Início Encceja Dicas para a prova Como será o exame de Supletivo em 2019

Como será o exame de Supletivo em 2019

0
exame supletivo

Você está ansioso para concluir rápido o Ensino Médio? O exame supletivo Encceja é a maneira mais prática e segura de receber o certificado do segundo grau. A prova é oficial e avalia os conhecimentos nas disciplinas básicas do Ensino Médio. Quer saber mais sobre essa prova? Acompanhe!

O que é e como funciona o exame supletivo?

Até 2016, era possível concluir os estudos pelo ENEM. Porém, a metodologia mudou e agora é necessário realizar a prova do Encceja.

O exame supletivo é realizado uma vez ao ano. A prova é desenvolvida e aplicada pelo Inep (Instituto de Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira). Essa é a forma mais fácil e rápida de terminar o Ensino Médio.

A prova do Encceja avalia os conhecimentos gerais mais importantes para o aluno do Ensino Médio, nas seguintes áreas (eixos):

  • Linguagens e Códigos e suas Tecnologias e Redação;
  • Ciências da Natureza e suas Tecnologias;
  • Ciências Humanas e suas Tecnologias;
  • Matemática e suas Tecnologias.

A avaliação é feita com o sistema TRI (Teoria de Resposta ao Item) e considera a coerência de acertos do candidato. Sendo assim, é mais importante acertar mais questões fáceis do que as difíceis.

Quem pode fazer o exame supletivo Encceja?

As pessoas que já têm 18 anos ou mais ou que completam a idade no dia da prova podem realizar o exame do Encceja. Só é necessário fazer a inscrição no período certo e se preparar para o teste.

Como estudar para a prova do Encceja?

A melhor maneira de se preparar para o exame supletivo é com um curso online. Esse modelo de estudo é mais moderno e tem uma metodologia fácil de aprendizado.

O estudo a distância permite que o aluno escolha o melhor horário para se dedicar às aulas, pois elas são 100% online. O estudante ainda tem um acompanhamento de professores experientes que podem esclarecer dúvidas e dar dicas para a prova do Encceja.

Muitos candidatos já optaram pelo estudo online, afinal, o aluno pode dedicar apenas alguns minutos por dia e tirar a nota mínima necessária para passar na prova. É muito simples, fácil e rápido!

O que esperar do Encceja 2019?

A prova do Encceja de 2019 ainda não tem data definida, mas geralmente o exame é realizado no mês de agosto.

Em 2018, mais de 800 mil brasileiros realizaram o exame supletivo em busca do certificado do Ensino Médio. A expectativa é que em 2019 o exame siga o mesmo modelo, separado por eixos do conhecimento.

A prova é gratuita e as inscrições costumam ser abertas no primeiro semestre do ano. Então, é muito importante ficar atento aos prazos para não perder essa oportunidade. Quem já realizou o teste antes pode buscar uma “declaração de proficiência” para comprovar que obteve a nota necessária em determinado eixo de ensino. Assim, só é preciso fazer a avaliação para as matérias restantes.

Se você quer uma ajuda para se lembrar das inscrições ou quer saber mais informações sobre o exame supletivo, é só cadastrar o seu e-mail abaixo. Nós vamos te enviar dicas valiosas para você se sair bem na prova!