O QUE É O ENCCEJA?

O Encceja (Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos) é uma prova aplicada anualmente, que tem como objetivo oferecer o certificado de conclusão do Ensino Fundamental e/ou do Ensino Médio para pessoas que não terminaram os seus estudos no período regular. 

A prova é aplicada pelo INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) e autorizada pelo MEC (Ministério da Educação). 

O CERTIFICADO PELA PROVA DO ENCCEJA É OFICIAL?

Sim, o certificado é oficial emitido por órgãos autorizados pelo MEC. O certificado vale para tudo. Serve para fazer faculdade, prestar concurso público, fazer curso técnico. 

O JEITO MAIS FÁCIL DE TERMINAR OS ESTUDOS NO BRASIL

A prova é considerada o jeito mais fácil de terminar os seus estudos no Brasil, com apenas uma única prova é possível completar o Ensino Médio.

QUEM PODE FAZER O ENCCEJA?

Você só precisa ter a idade mínima necessária para cada prova: 15 anos – para fazer a prova do ensino fundamental. Ou 18 anos – para fazer a prova do ensino médio.

Não importa em que série você parou, ou há quanto tempo está sem estudar. Aliás, você nem precisa ter frequentado a escola para fazer a prova.

E, se você já tem 18 anos, não precisa fazer a prova  de ensino fundamental antes. Pode fazer direto a do ensino médio!

QUAIS SÃO OS DOCUMENTOS NECESSÁRIOS?  

Você precisa apenas do seu CPF e do seu RG. Você não precisa pegar NENHUM documento na escola que parou de estudar. Você não precisa do seu histórico escolar nem comprovar a série que você parou.

COMO É A PROVA? 

A prova do Encceja é realizada em apenas um dia. De manhã (das 9h às 13h) e a tarde (das 15h30 às 20:30). Tanto para o ensino fundamental como para o ensino médio são 4 provas e uma redação.

Cada prova contém 30 questões objetivas, ou seja, de marcar x. A prova também tem uma redação que exige no mínimo 5 linhas e 30 no máximo. 

QUAIS SÃO AS MATÉRIAS?

As matérias são separadas em eixos. Os eixos são as áreas que compõem a prova do Encceja! Ou seja, no dia do exame você fará uma prova com 4 tipos de conteúdos diferentes.

Para o ensino fundamental:

Ciências Naturais, Matemática, Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna, Artes, Educação Física e Redação, História e Geografia

Para o ensino médio:

 Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e Redação; Matemática e suas Tecnologias; Ciências Humanas e suas Tecnologias; Ciências da Natureza e suas Tecnologias.

PRECISO FAZER TODOS OS EIXOS?

Se essa é a primeira vez que você fará o Encceja, é necessário selecionar os 4 eixos. No caso de já ter feito outra edição do Encceja ou outro supletivo do EJA, e ter eliminado algum Eixo, só é necessário selecionar os eixos que restaram.

QUAL A NOTA NECESSÁRIA PARA PASSAR? 

O cálculo das notas nas provas objetivas do Encceja 2020 serão baseadas na Teoria de Resposta ao Item (TRI), que avalia a coerência dos acertos (não adianta acertar as mais difíceis e errar as mais fáceis. Pois se entende que o candidato chutou).

O participante deve atingir o mínimo de 100 pontos (dos 180 possíveis) em cada uma das áreas de conhecimento do Encceja. Já na Redação, o participante deve atingir uma nota igual ou acima de 5 (cinco) pontos (a nota vai até 10). 

COMO FAÇO PARA ME INSCREVER? 

O participante deve se inscrever pelo site do INEP, mas as inscrições ainda não abriram. Quando as inscrições abrirem, acesse a página do participante. As inscrições ficam abertas durante 10 dias, e você não gasta nada. É 100% gratuita!

EM QUAIS EIXOS DEVO ME INSCREVER?

Se é a sua primeira vez prestando a prova, deve se inscrever em todos os eixos. Se já fez a prova em um ano anterior, só irá se inscrever no(s) eixo(s) que reprovou.

Você precisará do RG, CPF, email e telefone. Para ver o vídeo com o passo a passo, clique aqui.

CURIOSIDADE

No Encceja existem recursos de acessibilidade. O participante pode solicitar o atendimento especializado ou específico no momento da inscrição. Além disso, também é possível solicitar o uso do nome social. 

FIZ A INSCRIÇÃO ERRADA E AGORA?

Somente alguns dados podem ser alterados e apenas durante o período de inscrição. Depois que finalizar o prazo das inscrições você não pode alterar mais nada, por isso faça a sua inscrição com cuidado.

ONDE FAÇO O ENCCEJA?

 A prova é aplicada em todos os Estados e no Distrito Federal. O local exato vai estar no Cartão de Confirmação que ficará disponível no site do INEP. 

CARTÃO CONFIRMAÇÃO?

Para acessar o Cartão de Confirmação você precisa esperar o INEP divulgar, depois deve entrar na página do participante com o seu CPF e senha cadastrados no momento da inscrição. 

Quando o Cartão de Confirmação for disponibilizado você vai ter acesso a data, hora e local de realização das provas. Além disso informações sobre as áreas de conhecimento e nível de ensino. Também dados sobre a solicitação de atendimento especializado, específico e/ou pelo nome social. 

RESULTADO

O resultado da prova será divulgado na página do participante. Para saber se você foi aprovado ou não, deverá acessar sua página do participante e verificar suas notas.

CERTIFICADO 

Para solicitar seu certificado, você deverá entrar em contato com a unidade certificadora que escolheu na inscrição. Caso não passe em todos os eixos, poderá solicitar o certificado parcial, apenas das matérias em que foi aprovado.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Avalie*
Please enter your comment!
Please enter your name here