A principal prova de supletivo no Brasil é o Encceja (Exame Nacional para Certificação de Jovens e Adultos), que vem sendo a forma preferida, além de uma das mais seguras e simples, de tirar o certificado do Ensino Médio. Ela foi feita exclusivamente para supletivos e se mostrou mais fácil e vantajosa do que o Enem, prova anterior.

Os detalhes sobre a prova do supletivo Encceja 2018 ainda não foram informados, mas é possível saber como ela será de acordo com a prova de 2017. Confira as 6 (seis) coisas que você precisa saber sobre o exame.

Quem pode participar do Encceja 2018

Todas as pessoas que não terminaram os estudos na idade adequada podem fazer a prova do Encceja. Para conseguir o certificado, a idade mínima é de 15 anos para o Ensino Fundamental e 18 anos para o Ensino Médio. A idade deve ser completada até a data de realização da prova.

Caso você não tenha concluído o Ensino Fundamental, não há problema: se você tem mais de 18 anos, pode fazer a prova do Encceja e conseguir o certificado de conclusão do Ensino Fundamental e Médio de uma só vez.

O formato da prova do Encceja 2018

A expectativa é que a prova do Encceja 2018 funcione como nos anos anteriores, composta por 4 provas objetivas, contendo cada uma 30 (trinta) questões de múltipla escolha e uma Redação.

As 4 (quatro) provas objetivas vão avaliar as seguintes áreas:

– Prova I – Ciências da Natureza e suas Tecnologias

– Prova II – Ciências Humanas e suas Tecnologias

– Prova III – Linguagens e Códigos e suas Tecnologias e Redação

– Prova IV – Matemática e suas Tecnologias

Qual a nota necessária para o Encceja 2018

O cálculo das notas nas provas objetivas do Encceja 2018 serão baseadas na Teoria de Resposta ao Item (TRI). A pontuação que pode ser obtida vai de 60 a 180 pontos.

O participante deve atingir o mínimo de 100 (cem) pontos em cada uma das áreas de conhecimento do Encceja. O nível 100 (cem) dessa escala significa que o participante aprendeu o mínimo necessário para conseguir a certificação.

Já na Redação, o participante deve atingir uma nota igual ou acima de 5 (cinco) pontos (a nota vai até 10). O texto da folha de Redação será corrigido por dois corretores de forma independente, sem que um conheça a nota dada pelo outro.

Documento necessário para o Encceja 2018

Para fazer a prova do Encceja, é obrigatório trazer um documento original com foto. São válidos:

  • Cédula de Identidade (RG),
  • Carteira Nacional de Habilitação,
  • Certificado de Reservista;
  • Certificado de Dispensa de Incorporação;
  • Passaporte;
  • Carteira de Trabalho e Previdência Social;
  • Identidade Funcional em consonância com Decreto 5.703/06;
  • Identificação fornecida por ordens ou conselhos de classes;
  • Identidade para estrangeiros expedida pelo Ministério da Justiça.

Não são aceitas cópias dos documentos, nem mesmo as autenticadas. Se você perdeu ou roubaram seu documento, deve apresentar o Boletim de Ocorrência expedido por órgão policial, no máximo, 90 (noventa) dias do dia do Exame.

Também não são válidos como documento de identificação: protocolos, Certidão de Nascimento, Certidão de Casamento, Título Eleitoral, Carteira Nacional de Habilitação em modelo anterior à Lei nº 9.503/97, Carteira de Estudante, Registro Administrativo de Nascimento Indígena (Rani), crachás e identidade funcional de natureza privada.

Quando serão divulgados os resultados do Encceja

Normalmente, os gabaritos das provas objetivas são divulgados na página do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) até o 10º dia útil após o dia do Exame. O resultado individual de cada candidato fica disponível na página do participante, em data ainda não divulgada.

O Inep, depois da prova, vai repassar os resultados de cada participante para as Secretarias Estaduais de Educação ou Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, para que essas instituições emitam os certificados.

Sobre os certificados de conclusão

As Secretarias Estaduais de Educação e os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia são responsáveis pelos certificados de conclusão do Ensino Médio e pela aprovação parcial.

Portanto, o participante deverá procurar a Secretaria de Educação ou o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia indicado no ato da inscrição, para conseguir a declaração parcial e/ou certificação de conclusão do Ensino Médio. Não é responsabilidade do Inep emitir esses documentos.

Os detalhes da edição de 2018 do Encceja  ainda não foram divulgados, mas a expectativa é de que a prova do supletivo continue parecida com o formato desse ano e continue sendo gratuita em 2018. Também é esperado que o exame aconteça 2 vezes no ano em 2018.


Comentários do Facebook

16 COMENTÁRIOS

    • Olá Matheus,

      Ainda não há data oficial, mas vamos informar assim que houver. Cadastre-se nesse link para ficar por dentro de todas as novidades do Encceja 2018 em primeira mão: https://goo.gl/6C5P3y.
      Conheça o nosso projeto, podemos te ajudar. Acesse::) https://goo.gl/5UXXo6.

      Abraço!

  1. Isso realmente é algo sério? Pois ninguém sabe os resultados da prova do ano passado,
    Vai ter esse ano mesmo? Ou vocês nao tem certeza?

    • Olá Everlane,

      A previsão é de que haja sim o Encceja esse ano.
      Ainda não há data oficial, mas vamos informar assim que houver. Cadastre-se nesse link para ficar por dentro de todas as novidades do Encceja 2018 em primeira mão: https://goo.gl/6C5P3y
      Conheça o nosso projeto, podemos te ajudar. Acesse::) https://goo.gl/5UXXo6

      Abraço!

  2. Professor Tiago e toda equipe, vcs são d++++++ Graça à Deus descobri vcs, fiz a prova no dia 19-11-2017. estou muito ansioso para saber minha pontuação, quero muito fazer uma faculdade, cursos técnicos etc. não me preparei muito, mais o pouco das aulas que assisti com vcs e os vídeos motivacional do professor Tiago. quando assisto os vídeos motivacional do professor Tiago, me dar mais forças para estudar cada vez mais, e lembrar que nunca e tarde para retornar aos estudos. Deus te abençoe Prof Tiago e toda sua equipe.

    • Olá Sílvio,

      Ficamos felizes pelo seu relato e determinação.
      Obrigado pelo carinho.

      Abraço!

  3. Olá, vou fazer 18 anos e estou no 1° ano do ensino médio, irei estudar em escola normal.
    Mesmo assim eu posso fazer o encceja para concluir? ou devo parar de estudar para fazer a prova?

    • Olá Bruno.

      Sim, você pode, desde que tenha 18 anos até a data da prova do Encceja.
      Como você não vai ter terminado o Ensino Médio até lá, aconselhamos que se capacite para essa prova com conteúdos completos.
      Conheça nosso projeto, podemos te ajudar: https://goo.gl/5UXXo6

      Abraço!

  4. Olá parei fui reprovada no terceiro ano do ensino médio a uns 20 anos atrás
    Ainda posso fazer a prova?
    Estou muito tempo parada mas por causa da minha familia ñ tenho tempo para frequentar uma escola,como faço para me inscrever? E tem vcs dão aulas on line?

    • Olá Marinalva,

      Primeiro de tudo, parabéns pela decisão de terminar seus estudos. É um importante passo para mais oportunidades.
      Vamos te enviar um email em breve com as informações, ok? É só ficar de olho em sua caixa de emails.

      Abraços!

  5. Olá, fiz a inscrição para o encceja, mas não consegui realizar a prova.
    Já fiz o Enem 4 vezes e minhas notas sempre foram acima de 600, o que preciso fazer para conseguir o certificado de ensino médio?

    • Olá Getúlio,

      Se você fez o Enem de 2009 a 2016 e tinha mais de 18 anos, valem as notas que tirou nessa época
      Normalmente, para passar você precisa ter tirado acima de 450 pontos em cada eixo e acima de 500 pontos na Redação
      Se esse é seu caso, sugiro que procure a Instituição Certificadora da sua cidade (que escolheu no momento da inscrição) com a sua sua nota em mãos e seus documentos pessoais para fazer o requerimento e obter seu certificado.
      Caso tenha mais dúvidas, envie um email para [email protected].

      Abraços!

  6. ola sou bruna acabei de faer 18 anos e ainda tou no final do ensino fudametal, quero muito termina agora quer0o saber sei tei como eu fazer o curso

    POIS NAO TEILHO TEMO PORQUE TELHO TRABALHO E CUIDO DO MEU PAI QUE ESTA DOETE

    • Olá Bruna, tudo bem?

      Parabéns pela decisão de terminar seus estudos.
      No seu caso, o nosso supletivo online vai ser a melhor opção.
      Para saber mais sobre o curso e se matricular, acesse esse link: https://goo.gl/FutYHZ

      Abraços e bons estudos!

    • Olá Dulcineia,

      Acreditamos que em breve, já que o resultado do Encceja 2017 sai na próxima segunda-feira, dia 05 de fevereiro.
      É só ficar ligada aqui no blog que avisaremos das novidades.

      Abraços.

Comments are closed.