Nacional de Ensino e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). E é destinado àqueles que não puderam terminar o Ensino Médio e Fundamental na data prevista.

Quer saber mais sobre o Encceja e como essa prova funciona? Então não deixe de ler até o final.

Mas antes, quero te fazer um convite. Preparamos algo muito especial para você, o Aquecimento Turma Encceja 2020. Por isso, corre e se cadastre no formulário abaixo.

Porque quando você se cadastrar vou te enviar mais informações sobre como vai ser essa semana. Bora terminar os estudos….

CADASTRE SEUS DADOS ABAIXO PARA PARTICIPAR DO AQUECIMENTO TURMA ENCCEJA 2020

O que é Encceja? Como funciona?

O Exame foi criado em 2002 com o intuito de avaliar indivíduos que não estavam frequentando as escolas regularmente. Mas pretendiam concluir os estudos e obter um certificado.

Todavia, em 2009 o Inep transferiu a capacidade de certificação para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), com o mesmo critério de avaliação.

Porém, já em 2017, o Ministério da Educação (MEC) decidiu adotar novamente o Encceja para a certificação do Ensino Médio.

Dessa maneira, o Enem tornou-se apenas uma oportunidade de entrada em universidades. Enquanto o Encceja preocupa-se somente com a certificação do Ensino Médio e Fundamental.

Quem pode fazer o Encceja?

A única exigência do Ministério da Educação, é de que os participantes precisam ter no mínimo 15 anos para fazer o Exame para o Ensino Fundamental. E 18 anos, ou mais, para fazer a prova de Ensino Médio.

Como fazer a inscrição?

As inscrições podem ser feitas através da página oficial dos participantes. Onde o candidato deve conter em mãos o seu CPF e documento de identidade. Todavia, para provas não aplicadas no Brasil (Encceja Exterior), o candidato deve conter o número do CPF e Passaporte em mãos. LEMBRANDO QUE AS INSCRIÇÕES AINDA NÃO ESTÃO ABERTAS.

Como funciona a prova?

O Encceja avalia os participantes não somente a partir de suas capacidades de conhecimento. Mas também, leva em consideração sua relação com a sociedade.

A prova contém 30 questões objetivas em cada turno, além de uma redação. A única diferença entre os Exames (Ensino Fundamental e Médio), são as disciplinas e o conteúdo que é abordado em cada.

Para entender mais sobre as questões, clique aqui.

Onde é possível retirar o certificado?

Os participantes que fizerem o Encceja, devem procurar a Secretaria de Educação da sua cidade e instituições de ensino conveniadas ao Inep.

Já os moradores do Exterior que realizarem a prova, o Inep fica responsável por enviar o documento ao Ministério das Relações Exteriores, o qual encaminha para embaixadas e consulados do Brasil nos países que recebem o exame.

Para saber mais sobre onde retirar o certificado, clique aqui. 

Gostou e ficou interessado em fazer o Encceja 2020? Então compartilhe com os amigos que também querem terminar os estudos  👈. 

Se inscreve no nosso Instagram, Facebook e Youtube. 

Portanto quer deixar seu comentário ou sugestão sobre o texto? Ou contar para a nossa equipe os assuntos que você gostaria de ler aqui no blog? Então encaminhe um e-mail para [email protected]

DEIXE UMA RESPOSTA

Avalie*
Please enter your comment!
Please enter your name here