As informações sobre o Encceja 2018 (Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos) já foram divulgadas pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), órgão público que realiza a prova.

Se você está interessado em fazer a prova este ano, acompanhe nosso artigo e fique por dentro das principais informações.

E para se preparar para a prova, não deixe de conhecer também esta opção de supletivo online voltado para o Encceja (clique para saber mais)

O que é o Encceja?

O Encceja (Exame Nacional para Certificação de Jovens e Adultos) é uma prova de certificação do Ensino Médio e a principal forma de jovens e adultos (moradores do Brasil e exterior) concluírem seus estudos.

Quem é aprovado recebe um certificado verdadeiro, emitido por órgãos autorizados pelo Ministério da Educação (MEC), como institutos federais e secretarias estaduais de educação. Esse certificado serve para fazer faculdade, prestar concurso público ou fazer curso técnico. 

Saiba neste artigo sobre o Encceja 2018, quais são os requisitos para participar e as expectativas para esta edição. Além disso, cadastre seu e-mail clicando aqui  para ser avisado das novidades. 

Navegue por tópicos

1 - Quem pode participar do Encceja no ano de 2018?

Todas as pessoas que não terminaram os estudos na idade esperada podem fazer a prova do Encceja. Para conseguir o certificado, a idade mínima é de 15 anos para o Ensino Fundamental e de 18 anos para o Ensino Médio. Um detalhe importante: a idade deve ser completada até a data de realização da prova.

Caso você ainda não tenha concluído o Ensino Fundamental, é possível conseguir o certificado de conclusão do Ensino Fundamental e Médio de uma só vez. Basta ter 18 anos ou mais no dia do Encceja 2018.

2 - Em 2018, quando será a prova do Encceja?

A prova do Encceja 2018 será realizada no dia 5 de agosto. 

Para saber detalhes sobre como vai funcionar a prova, cadastre seu e-mail clicando aqui .

3 - Como fazer as inscrições para Encceja 2018? Elas já abriram?

As inscrições para os residentes no Brasil começarão no dia 16 de Abril, a partir das 10h, e irão até as 23h59 do dia 27 de Abril.

As inscrições continuarão gratuitas!

O cadastro será feito pela internet, diretamente no portal do Inep (clique para acessar).  O interessado deverá preencher um questionário, descrevendo sua situação sócio-econômica. 

Reforçando: as inscrições para o Encceja 2018 ainda não abriram. Caso queira ser avisado quando isso acontecer, além de receber outras informações importantes, cadastre-se clicando aqui

4 - Em que cidades haverá prova do Encceja em 2018?

Como nos anos anteriores, haverá centenas de cidades onde será realizada a prova do Encceja 2018, em todos os estados brasileiros.  ocorreu em 2017 (veja abaixo).

Para saber as cidades previstas para seu estado, clique em um dos links abaixo. O local exato (escola ou faculdade onde realizará a prova) será divulgado pelo Inep alguns dias antes da prova.

 

Acre – CLIQUE AQUI
Alagoas –  CLIQUE AQUI
Amazonas – CLIQUE AQUI
Amapá – CLIQUE AQUI

Bahia – CLIQUE AQUI

Ceará – CLIQUE AQUI

Distrito Federal – CLIQUE AQUI

Espírito Santo – CLIQUE AQUI

Goiás – CLIQUE AQUI

Mato Grosso do Sul – CLIQUE AQUI
Mato Grosso – CLIQUE AQUI
Maranhão – CLIQUE AQUI
Minas Gerais – CLIQUE AQUI

Pará – CLIQUE AQUI
Paraíba – CLIQUE AQUI
Paraná – CLIQUE AQUI
Pernambuco – CLIQUE AQUI
Piauí – CLIQUE AQUI

Rio Grande do Sul – CLIQUE AQUI
Rio Grande do Norte – CLIQUE AQUI
Rio de Janeiro – CLIQUE AQUI
Roraima e Rondônia – CLIQUE AQUI

São Paulo – CLIQUE AQUI
Santa Catarina – CLIQUE AQUI
Sergipe – CLIQUE AQUI

Tocantins – CLIQUE AQUI

5 - Como será a prova do Encceja 2018?

O Encceja 2018 será como no ano anterior: a avaliação será em apenas um dia e será composta por 4 provas objetivas (de marcar a alternativa correta), cada uma contendo 30 (trinta) questões, além de uma Redação.

As 4 (quatro) provas objetivas vão avaliar as seguintes áreas:

– Prova I – Ciências da Natureza e suas Tecnologias
– Prova II – Ciências Humanas e suas Tecnologias
– Prova III – Linguagens e Códigos e suas Tecnologias e Redação
– Prova IV – Matemática e suas Tecnologias

6 - Como se preparar para o Encceja 2018?

O Inep , órgão que realiza o Encceja, até disponibiliza uma série de apostilas gratuitas em seu site. Mas elas são muito grandes (4 apostilas de 300 páginas) e não são fáceis de estudar. Principalmente se você não gostar de ler ou está sem ritmo de estudo. Assim, quem estuda sozinho se desmotiva e geralmente não passa na prova.

Por isso, uma das melhores opções para quem quer estudar são buscar cursos que que preparam para a prova, sejam eles supletivos presenciais (se você faz questão do contato com pessoas) – ou  supletivos online  (para estudar de qualquer lugar com internet).

Mas sempre é importante:

  • Saber da experiência do supletivo com provas de certificação
  • Conhecer depoimento de pessoas que já passaram pelo curso
  • Perguntar o material didático que o curso oferece: como apostilas impressas, aplicativos , exercícios e simulados
  • Se há acompanhamento de tutores para tirar dúvidas e lhe orientar sobre as burocracias da prova.
  • Tomar conhecimento sobre as garantias que a instituição oferece, como a possibilidade de fazer o curso de novo, caso não passe em algum eixo.

Por isso, não deixe de conhecer o supletivo online Termine Seus Estudos (clique para saber mais)

7 - Qual a nota necessária para o Encceja 2018?

O cálculo das notas nas provas objetivas do Encceja 2018 serão baseadas na Teoria de Resposta ao Item (TRI), que avalia a coerência dos acertos (não adianta acertar as mais difíceis e erras as mais fáceis, pois se entende que o candidato chutou). A pontuação que pode ser obtida vai de 60 a 180 pontos

O participante deve atingir o mínimo de 100 pontos (dos 180 possíveis) em cada uma das áreas de conhecimento do Encceja. O nível 100 (cem) dessa escala significa que o participante aprendeu o mínimo necessário para conseguir a certificação.

Já na Redação, o participante deve atingir uma nota igual ou acima de 5 (cinco) pontos (a nota vai até 10). O texto da folha de Redação será corrigido por dois corretores de forma independente, sem que um conheça a nota dada pelo outro.

8- Qual o horário das provas?

O Encceja 2018 acontecerá dia 5 de agosto. Já o horário varia quanto à cidade em que a prova será realizada, já que será adequado ao horário oficial de Brasília. Por isso, muita atenção para não perder a prova em sua região!

Veja os horários para os estados que seguem o horário de Brasília

MANHà

  • Provas do Ensino Fundamental: Ciências Naturais e Matemática
  • Provas do Ensino Médio: Ciências da Natureza e Matemática

8h – Abertura dos portões
8h45 – Fechamento dos portões
9h – Início das provas
13h – Término das provas

TARDE 

  • Provas do Ensino Fundamental: Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna, Artes, Educação Física, Redação, História e Geografia
  • Provas do Ensino Médio: Linguagens, Redação e Ciências Humanas

14h30 – Abertura dos portões
15h15 – Fechamento dos portões
15h30 – Início das provas
20h30 – Término das provas

9 - Quais os documentos necessários para fazer a prova?

Para fazer a prova do Encceja, é obrigatório trazer um documento original com foto. São válidos:

  • Cédula de Identidade (RG),
  • Carteira Nacional de Habilitação,
  • Certificado de Reservista;
  • Certificado de Dispensa de Incorporação;
  • Passaporte;
  • Carteira de Trabalho e Previdência Social;
  • Identidade Funcional em consonância com Decreto 5.703/06;
  • Identificação fornecida por ordens ou conselhos de classes;
  • Identidade para estrangeiros expedida pelo Ministério da Justiça.

Não são aceitas cópias dos documentos, nem mesmo as autenticadas. Se você perdeu ou roubaram seu documento, deve apresentar o Boletim de Ocorrência expedido por órgão policial, no máximo, 90 (noventa) dias do dia do Exame.

Também não são válidos como documento de identificação: protocolos, Certidão de Nascimento, Certidão de Casamento, Título Eleitoral, Carteira Nacional de Habilitação em modelo anterior à Lei nº 9.503/97, Carteira de Estudante, Registro Administrativo de Nascimento Indígena (Rani), crachás e identidade funcional de natureza privada.

10 - Quando serão divulgados os resultados do Encceja 2018?

Os gabaritos das provas objetivas do Encceja são divulgados na página do Inep  (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) até o 10º dia útil após o dia do Exame. O resultado individual de cada candidato (ou seja, a informação se a pessoa foi aprovada ou não), ficará disponível na página do participante, em data ainda não divulgada. 

Cadastre-se clicando aqui para ser avisado das novidades sobre das datas

O Inep, depois da prova, vai repassar os resultados de cada participante para as Secretarias Estaduais de Educação ou Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, para que essas instituições emitam os certificados.

11- Sobre os certificados de conclusão

As Secretarias Estaduais de Educação e os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia são responsáveis pelos certificados de conclusão do Ensino Médio e pela aprovação parcial.

Portanto, o participante deverá procurar a Secretaria de Educação ou o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia indicado no ato da inscrição, para conseguir a declaração parcial e/ou certificação de conclusão do Ensino Médio. Não é responsabilidade do Inep emitir esses documentos.

Se você participou da edição anterior e não obteve a nota necessária para passar, poderá fazer a prova novamente este ano para conseguir o certificado do Ensino Médio.

Com o certificado em mãos, muitas oportunidades surgem: melhor emprego e salário, concurso público ou até mesmo concorrer a uma vaga na universidade pelo Enem. Importante lembrar que quem for aprovado no Encceja tem inscrição gratuita para essa prova.

Conteúdo pesquisado e testado com 20 mil alunos

Aulas online em vídeo só com aquilo que realmente importa para a prova

1 – Quem pode participar do Encceja no ano de 2018?

Todas as pessoas que não terminaram os estudos na idade esperada podem fazer a prova do Encceja. Para conseguir o certificado, a idade mínima é de 15 anos para o Ensino Fundamental e de 18 anos para o Ensino Médio. Um detalhe importante: a idade deve ser completada até a data de realização da prova.

Caso você ainda não tenha concluído o Ensino Fundamental, é possível conseguir o certificado de conclusão do Ensino Fundamental e Médio de uma só vez. Basta ter 18 anos ou mais no dia do Encceja 2018.

2 – Em 2018, quando será a prova do Encceja?

A prova do Encceja 2018 será realizada no dia 5 de agosto. 

Para saber detalhes sobre como vai funcionar a prova, cadastre seu e-mail clicando aqui .   

3 – Como fazer as inscrições para Encceja 2018? Elas já abriram?

As inscrições para os residentes no Brasil começarão no dia 16 de Abril, a partir das 10h, e irão até as 23h59 do dia 27 de Abril.

As inscrições continuarão gratuitas!

O cadastro será feito pela internet, diretamente no portal do Inep (clique para acessar).  O interessado deverá preencher um questionário, descrevendo sua situação sócio-econômica. 

Reforçando: as inscrições para o Encceja 2018 ainda não abriram. Caso queira ser avisado quando isso acontecer, além de receber outras informações importantes, cadastre-se clicando aqui

 4 – Em que cidades haverá prova do Encceja em 2018?

Como nos anos anteriores, haverá centenas de cidades onde será realizada a prova do Encceja 2018, em todos os estados brasileiros.  

Para saber as cidades previstas para seu estado, clique em um dos links abaixo. O local exato (escola ou faculdade onde realizará a prova) será divulgado pelo Inep alguns dias antes da prova.

Lista cidade onde haverá a prova, por estado:

Acre – CLIQUE AQUI
Alagoas –  CLIQUE AQUI
Amazonas – CLIQUE AQUI
Amapá – CLIQUE AQUI

Bahia – CLIQUE AQUI

Ceará – CLIQUE AQUI

Distrito Federal – CLIQUE AQUI

Espírito Santo – CLIQUE AQUI

Goiás – CLIQUE AQUI

Mato Grosso do Sul – CLIQUE AQUI
Mato Grosso – CLIQUE AQUI
Maranhão – CLIQUE AQUI
Minas Gerais – CLIQUE AQUI

Pará – CLIQUE AQUI
Paraíba – CLIQUE AQUI
Paraná – CLIQUE AQUI
Pernambuco – CLIQUE AQUI
Piauí – CLIQUE AQUI

Rio Grande do Sul – CLIQUE AQUI
Rio Grande do Norte – CLIQUE AQUI
Rio de Janeiro – CLIQUE AQUI
Roraima e Rondônia – CLIQUE AQUI

São Paulo – CLIQUE AQUI
Santa Catarina – CLIQUE AQUI
Sergipe – CLIQUE AQUI

Tocantins – CLIQUE AQUI

5 – Como será a prova do Encceja 2018?

O Encceja 2018 será como no ano anterior: a avaliação será em apenas um dia e será composta por 4 provas objetivas (de marcar a alternativa correta), cada uma contendo 30 (trinta) questões, além de uma Redação.

As 4 (quatro) provas objetivas vão avaliar as seguintes áreas:

– Prova I – Ciências da Natureza e suas Tecnologias
– Prova II – Ciências Humanas e suas Tecnologias
– Prova III – Linguagens e Códigos e suas Tecnologias e Redação
– Prova IV – Matemática e suas Tecnologias

6 – Como estudar para a prova do Encceja 2018

O Inep , órgão que realiza o Encceja, até disponibiliza uma série de apostilas gratuitas em seu site. Mas elas são muito grandes (4 apostilas de 300 páginas) e não são fáceis de estudar. Principalmente se você não gostar de ler ou está sem ritmo de estudo. Assim, quem estuda para o Encceja sozinho se desmotiva e geralmente não passa na prova.

Por isso, uma das melhores opções para quem quer estudar são buscar cursos que que preparam para a prova, sejam eles supletivos presenciais (se você faz questão do contato com pessoas) – ou  supletivos online  (para estudar de qualquer lugar com internet).

Mas sempre é importante:

  • Saber da experiência do supletivo com provas de certificação
  • Conhecer depoimento de pessoas que já passaram pelo curso
  • Perguntar o material didático que o curso oferece: como apostilas impressas, aplicativos , exercícios e simulados
  • Se há acompanhamento de tutores para tirar dúvidas e lhe orientar sobre as burocracias da prova.
  • Tomar conhecimento sobre as garantias que a instituição oferece, como a possibilidade de fazer o curso de novo, caso não passe em algum eixo.

    Por isso, não deixe de conhecer o supletivo online Termine Seus Estudos (clique para saber mais)

7 – Qual a nota necessária para o Encceja 2018 ?

O cálculo das notas nas provas objetivas do Encceja 2018 serão baseadas na Teoria de Resposta ao Item (TRI), que avalia a coerência dos acertos (não adianta acertar as mais difíceis e erras as mais fáceis, pois se entende que o candidato chutou). . A pontuação que pode ser obtida vai de 60 a 180 pontos.

O participante deve atingir o mínimo de 100 (cem) pontos em cada uma das áreas de conhecimento do Encceja (de 180 possíveis). O nível 100 (cem) dessa escala significa que o participante aprendeu o mínimo necessário para conseguir a certificação.

Já na Redação, o participante deve atingir uma nota igual ou acima de 5 (cinco) pontos (a nota vai até 10). O texto da folha de Redação será corrigido por dois corretores de forma independente, sem que um conheça a nota dada pelo outro.

8 – Qual o horário das provas?

O Encceja 2018 acontecerá dia 5 de agosto. Já o horário varia quanto à cidade em que a prova será realizada, já que será adequado ao horário oficial de Brasília. Por isso, muita atenção para não perder a prova em sua região!

Veja os horários para os estados que seguem o horário de Brasília

MANHà

  • Provas do Ensino Fundamental: Ciências Naturais e Matemática
  • Provas do Ensino Médio: Ciências da Natureza e Matemática

8h – Abertura dos portões
8h45 – Fechamento dos portões
9h – Início das provas
13h – Término das provas

TARDE 

  • Provas do Ensino Fundamental: Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna, Artes, Educação Física, Redação, História e Geografia
  • Provas do Ensino Médio: Linguagens, Redação e Ciências Humanas

14h30 – Abertura dos portões
15h15 – Fechamento dos portões
15h30 – Início das provas
20h30 – Término das provas

9 – Quais os documentos necessários para fazer a prova? 

Para fazer a prova do Encceja, é obrigatório trazer um documento original com foto. São válidos:

  • Cédula de Identidade (RG),
  • Carteira Nacional de Habilitação,
  • Certificado de Reservista;
  • Certificado de Dispensa de Incorporação;
  • Passaporte;
  • Carteira de Trabalho e Previdência Social;
  • Identidade Funcional em consonância com Decreto 5.703/06;
  • Identificação fornecida por ordens ou conselhos de classes;
  • Identidade para estrangeiros expedida pelo Ministério da Justiça.

Não são aceitas cópias dos documentos, nem mesmo as autenticadas. Se você perdeu ou roubaram seu documento, deve apresentar o Boletim de Ocorrência expedido por órgão policial, no máximo, 90 (noventa) dias do dia do Exame.

Também não são válidos como documento de identificação: protocolos, Certidão de Nascimento, Certidão de Casamento, Título Eleitoral, Carteira Nacional de Habilitação em modelo anterior à Lei nº 9.503/97, Carteira de Estudante, Registro Administrativo de Nascimento Indígena (Rani), crachás e identidade funcional de natureza privada.

10 – Quando serão divulgados os resultados do Encceja 2018?

Os gabaritos das provas objetivas do Encceja são divulgados na página do Inep  (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) até o 10º dia útil após o dia do Exame. O resultado individual de cada candidato (ou seja. a informação se você foi aprovado(a) ou não ficará disponível na página do participante, em data ainda não divulgada. 

Cadastre seus dados no formulário do topo desta página para ser avisado das novidades.

O Inep, depois da prova, vai repassar os resultados de cada participante para as Secretarias Estaduais de Educação ou Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, para que essas instituições emitam os certificados.

11 – Sobre os certificados de conclusão do Encceja

As Secretarias Estaduais de Educação e os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia são responsáveis pelos certificados de conclusão do Ensino Médio e pela aprovação parcial.

Portanto, o participante deverá procurar a Secretaria de Educação ou o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia indicado no ato da inscrição, para conseguir a declaração parcial e/ou certificação de conclusão do Ensino Médio. Não é responsabilidade do Inep emitir esses documentos.

Se você participou da edição anterior e não obteve a nota necessária para passar, poderá fazer a prova novamente este ano para conseguir o certificado do Ensino Médio.

Com o certificado em mãos, muitas oportunidades surgem: melhor emprego e salário, concurso público ou até mesmo concorrer a uma vaga na universidade pelo Enem. Importante lembrar que quem for aprovado no Encceja tem inscrição gratuita para essa prova.

*Texto parcialmente atualizado dia 16/3, com as informações do edital Encceja 2018

Quer receber mais informações sobre o Encceja 2018? Cadastre seu email no formulário abaixo e fique atento ao nosso blog que postaremos as novidades.