Início Destaque Encceja: Data da prova e horário

Encceja: Data da prova e horário

0
encceja data

Você fez a inscrição para o Encceja 2018 e não se lembra qual é a data da prova? É importante ficar atento ao dia e horário para não perder a sua chance de concluir o Ensino Médio. Afinal, você passou alguns meses se preparando para esse momento. Já se você perdeu o período de inscrição em 2018, fique atento às orientações para participar do Encceja na data certa em 2019.

Neste post, trouxemos algumas dicas sobre o assunto para você não perder a data do Encceja e saber como se planejar para o momento. Veja!

O que é o Encceja?

A sigla significa Exame para Certificação de Competências de Jovens e Adultos. O teste é gratuito e ajuda as pessoas a obterem o certificado de conclusão do Ensino Fundamental e Médio ao mesmo tempo.

Essa é a maneira mais rápida de terminar os estudos. A prova é indicada para quem não concluiu o ensino regular e quer obter a chance de crescer na carreira e mudar de vida. Lembre-se de que fazer a inscrição para o Encceja na data certa é fundamental para conseguir o certificado.   

Qual a data do Encceja 2018?

A data do Encceja é dia 5 de agosto, um domingo. Verifique o local de prova alguns dias antes e pesquise como chegar lá. O teste começa às 9 horas. Esse é um dia muito importante, pois é quando você vai terminar os seus estudos. Por isso, é essencial se programar para chegar mais cedo para encontrar o seu lugar na sala.

É recomendável chegar pelo menos 40 minutos antes, pois você precisa informar seu nome e aguardar em uma fila para receber a indicação da sua carteira. Lembre-se de levar, pelo menos, duas canetas pretas de tubo transparente para conseguir concluir a prova do Encceja.

Veja os horários para os estados que seguem o horário de Brasília:

MANHà

  • Provas do Ensino Fundamental: Ciências Naturais e Matemática
  • Provas do Ensino Médio: Ciências da Natureza e Matemática

8h – Abertura dos portões
8h45 – Fechamento dos portões
9h – Início das provas
13h – Término das provas

TARDE 

  • Provas do Ensino Fundamental: Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna, Artes, Educação Física, Redação, História e Geografia
  • Provas do Ensino Médio: Linguagens, Redação e Ciências Humanas

14h30 – Abertura dos portões
15h15 – Fechamento dos portões
15h30 – Início das provas
20h30 – Término das provas

Observação: lembre-se de levar um documento com foto na data da prova. Pode ser a sua carteira de identidade, de trabalho ou de habilitação. Ele será necessário para comprovar a sua presença no local.

Agora que você já sabe qual a data da prova do Encceja, o que acha de entender como ela funciona? Veja a seguir!

Como funciona a prova do Encceja?

Esse é um exame para comprovar os conhecimentos mínimos exigidos no Ensino Médio. Sabe qual é a parte boa? Você não precisa tirar a nota máxima. É claro, isso não significa que você pode responder apenas metade das perguntas. Afinal, é difícil ter certeza ali na hora se você acertou tudo. Por esse motivo, é importante responder as questões com tranquilidade e atenção e garantir ao máximo a chance de acerto.

A avaliação é composta por 4 provas objetivas. Esse é o modelo em que você tem algumas alternativas e precisa escolher a opção correta. Cada tema tem 30 questões e ainda existe uma redação. As provas objetivas têm o intuito de avaliar as principais áreas do conhecimento:

  • Ciências da Natureza e suas Tecnologias;
  • Ciências Humanas e suas Tecnologias;
  • Linguagens e Códigos e suas Tecnologias;
  • Matemática e suas Tecnologias.

As notas são calculadas conforme os erros e acertos do candidato. Isso significa que você precisa mostrar uma coerência no conhecimento e acertar questões fáceis e difíceis sobre o mesmo tema. Ao acertar apenas perguntas mais complexas, por exemplo, o sistema de avaliação entende que houve um “chute nas respostas” e não considera a pontuação.

O acerto mínimo necessário é de 100 pontos em cada área (o máximo é 180). Ainda tem a redação, lembra? Nela, é preciso ter uma nota mínima de 5 pontos (a máxima é 10). O conteúdo será corrigido por duas pessoas, sem que uma conheça a avaliação da outra.

O gabarito da prova objetiva será divulgado no site do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) até 10 dias úteis depois do exame.

O que esperar da edição de 2019

A prova do Encceja 2019 ainda não teve a data divulgada oficialmente no site do Inep. Porém, ela costuma acontecer uma vez ao ano, no segundo semestre. Em 2018 as inscrições foram realizadas em abril. Por isso, é fundamental ficar atento às notícias (e ao nosso site) para acompanhar todos os detalhes e não perder o prazo.

Depois de fazer as inscrições você já pode começar a se preparar para terminar os seus estudos. Buscar a ajuda de professores dedicados para esse modelo de prova vai ajudá-lo a esclarecer as principais dúvidas para se sair bem no teste.

Você não conseguiu se programar para fazer o exame deste ano? Não tem problema! Em 2019 terá mais uma edição. É só fazer a inscrição do Encceja na data certa e se preparar para a prova. Se você não quer perder o prazo, é só preencher o seu e-mail abaixo para receber informações sobre o teste!


Comentários do Facebook