local de prova encceja 2018

Você se inscreveu no Encceja e não sabe onde fará a prova? Confira como e quando o Inep divulgará o local de prova Encceja 2018 e evite erros neste dia tão importante. Fique atento, pois é dever do participante verificar essa informação.

O Encceja (Exame Nacional para Certificação de Jovens e Adultos) é a principal prova de certificação do Ensino Médio para brasileiros, e vem sendo a forma preferida de muitos para concluir os estudos. Mais de 1,6 milhões de pessoas se inscreveram na prova, número maior que da última edição, e muitos estão com dúvida em relação ao seu local de prova. 

Nesse texto, você saberá como e onde encontrar o local de prova Encceja 2018 e se planejar para não perder o exame no dia. Confira logo abaixo.

Em quais cidades haverá prova

Como nos anos anteriores, a prova do Encceja 2018 será realizada nas principais cidades do Brasil, em todos os estados brasileiros.

A equipe Termine Seus Estudos sabe a importância de verificar o local mais próximo para fazer a prova e montou um mapa interativo para facilitar essa informação. Você pode conferir esse mapa, clicando aqui.

Você também pode acessar as cidades onde haverá a prova pela lista abaixo:

Acre – CLIQUE AQUI
Alagoas –  CLIQUE AQUI
Amazonas – CLIQUE AQUI
Amapá – CLIQUE AQUI
Bahia – CLIQUE AQUI
Ceará – CLIQUE AQUI
Distrito Federal – CLIQUE AQUI
Espírito Santo – CLIQUE AQUI
Goiás – CLIQUE AQUI
Mato Grosso do Sul – CLIQUE AQUI
Mato Grosso – CLIQUE AQUI
Maranhão – CLIQUE AQUI
Minas Gerais – CLIQUE AQUI
Pará – CLIQUE AQUI
Paraíba – CLIQUE AQUI
Paraná – CLIQUE AQUI
Pernambuco – CLIQUE AQUI
Piauí – CLIQUE AQUI
Rio Grande do Sul – CLIQUE AQUI
Rio Grande do Norte – CLIQUE AQUI
Rio de Janeiro – CLIQUE AQUI
Roraima e Rondônia – CLIQUE AQUI
São Paulo – CLIQUE AQUI
Santa Catarina – CLIQUE AQUI
Sergipe – CLIQUE AQUI
Tocantins – CLIQUE AQUI

Como será divulgado o local de prova Encceja 2018

Muitas pessoas ficam em dúvida se receberão o local exato da prova por email ou correio. E a resposta para isso é: não, não é dessa forma que o Inep irá te avisar.

Para deixar mais clara essa informação, trazemos o item 5.1 do edital que diz: 

Os locais de provas serão informados no CARTÃO DE CONFIRMAÇÃO DA INSCRIÇÃO, disponível na página do participante, sendo de responsabilidade do PARTICIPANTE sua verificação.

Portanto, para verificar esse dado, você deve acessar a página do participante (clicando aqui), colocar seu CPF e senha e clicar no item ACOMPANHAR INSCRIÇÃO. Um detalhe importante: essa informação ainda não foi divulgada, portanto não se preocupe se não encontrá-la.

Quando serei avisado sobre o local de prova

O Inep divulgará o local de prova Encceja 2018 na página do participante quando a data da prova estiver mais próxima. Não há informação oficial sobre o dia exato, mas normalmente ocorre cerca de uma semana antes da prova (esse ano, será por volta do dia no dia 30 de julho).

Como é necessário planejar do ensalamento de cada participante (emq que escola/sala cada um vai ficar), o governo precisa desse tempo para organizar e colocar cada pessoa o mais próximo possível de sua residência.

É importante que os candidatos imprimam o cartão de confirmação, que contém seus dados pessoais e local de prova, para facilitar o trajeto e evitar surpresas desagradáveis no dia da prova.

A prova será perto da minha casa?

Cada participante escolheu a cidade em que faria a prova no ato de sua inscrição. Aqueles que escolheram a cidade onde vivem, provavelmente farão a prova próximo de sua residência. Já aqueles que escolheram cidades vizinhas, não tem como prever onde a prova será aplicada.

A ideia é que cada participante faça a prova o mais próximo possível de sua casa ou bairro, mas o contrário pode acontecer em alguns casos. Você não lembra qual cidade selecionou no momento da inscrição? Basta acessar a página do participante (clicando aqui) e ir até o final da página para encontrar seu local de prova.

É possível alterar meu local de prova?

É importante citar que não é possível alterar o local de prova depois que as inscrições se encerram (esse ano, se encerraram no dia 27 de abril). Já durante o período de inscrições, o participante podia escolher a cidade e estado de sua preferência, assim como alterar seu endereço residencial.

Assim que o candidato tem acesso ao local de prova Encceja 2018, é essencial pesquisar onde fica e se planejar em relação ao trajeto, tempo de chegada, horários de ônibus disponíveis e, caso vá de carro, verificar a questão do estacionamento.

Também deve se levar em consideração que a prova acontece em um domingo, dia de transporte público reduzido, o que pode levar mais tempo para a chegada. Se possível, recomendamos que o participante vá um dia antes ao local da prova para verificar quanto tempo leva para chegar e qual é o trajeto.

Quer receber as melhores dicas e materiais para o Encceja 2018? Basta se cadastrar CLICANDO AQUI, que você começará a receber nossos emails com conteúdos valiosos.

Tem alguma dúvida? Deixe seu comentário abaixo. E se gostou, não esqueça de compartilhar com seus amigos.

Comentários do Facebook