Uma ótima dica para quem pretende entrar na faculdade: quem foi aprovado em todos os eixos do Encceja 2017 terá isenção na taxa de inscrição para o Enem 2018. Ou seja, a inscrição será gratuita. O Encceja é voltado para alunos de supletivo, que agora terão a chance de entrar na faculdade com mais facilidade. Isso porque, com a nota do Enem, podem se candidatar a vagas em faculdades públicas e particulares, além de poder participar do Prouni (para bolsas de estudos em faculdades particulares), Fies e Educamais (para financiamento de curso superior).  

O exame será aplicado nos dias 4 e 11 de novembro. O edital com as regras e informações foi publicado e poderá ser acessado, clicando aqui. Já o período para pedido de isenção vai de 2 a 11 de abril. Clique aqui para fazer seu pedido.  

Saiba mais sobre o Encceja e quais são as expectativas com a nova decisão do Ministro. 

 

Expectativas com o Enem Gratuito para aprovados no Encceja

A notícia sobre a isenção foi divulgada pelo ministro da Educação, Mendonça Filho, em novembro de 2017. A ideia era estimular bons resultados na prova de certificação do Ensino Médio, assim como tornar a faculdade mais acessível para aqueles que não tiveram muitas oportunidades.

Cada vez mais, pessoas têm buscado não apenas o certificado de conclusão do Ensino Médio, mas também ingressar na faculdade, pois se sentem estimuladas a desenvolverem seu potencial. É importante continuar estudando e se especializando para abrir portas e oportunidades em um mercado de trabalho cada vez mais exigente.

 

Saiba mais sobre o Encceja 

Desde 2009, o Encceja (Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos) não certificava o Ensino Médio no Brasil, sendo essa tarefa do Enem. No início de 2017, o Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) anunciou o retorno do Encceja como prova de certificação. Esse exame é o mais adequado para supletivo, pois é voltado especialmente para aqueles que não concluíram o Ensino Médio na idade adequada.

No ano passado, o Encceja teve um total de 1.573.862 inscritos, desses 301.583 para o Ensino Fundamental e 1.272.279, para o Ensino Médio. A prova foi aplicada em 564 municípios do Brasil.

Para fazer o Encceja é preciso ter, no mínimo, 15 anos completos até a data da prova, para quem busca o certificado do Ensino Fundamental, ou, no mínimo, 18 anos para quem busca o diploma do Ensino Médio.

O exame do Encceja é dividido em quatro provas objetivas, por nível de ensino, e uma redação. Cada prova objetiva tem 30 questões de múltipla escolha. As área de conhecimento são divididas em:

  • Linguagens, Códigos e suas Tecnologias (Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna, Artes e Educação Física) e Redação;
  • Ciências da Natureza e suas Tecnologias (Química, Física e Biologia);
  • Ciências Humanas e suas Tecnologias (História, Geografia, Filosofia e Sociologia);
  • Matemática e suas Tecnologias.

Fizemos um artigo completo sobre o Encceja 2018 e as principais dúvidas. Se você quer conferir mais detalhes, clique aqui.

Quer receber todas as novidades do Encceja 2018? Preencha o formulário abaixo com seu email que enviaremos novidades:


Comentários do Facebook