Início Prepare-se Como escolher supletivo Encceja Exterior: você precisa saber

Encceja Exterior: você precisa saber

0
encceja exterior
Encceja Exterior: você precisa saber
5 (100%) 1 vote[s]

Encceja Exterior: você precisa saber disso. Caso você queira terminar os seus estudos mesmo sem estar no Brasil o Encceja Exterior é a sua melhor opção.

Pois é uma prova destinado aos jovens e adultos, moradores de fora do Brasil, que estão em busca da certificação de Ensino Médio ou Fundamental da maneira mais rápida e segura. 

Ouviu prova e já ficou assustado? Por favor fique calmo, porque a equipe do Termine Seus Estudos quer te ajudar em toda a sua jornada.

Por isso vou começar te explicando como funciona o Encceja e porque você deve fazer essa prova.

Encceja Exterior: você precisa saber

Provavelmente você vai se surpreender, pois o Encceja (Exame Nacional para Certificação de Jovens e Adultos), é uma prova para certificar jovens e adultos. E quem é aprovado recebe um certificado verdadeiro, emitido por órgãos autorizados pelo Ministério da Educação (MEC).

Ou seja, você vai terminar os seus estudos rápido e com documentos oficiais. Visto que, após a prova, se alcançar nota suficiente pode solicitar seu certificado que deve ser emitido por um instituto federal.

Tenho certeza que sua vida vai mudar, porque o seu certificado vai servir para fazer faculdade, prestar concurso público ou fazer curso técnico. Entre outras coisas, como se candidatar para vagas de emprego e claro a realização própria é incrível. 

Portanto quer fazer o Encceja Exterior 2020? Então aqui você encontra tudo o que precisa saber. Por isso não deixe de ler até o final. 

Mas antes, se inscreva no formulário abaixo e receba informações únicas sobre o Exame! 

Mas quando abrem as inscrições?

Antes de mais nada, é importante ressaltar que as inscrições para a edição do Encceja Exterior ainda não foram abertas. Todavia, participantes que se interessarem em fazer a prova, já podem ir se preparando para a edição de 2020. Confira aqui o que é preciso para participar. 

Como funciona a prova do Encceja Exterior?

O exame é dividido em quatro provas objetivas e uma Redação. Cada prova objetiva tem 30 questões de múltipla escolha. As área de conhecimento são divididas em:

  • Linguagens, Códigos e suas Tecnologias (equivalente às disciplinas de Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna, Artes e Educação Física) e Redação;
  • Ciências da Natureza e suas Tecnologias (equivalente às disciplinas de Química, Física e Biologia);
  • Ciências Humanas e suas Tecnologias (equivalente às disciplinas de História, Geografia, Filosofia e Sociologia );
  • Matemática e suas Tecnologias.

Encceja Exterior: você precisa saber

Mas onde a prova será aplicada?

Dados sobre o Encceja 2020 ainda não foram divulgados, mas o Encceja Exterior 2019 contou com 18 cidades e 12 países. Portanto o participante pode escolher a cidade mais próxima no momento de sua inscrição, já o local exato onde o participante fará a prova é divulgado mais próximo da data da prova.

Confira os locais do ano de 2019 para ter uma noção de como foi:

Bélgica (Bruxelas); Espanha (Barcelona e Madri); Estados Unidos (Boston, Houston, Nova Iorque e Miami); França (Paris); Guiana Francesa (Caiena); Holanda (Amsterdam); Itália (Roma); Japão (Nagoia, Hamamatsu e Tóquio); Portugal (Lisboa); Reino Unido (Londres), Suíça (Genebra) e Suriname (Paramaribo).

Qual o horário das provas Encceja Exterior?

Os dados deste ano ainda não foram divulgado, mas no ano passado, de acordo com o edital Encceja Exterior 2019, as provas tiveram início às 8h, pela manhã, e se encerrarão às 12h. Já na parte da tarde, tiveram início às 14h e se encerrarão às 19h (horário local).

Também foi informado que todas as salas tinham um marcador de tempo para o acompanhamento de tempo da prova. 

Encceja Exterior: você precisa saber

Quais documentos são necessários para o dia? 

Portanto, agora preciso da sua atenção. Porque não adianta nada se inscrever, se preparar e esquecer dos documentos, pois os fiscais não vão deixar você fazer a prova do Encceja.

Sendo assim até o ano passado era obrigatória a apresentação da via original de documento oficial de identificação com foto para a realização das provas. Consideram-se documentos válidos para identificação do participante: 

  •  Cédulas de Identidade expedidas por Secretarias de Segurança Pública, Forças Armadas, Polícia Militar e Polícia Federal; 
  • Identificação fornecida por ordens ou conselhos de classes que por lei tenha validade como documento de identidade; 
  • Carteira de Trabalho e Previdência Social, emitida após 27 de janeiro de 1997; 
  • Certificado de Dispensa de Incorporação; 
  • Certificado de Reservista; 
  • Passaporte; 
  • Carteira Nacional de Habilitação, na forma da Lei nº 9.503, de 23 de setembro de 1997; 
  • Identidade funcional em consonância com o Decreto nº 5.703, de 15 de fevereiro de 2006.

Observação: essa é uma previsão dos documentos que vão ser necessários com base no edital do ano anterior. Por isso continue acompanhando nosso portal de notícias e redes sociais para não perder nada e quando sair o edital ter as informações atualizadas.

Gostou das dicas? Então não deixe de se inscrever aqui e acompanhar nosso Instagram, Facebook e Youtube. 

Quer deixar seu comentário ou sugestão sobre o texto? Ou contar para a nossa equipe os assuntos que você gostaria de ler aqui no blog? Então encaminhe um e-mail para [email protected]

DEIXE UMA RESPOSTA

Avalie*
Please enter your comment!
Please enter your name here