Início Destaque Inscrições gratuitas para o Encceja 2020?

Inscrições gratuitas para o Encceja 2020?

0
Inscrições gratuitas para o Encceja 2020?
Inscrições gratuitas para o Encceja 2020?
5 (100%) 3 vote[s]

Inscrições gratuitas para o Encceja 2020? Essa é uma das perguntas que surgem antes de fazer as inscrições para o Encceja… Então, tenho que pagar ou não para fazer a prova? Por isso vou te ajudar a entender isso.

Inscrições gratuitas para o Encceja 2020?

Antes de mais nada, o Encceja é o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos, ou seja, é uma prova que certifica jovens e adultos que não terminaram os estudos, para que eles consigam o certificado do Ensino Fundamental e/ou Médio.

Portanto caso tenha 15 anos até o dia da prova você pode tentar a certificação para o Ensino Fundamental e caso tenha completado 18 anos pode tentar a certificação para o Ensino Médio. Desde que seja o que selecionou no momento da inscrição, saiba mais clicando aqui.

Sendo assim, se você tem mais de 18 anos não precisa fazer o fundamental e depois o Ensino Médio. Consegue fazer sua inscrição direito para o Ensino Médio.

Mas e se eu nunca estudei? Então, você pode fazer a prova do Encceja mesmo sem ter ido para a escola, só precisa ter 15 ou 18 anos, de acordo com a certificação que vai solicitar no momento da inscrição.   

Mas as inscrições para o Encceja 2020 são gratuitas?

Até o ano de 2019 a prova do Encceja era totalmente custeada pelo Governo Federal através do Ministério da Educação (MEC) e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP). Portanto, esperamos que continue sendo uma prova gratuita.

Mas só vamos poder dar 100% de certeza se esse ano vai continuar sendo gratuita ou não, quando o edital for divulgado pelo INEP, que é o responsável pela prova.

Então se você quer receber essa informação quando as inscrições abrirem, cadastre seu e-mail que te avisamos.

Antes de mais nada, CONHEÇA MAIS BENEFÍCIOS: além disso, cadastrando seu e-mail, você recebe conteúdos que podem te ajudar a ir bem na prova do Encceja e conquistar o tão sonhado certificado.

Cadastra-se e comece a mudar sua vida…

Mas eu preciso justificar ausência em 2019?

Fez a inscrição para o Encceja 2019 e não foi? Se a resposta for sim, quando for se inscrever para o Encceja 2020 você possivelmente vai ter que justificar sua falta.

Sendo assim, normalmente é necessário anexar no sistema do INEP um atestado médico, certidão pública, documento judicial ou Boletim de ocorrência que comprove a sua ausência no Encceja 2019.

Até o Encceja 2019 não eram aceitas justificativas feitas pelo próprio participante ou responsáveis.

E caso a pessoa não conseguisse justificar em 2019 seria cobrado um valor, com o objetivo de evitar o desperdício do dinheiro público. Mas o valor não foi cobrado. Para este ano ainda não foram divulgadas informações oficiais sobre o assunto.

Porém a equipe do Termine Seus Estudos está atenta e quando o INEP divulgar os dados oficiais do Encceja 2020 vai encaminhar para os cadastrados no formulário deste texto tudo o que precisam para ficarem bem informados e tirarem suas dúvidas.

Acesse clicando aqui e descubra tudo sobre as datas do Encceja 2020.

Quer estudar? Estude com nossa apostila. Também com nosso curso online para se preparar e ir bem no Encceja, clique aqui.

Se inscreve no nosso Instagram, Facebook e Youtube. 

Portanto quer deixar seu comentário ou sugestão sobre o texto? Ou contar para a nossa equipe os assuntos que você gostaria de ler aqui no blog? Então encaminhe um e-mail para [email protected]

DEIXE UMA RESPOSTA

Avalie*
Please enter your comment!
Please enter your name here