Início Destaque Saiu o Edital Encceja Exterior 2019!

Saiu o Edital Encceja Exterior 2019!

0
Saiu o Edital Encceja Exterior 2019!
5 (100%) 3 vote[s]

Interrompemos a programação da Semana do Português, para anunciar o que muitos participantes estavam esperando: ENCCEJA EXTERIOR 2019!

Crazy GIF - Find & Share on GIPHY

A edição de 2019 vai contar com 12 países que aplicarão a prova. Quer saber mais? Não deixe de ler até o final!

Mas antes de mais nada, se inscreva no formulário abaixo e receba informações exclusivas sobre o Encceja 2019!


Nesta quarta-feira (12), o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) publicou o edital que diz respeito à prova do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) para Brasileiros que residem no Exterior.

Quando abrem as inscrições?

As inscrições estarão abertas do dia 24 de junho ao dia 5 de julho de 2019, e poderão ser feitas pela internet, no Sistema Encceja Exterior. As inscrições são gratuitas.

Cronograma de datas do Encceja Exterior 2019:

24 de junho a 5 de julho: inscrição

24 de junho a 5 de julho: solicitação de atendimento especializado
8 a 12 de julho: solicitação de atendimento pelo nome social
15 de julho: resultado da solicitação de atendimento especializado
15 a 19 de julho: recurso de solicitação de atendimento especializado
18 de julho: resultado da solicitação de atendimento pelo nome social
24 de julho: resultado do recurso da solicitação de atendimento especializado
22 a 26 de julho: recurso da solicitação de atendimento pelo nome social
31 de julho: resultado do recurso da solicitação de atendimento pelo nome social
Setembro: divulgação do cartão de confirmação da inscrição
15 de setembro: aplicação da prova

Onde a prova será aplicada? 

O Encceja Exterior 2019 conta com 18 cidades e 12 países. O participante pode escolher a cidade mais próxima no momento de sua inscrição, já o local exato onde o participante fará a prova é divulgado mais próximo da data da prova. Confira os locais:

Bélgica (Bruxelas); Espanha (Barcelona e Madri); Estados Unidos (Boston, Houston, Nova Iorque e Miami); França (Paris); Guiana Francesa (Caiena); Holanda (Amsterdã); Itália (Roma); Japão (Nagoia, Hamamatsu e Tóquio); Portugal (Lisboa); Reino Unido (Londres), Suíça (Genebra) e Suriname (Paramaribo).

Como funciona a prova do Encceja Exterior?

O exame é dividido em quatro provas objetivas e uma Redação. Cada prova objetiva tem 30 questões de múltipla escolha. As área de conhecimento são divididas em:

  • Linguagens, Códigos e suas Tecnologias (equivalente às disciplinas de Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna, Artes e Educação Física) e Redação;
  • Ciências da Natureza e suas Tecnologias (equivalente às disciplinas de Química, Física e Biologia);
  • Ciências Humanas e suas Tecnologias (equivalente às disciplinas de História, Geografia, Filosofia e Sociologia );
  • Matemática e suas Tecnologias.

Como se preparar para o Encceja Exterior 2019?

O Inep, órgão que realiza o Encceja, até disponibiliza uma série de apostilas gratuitas em seu site. Mas elas são muito grandes (4 apostilas de 300 páginas) e não são fáceis de estudar. Assim, quem estuda sozinho se desmotiva e geralmente não passa na prova. Números de 2018 mostram que apenas 2 em cada 10 pessoas que estudaram assim conseguiram o certificado.

Por isso, uma das melhores opções para quem quer estudar é buscar cursos que preparam para a prova. Os supletivos online podem ser uma ótima opção, pois você estuda onde e quando puder.

Porém, é importante ficar atento e procurar:

  • Saber da experiência do supletivo com provas de certificação
  • Conhecer depoimento de pessoas que já passaram pelo curso
  • Se há acompanhamento de tutores para tirar dúvidas e lhe orientar sobre as burocracias da prova.
  • Tomar conhecimento sobre as garantias que a instituição oferece, como a possibilidade de fazer o curso de novo, caso não passe em algum eixo.

O que é preciso para fazer a inscrição?

É necessário que você tenha em mãos seu CPF e número do seu Passaporte e acesse a página do participante Inep

Qual é a nota necessária para passar no Encceja 2019?

O cálculo das notas nas provas objetivas do Encceja 2019 são baseadas na Teoria de Resposta ao Item (TRI). A pontuação que pode ser obtida vai de 60 a 180 pontos.

O participante deve atingir o mínimo de 100 (cem) pontos em cada uma das áreas de conhecimento do Encceja. O nível 100 (cem) dessa escala significa que o participante aprendeu o mínimo necessário para conseguir a certificação.

Já na Redação, o participante deve atingir uma nota igual ou acima de 5 (cinco) pontos (a nota vai até 10). O texto da folha de Redação será corrigido por dois corretores de forma independente, sem que um conheça a nota dada pelo outro.

Quem pode participar?

Todas as pessoas que não terminaram os estudos na idade adequada podem fazer a prova do Encceja Exterior. Para conseguir o certificado, a idade mínima é de 15 anos para o Ensino Fundamental e 18 anos para o Ensino Médio. A idade deve ser completada até a data de realização da prova.

Caso você não tenha concluído o Ensino Fundamental, não há problema: se você tem mais de 18 anos, pode fazer a prova do Encceja 2018 e conseguir o certificado de conclusão do Ensino Fundamental e Médio de uma só vez.

Encceja Exterior PPL

O edital também apresenta informações sobre o exame para jovens e adultos submetidos a penas privativas de liberdade no exterior, o Encceja Exterior PPL. A aplicação será apenas em unidades prisionais de Tóquio, no Japão, entre 16 e 27 de setembro. A inscrição para privados de liberdade deverá ser feita pelos responsáveis pelo consulado-geral de Tóquio, entre 24 de junho e 5 de julho, exclusivamente pelo Sistema Encceja Exterior PPL.

Gostou do artigo? Deixe seu comentário abaixo e marque o seu amigo que vai fazer o Encceja exterior!