Início ENCCEJA 2020 EDITAL E DATAS Justificativa Encceja: Faltei na prova, e agora?

Justificativa Encceja: Faltei na prova, e agora?

0
justificativa encceja

Justificativa Encceja: Faltei na prova, e agora? O Encceja é a forma mais rápida de terminar os estudos.

E, todos os anos, milhões de pessoas se inscrevem para realizar a prova. Muitos candidatos, porém, não conseguem comparecer no dia do exame e desejam realizá-lo no próximo ano

Sendo assim, no ano de 2018, foram 1.695.608 inscritos, sendo 356.326 para o Ensino Fundamental e 1.339.282 para o Ensino Médio. Destes, 50% não foram fazer a prova. Então se esse é o seu caso, saiba que é necessário realizar uma justificativa Encceja. Em 2019 o número de pessoas que se inscreveram e não foram fazer a prova do Encceja também foi alto.

Neste texto, vamos te explicar todos os detalhes de como funciona essa justificativa. 

Então confira:

Mas quem deve se justificar?

Portanto todas as pessoas que se inscreveram no Encceja 2019 ou outra edição anterior, não fizeram a prova e desejam realizá-la este ano devem se justificar. Porque segundo o edital da edição passada, serão aceitas justificativas relacionadas à saúde, segurança e casos judiciais. 

Mas o que acontece se eu não me justificar?

Este ano, o Inep anunciou que os candidatos que não justificarem a ausência no Encceja 2018, terão que pagar uma taxa para o governo caso queiram fazer o Encceja 2019. 

Como o Edital do Encceja 2019 ainda não foi divulgado (está previsto para abril) não se sabe ainda em relação ao valor que será cobrado e nem demais detalhes da justificativa Encceja. Por fim, em 2019 o valor não foi cobrado dos participantes que não conseguiram justificar.

Entretanto, as inscrições para o Encceja continuarão sendo 100% gratuitas, com uma probabilidade de ter que ser feito um pagamento caso a pessoa não justifique e queira fazer a prova.

Quer ser avisado quando sair o Edital do Encceja? Deixe seu e-mail aqui embaixo:

Como fazer a justificativa no Encceja 2019?

As datas para a justificativa ainda não foram divulgadas.

Mas a justificativa poderá ser realizada online, no próprio portal do Inep, mediante a inserção de atestado médico, documento judicial, certidão pública ou boletim de ocorrência que comprove e justifique a ausência no Exame.  

Para saber o que pode te aguardar na edição do Encceja 2020, continue acompanhando nossos conteúdos.

Quer ficar ligado em todas as novidades do Encceja 2020? Então continue acompanhando nossos posts aqui no portal. Toda semana, traremos novidades e dicas para você ir bem na prova.

Se inscreve no nosso Instagram, Facebook e Youtube. 

Deixe seu comentário ou sugestão sobre o texto. Ou conte para a nossa equipe os assuntos que você gostaria de ler aqui no blog.