inscricoes encceja 2018

As inscrições Encceja 2018 estão abertas e vão até o dia 27/04 (sexta-feira), às 23h59. O Encceja (Exame Nacional para Certificação de Jovens e Adultos) é a principal prova de supletivo no Brasil e uma das formas mais seguras e simples de tirar o certificado do Ensino Médio.

Montamos um passo a passo explicando como realizar a inscrição. Clique aqui para acessar o tutorial 

No ano passado, cerca de 1,5 milhões de brasileiros fizeram as inscrições Encceja e, neste ano, é esperado um número ainda maior de participantes. Como muitas pessoas não se inscreveram por ter dúvidas e dificuldades no processo, a equipe do Termine Seus Estudos reuniu as principais dúvidas e respondeu uma por uma. Confira!


– NÃO CONSIGO COLOCAR MINHA DATA DE NASCIMENTO NA INSCRIÇÃO DO ENCCEJA. O QUE FAÇO?

Você deve preencher sua data de nascimento conforme está no RG e colocando barras (/). Por exemplo: se você nasceu no dia 15 de Agosto de 1980, deverá preencher assim: 15/08/1980.

– ONDE VOU FAZER MINHA PROVA DO ENCCEJA 2018?

O local exato da prova só será informado até 5 dias antes da prova, ou seja, por volta do dia 30 de Julho. Para saber, basta ir até a página do participante, que pode ser acessada clicando aqui.

Após fazer seu login (preenchendo CPF, senha e clicando na figura pedida), a página do participante vai abrir. Lá você encontrará seus dados pessoais, dados de prova e, logo abaixo, o local de prova, com o endereço exato de onde você deverá comparecer.

– JÁ FIZ O ENCCEJA 2017 E PASSEI EM ALGUNS EIXOS. COMO FAÇO NA MINHA INSCRIÇÃO?

Você deve fazer uma nova inscrição e, como já terá passado em alguns eixos (provas) do Encceja 2017, não conseguirá selecioná-los. Você apenas conseguirá marcar as provas que não teve pontos suficientes. Caso você tenha passado em algum eixo, mas mesmo assim ele não apareça marcado, marque por precaução!

Lembrando que é importante pegar o certificado parcial das matérias que já passou antes do dia 5 de agosto. Isso para não atrasar o processo de pegar seu certificado final, quando passar nos eixos que faltaram. 

– E PARA QUEM FEZ ENEM OU EJA E ELIMINOU ALGUMAS MATÉRIAS. COMO FICA?

Caso você já tenha feito uma prova de certificação, seja o Enem entre 2009 e 2016 ou até mesmo o EJA, poderá escolher apenas os eixos (provas) que faltaram.

Porém, na dúvida do seu desempenho, o recomendado é escolher todos os eixos. Se você confirmar depois que passou mesmo, poderá apenas não fazer esses eixos no dia da prova.

Lembrando que para passar no eixo de Linguagens, além de fazer mais de 100 pontos no eixo, você precisa de cinco (5) pontos ou mais na Redação.

– DEVO FAZER AS INSCRIÇÕES ENCCEJA PARA ENSINO FUNDAMENTAL OU PARA ENSINO MÉDIO?

Para fazer as inscrições Encceja 2018, a idade mínima é de 15 anos para o Ensino Fundamental e de 18 anos para o Ensino Médio. Um detalhe importante: a idade deve ser completada até a data de realização da prova, ou seja, dia 5 de Agosto.

Caso você ainda não tenha concluído o Ensino Fundamental, é possível conseguir o certificado de conclusão do Ensino Fundamental e Médio de uma só vez. Basta ter 18 anos ou mais no dia do Encceja 2018. Ou seja, se você já tem mais de 18 anos (ou terá até o dia da prova), marque a opção “Ensino Médio” 

– VOU RECEBER UM E-MAIL DE CONFIRMAÇÃO DA INSCRIÇÃO NO ENCCEJA 2018?

Não. Porém, você pode verificar isso acessando a página do participante, clicando aqui. Depois de preencher seu CPF e senha, você verá uma mensagem logo no topo da tela, escrito “inscrição concluída com sucesso”.

Você também poderá ver essa informação em seus Dados de Inscrição, na página principal. Constará “situação da inscrição: confirmada”.

– QUAL INSTITUIÇÃO CERTIFICADORA DEVO ESCOLHER AO ME INSCREVER?

Se não houver um Instituto Federal em sua cidade, você poderá selecionar algum próximo dela ou, até mesmo, escolher uma Secretaria de Educação do seu Estado. Normalmente, há Secretarias de Estado em várias cidades.

– É POSSÍVEL ALTERAR MINHA INSCRIÇÃO NA ÁREA DO PARTICIPANTE?

Sim, desde que você faça isso até o dia 27 de Abril, às 23:59. Basta entrar na página do participante Inep, clicando aqui. Após, digite seu CPF, senha e clique na figura pedida. No menu do lado esquerdo, haverá a opção “alterar dados”. Basta clicar ali e modificar os dados que estão incorretos.

– COMO RECUPERAR MINHA SENHA NA ÁREA DO PARTICIPANTE DO ENCCEJA?

Para recuperar sua senha, basta ir até a página do participante, clicando aqui. Digite seu CPF, clique na figura pedida e em “esqueci minha senha”, logo acima do botão “enviar”. Feito isso, verifique o seu e-mail e complete o desafio da figura, clicando em ‘Enviar nova senha por e-mail’. 

– O ENCCEJA É GRATUITO?

Sim. É uma prova fornecida pelo governo e você não paga nada para realizá-la. O que é pago são os cursos preparatórios para a prova, os materiais de apoio e o acompanhamento de profissionais com experiência no assunto (que são essenciais para você ser aprovado)

– EU MORO NO EXTERIOR. COMO FAÇO PARA ME INSCREVER?

Para quem mora fora do Brasil, haverá outra prova, o Encceja Exterior. Essa prova tem outro edital e outra data. Fizemos um artigo que fala tudo sobre o Encceja Exterior, que você pode conferir clicando aqui. 

Caso você tenha alguma dúvida extra, ligue diretamente para o Inep (Telefone gratuito: 0800 61 61 61) até o dia 27/04, prazo limite das inscrições Encceja 2018.

Faça sua inscrição, clicando aqui.

Quer acessar nosso passo a passo de como fazer? Clique aqui e acesse o passo a passo de como se inscrever no Encceja 2018.

Veja também nossa página especial explicando como funciona a prova:
O que é Encceja? Como Funciona o Encceja ? Quando será a prova do Encceja? Qual o local da prova?

Comentários do Facebook