Início Destaque É possível alterar o local para retirar meu certificado Encceja 2019?

É possível alterar o local para retirar meu certificado Encceja 2019?

0
certificado encceja 2019
É possível alterar o local para retirar meu certificado Encceja 2019?
4.1 (82.86%) 7 vote[s]

O Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) 2019 terá os resultados divulgados somente no mês de dezembro, todavia, muitos participantes já estão indagando sobre a possibilidade de alteração do local para retirar o certificado. 

Quer saber mais sobre isso? Então não deixe de ler até o final. 

Mas antes, se inscreva no formulário abaixo e receba tudo sobre o Encceja em primeira mão. 



É comum que uma parcela de candidatos que fizeram o Encceja tenham dificuldades no momento de retirar o certificado, por não estarem mais na cidade onde marcaram no momento da inscrição.

Bem como, por outros motivos que os impeçam de retirar o certificado no local indicado no início. 

É possível alterar o local? 

De antemão, podemos dizer que não existe essa possibilidade. Uma vez que, o candidato escolhe a Secretaria de Educação ou Instituto Federal (que irá certificá-lo posteriormente), durante o próprio período de inscrição. Dessa maneira, o único período disponível para a alteração, seria durante as datas de inscrição. 

O certificado do Encceja Nacional é emitido pelos Institutos Federais e Secretarias de Educação associados ao INEP.

Já no caso do Encceja Exterior, o certificado é enviado para o Ministério das Relações Exteriores, e após isso, é encaminhado para as embaixadas e consulados no Brasil nos países que recebem o exame. 

Resultado e gabarito Encceja 2019 

Antes mesmo dos participantes conseguirem o certificado, o INEP disponibilizará o Gabarito Oficial e o Resultado individual das notas do Exame de 2019. 

Confira aqui as datas e como acessar o resultado oficial do Encceja 2019. 👈

Provas Encceja 2019 

As provas foram divididas em dois turnos. Dessa maneira, os candidatos que aplicaram para concluir o Ensino Fundamental, pela manhã, responderam perguntas sobre ciências naturais e matemática; no período da tarde, foram itens voltados à língua portuguesa, língua estrangeira moderna, artes, educação física, história e geografia e redação.

Já os candidatos que aplicaram para o Ensino Médio, realizaram as provas de ciências da natureza e suas tecnologias e à matemática e suas tecnologias pela manhã. Bem como, na parte da tarde, realizaram o eixo de linguagens, códigos e suas tecnologias, redação e ciências humanas e suas tecnologias.

Gostou das informações? Compartilhe com quem também fez o Encceja 2019.