Início Encceja Encceja Exterior 2019: como funciona, data e inscrições

Encceja Exterior 2019: como funciona, data e inscrições

0
encceja exterior

O Encceja Exterior (Exame Nacional para Certificação de Jovens e Adultos) é uma prova de certificação para jovens e adultos que vivem fora do Brasil. A inscrição é gratuita e a prova é realizada pelo governo federal em parceria com o Ministério das Relações Exteriores.  

No ano passado, a prova foi aplicada em 16 cidades de todo o mundo, sendo que duas cidades foram acrescentadas na lista: Roma (Itália) e Roterdã (Holanda).

Quando abrem as inscrições?

As inscrições ainda não abriram oficialmente, mas no ano passado foi do dia 25 de junho até o dia 9 de julho, horário oficial de Brasília-DF. As inscrições são gratuitas e, assim que abrirem, poderão ser feitas por meio da página do participante Inep (o link da página aind anão foi divulgado).

Os participantes que precisarem de atendimento especializado ou específico devem assinalar no ato da inscrição os motivos do pedido. É necessário ter documentos que comprovem a condição, que podem ser cobrados a qualquer momento. O atendimento especializado é oferecido para participantes com baixa visão, dislexia, deficiência física e visão monocular. Já o atendimento específico é uma opção para gestantes, lactantes e idosos.

Data e Horário das provas do Encceja Exterior 2019

O Encceja Exterior 2019 ainda não tem data definida, mas no ano passado aconteceu no dia 16 de Setembro. Já o horário é adaptado ao local da prova.


Locais onde a prova será aplicada

Os locais de prova do Encceja Exterior 2019 ainda não foram divulgados, mas normalmente acontece nas principais cidades do mundo. O participante pode escolher a cidade mais próxima no momento de sua inscrição, já o local exato onde o participante fará a prova é divulgado mais próximo da data da prova. Confira as cidades onde a prova foi aplicada em 2018:

Estados Unidos: Boston, Nova Iorque e Miami;
Bélgica: Bruxelas;
Guiana Francesa: Caiena;
Portugal: Lisboa;
Itália: Roma;
Suíça: Genebra;
Espanha: Madri e Barcelona;
Reino Unido: Londres;
França: Paris,
Holanda: Roterdã;
Japão: Tóquio, Nagóia, Hamamatsu;
Suriname: Paramarimbo

Como funciona a prova do Encceja Exterior?

O exame é dividido em quatro provas objetivas e uma Redação. Cada prova objetiva tem 30 questões de múltipla escolha. As área de conhecimento são divididas em:

  • Linguagens, Códigos e suas Tecnologias (equivalente às disciplinas de Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna, Artes e Educação Física) e Redação;
  • Ciências da Natureza e suas Tecnologias (equivalente às disciplinas de Química, Física e Biologia);
  • Ciências Humanas e suas Tecnologias (equivalente às disciplinas de História, Geografia, Filosofia e Sociologia );
  • Matemática e suas Tecnologias.

Como se preparar para o Encceja Exterior 2019?

O Inep, órgão que realiza o Encceja, até disponibiliza uma série de apostilas gratuitas em seu site. Mas elas são muito grandes (4 apostilas de 300 páginas) e não são fáceis de estudar. Assim, quem estuda sozinho se desmotiva e geralmente não passa na prova. Números de 2018 mostram que apenas 2 em cada 10 pessoas que estudaram assim conseguiram o certificado.

Por isso, uma das melhores opções para quem quer estudar é buscar cursos que preparam para a prova. Os supletivos online podem ser uma ótima opção, pois você estuda onde e quando puder.

Porém, é importante ficar atento e procurar:

  • Saber da experiência do supletivo com provas de certificação
  • Conhecer depoimento de pessoas que já passaram pelo curso
  • Se há acompanhamento de tutores para tirar dúvidas e lhe orientar sobre as burocracias da prova.
  • Tomar conhecimento sobre as garantias que a instituição oferece, como a possibilidade de fazer o curso de novo, caso não passe em algum eixo.

Como fazer a inscrição?

As inscrições ainda não abriram, mas assim que isso acontecer, é preciso que você tenha em mãos seu CPF e número do seu Passaporte e acesse a página do participante Inep (o link da página ainda não foi divulgado).

Qual é a nota necessária para passar no Encceja 2019?

O cálculo das notas nas provas objetivas do Encceja 2019 são baseadas na Teoria de Resposta ao Item (TRI). A pontuação que pode ser obtida vai de 60 a 180 pontos.

O participante deve atingir o mínimo de 100 (cem) pontos em cada uma das áreas de conhecimento do Encceja. O nível 100 (cem) dessa escala significa que o participante aprendeu o mínimo necessário para conseguir a certificação.

Já na Redação, o participante deve atingir uma nota igual ou acima de 5 (cinco) pontos (a nota vai até 10). O texto da folha de Redação será corrigido por dois corretores de forma independente, sem que um conheça a nota dada pelo outro.

Quem pode participar?

Todas as pessoas que não terminaram os estudos na idade adequada podem fazer a prova do Encceja Exterior. Para conseguir o certificado, a idade mínima é de 15 anos para o Ensino Fundamental e 18 anos para o Ensino Médio. A idade deve ser completada até a data de realização da prova.

Caso você não tenha concluído o Ensino Fundamental, não há problema: se você tem mais de 18 anos, pode fazer a prova do Encceja 2018 e conseguir o certificado de conclusão do Ensino Fundamental e Médio de uma só vez.

Gostou do artigo? Deixe seu comentário abaixo e continue acompanhando nosso portal.