gabarito do encceja

No dia 5 de agosto, cerca de 800 mil brasileiros fizeram a prova do Encceja, sendo maioria para o Ensino Médio. Essa vem sendo a forma preferida de muitos obterem o certificado de conclusão, pois é um método seguro e rápido de terminar os estudos. Neste ano, o índice de inscrições aumentou cerca de 7% em relação ao ano passado. Isso demonstra a importância que o diploma tem na vida das pessoas. Agora, a principal dúvida de muitos participantes é com a divulgação oficial do gabarito do Encceja.

Quando sai o gabarito do Encceja?

O gabarito foi divulgado nesta sexta (17/8), dez dias úteis após a prova, conforme previsto em edital. Mas mensagens falsas circularam antes pela internet divulgando supostos gabaritos.

Como conferir o gabarito da prova do Encceja 2018?

1 – Para visualizar o gabarito da prova do Encceja, é necessário acessar a página oficial do Inep.

2- Role a página até encontrar a divulgação do gabarito do Encceja, no formato “Nacional – Ensino Médio – Regular”.

3- Clique na seta que aparece ao lado de “Gabarito” para baixar o gabarito. Lembrando de ficar atento para a cor da prova que você fez, pois o Inep divulgou gabaritos de provas de cores diferentes. Veja a imagem abaixo:

gabarito encceja 2

E como ver as provas de 2018?

Em 2017, o caderno de provas foi publicado junto com cada gabarito. Mas, até o dia 17 de agosto, as provas de 2018 não foram divulgadas. Em comunicado exclusivo ao Termine Seus Estudos , o Inep, por meio de sua assessoria de imprensa, informou que, por enquanto, não há previsão de que as provas sejam divulgadas.

Assim, o gabarito perde um pouco de sua utilidade, já que não é possível fazer relação entre a prova e o número da questão divulgada.

Quantas questões é preciso acertar?

É muito comum a dúvida “será que eu fui bem na prova”? O importante não é acertar todas as questões do gabarito 2018, mas conseguir a pontuação mínima necessária para conseguir o diploma.

O Inep não deixa claro quantas questões o candidato precisa acertar no gabarito da prova do Encceja, porque o exame utiliza o sistema de TRI (Teoria de Resposta ao Item) para avaliar a coerência das respostas. Ou seja, o ideal é você verificar no gabarito do Encceja se acertou principalmente as questões fáceis e médias da prova. Segundo o levantamento da equipe Termine Seus Estudos, acertar cerca de 12 questões de cada eixo é suficiente. Saiba mais sobre isso, clicando aqui. 

Já em relação ao resultado oficial, a previsão é de que seja divulgado até novembro deste ano. Até lá, é cruzar os dedos e ficar na torcida!

 Aproveite para ficar ligado no blog e acompanhar todas as novidades. Se preferir, você também pode cadastrar o seu e-mail no formulário abaixo e receber conteúdos sobre o Encceja.