dia da prova encceja

Estamos na reta final da prova do Encceja 2018, que acontece nesse dia 5 de Agosto, em todo o Brasil. O dia da prova do Encceja é a chance de milhares de brasileiros terminarem seus estudos e darem o grande salto em busca de seus objetivos. Concurso, faculdade, emprego, enfim, tudo isso estará ao seu alcance com o certificado em mãos!

Esse não é um momento para ansiedade, e sim para manter a calma e confiar no conteúdo estudado. É hora também de se planejar para não se perder quanto ao local, horário, eixos da prova, qual documentação levar e muito mais.

Por isso, reunimos as principais dúvidas que recebemos e respondemos cada uma delas. Confira.

 

Onde vou fazer a prova?

Para saber o local exato, basta entrar na página do participante e todos os dados estarão no seu cartão de confirmação.

Posso alterar meu local de prova?

Não. A cidade para a realização da prova foi escolhida pelo candidato no momento da inscrição e o local exato foi definido pelo Inep.

Não me inscrevi para os 4 eixos. Como faço?

Você pode fazer os eixos para os quais se inscreveu. Caso passe, já os elimina e só faz os que faltaram na próxima prova do Encceja.

Me inscrevi para o fundamental, posso mudar para o Médio?

Não. O que vale é o que foi informado no momento da sua inscrição.

Qual é o horário da prova?

As provas seguem o horário de Brasília. Pela manhã, os portões ficam abertos das 8h00-8h45 e a prova vai das 9h às 13h. À tarde, os portões ficam abertos das 14h30-15h15 e a prova vai das 15h30 às 20h30.

Quantas questões tem a prova?

Cada eixo conta com 30 questões. Já a prova de Linguagens contém a redação, além das 30 questões.

Quantas questões tenho que acertar?

Em média, 12 questões fáceis e médias são suficientes, com base na teoria de resposta ao item.

Não farei todas as provas. Que horas devo ir?

Se você vai fazer a prova de Ciências da Natureza e/ou Matemática, vá na parte da manhã. Se você vai fazer as provas de de Ciências Humanas e Linguagens (e Redação), vá na parte de tarde. Mesmo que você não vá fazer as duas provas do período, o horário de entrada é o mesmo para todos os participantes.

Se eu não for fazer a prova, o que acontece?

Se você faltar, ficará sem nota e com o status de ausente. Caso você queira tentar a prova ano que vem, terá que pagar uma taxa (o valor da taxa será divulgado futuramente).

O que devo levar no dia da prova Encceja?

Documento oficial com foto (como identidade, carteira de motorista, carteira de trabalho ou passaporte) e duas canetas pretas de tubo transparente (tipo “Bic”).

Posso levar lápis e borracha?

De acordo como edital, não. Somente é permitido usar caneta preta de tubo transparente. É recomendado que leve duas canetas, caso uma falhe.

Devo levar o cartão de confirmação?

Não é obrigatório, mas é importante levar sim. Pense que nele estão todas as informações do local e sala onde você fará a prova. Caso não possa imprimir, pelo menos tire uma foto ou cópia da tela (print) e coloque no celular.

Onde está meu cartão de confirmação?

Você encontra seu cartão de confirmação na página do participante Inep. Basta fazer login com seu CPF e senha que você já poderá vê-lo.

O que é declaração de comparecimento? Pra que serve?

Caso você precise trabalhar no dia da prova, pode apresentar a declaração de comparecimento para seu empregador como justificativa de falta. Basta entrar na página do participante Inep e procurar no menu esquerdo. Abra, imprima o documento e leve para o fiscal de sala assinar.

Com que roupa devo ir?

O edital não fala sobre isso, mas é bom manter o bom senso. Evite camisetas de time ou partidos políticos e roupas curtas e decotadas. Pense que está indo fazer uma prova e é um momento de seriedade.

Posso levar bolsa ou mochila?

Pode sim, mas alguns fiscais de prova podem pedir para que as bolsas e mochilas sejam colocadas na parte da frente da sala de aula, distante do candidato.

Posso levar meu celular? E relógio?

Sim, pode. Porém, esse e todos os objetos que levar serão guardados em um envelope porta-objetos e deverá ser colocado embaixo da sua carteira. Apenas ficarão em cima da sua carteira as duas canetas pretas e seu documento com foto.

Como sei que horas são durante a prova se vou estar sem relógio?

O tempo é marcado em um quadro pelo fiscal de prova para que todos os participantes possam ver.

Posso comer algo durante a prova?

Sim. Porém, é recomendado que faça refeições leves para se sentir mais disposto para fazer a prova.

Vai ter rascunho para a Redação?

Sim. Você pode usar o rascunho à vontade, mas tome cuidado na hora de passar a limpo para a folha definitiva.

Como faço minhas anotações?

Você pode fazer todas as suas anotações, assim como os cálculos de matemática, no próprio caderno de prova. O que será levado em conta é o cartão-resposta.

Posso conversar com outros candidatos durante a prova?

Não. Caso você tente conversar com outro participante, ambos podem ser desclassificados.

Posso sair da sala enquanto estou fazendo a prova?

Pode. É preciso levantar a mão e esperar que o fiscal te acompanhe até o banheiro ou para beber água. Isso só poderá acontecer após uma hora de prova.

Assim que eu terminar a prova, já posso sair?

Tanto de manhã quanto à tarde, você pode sair da sala de prova assim que terminar. Porém, o tempo mínimo para entregar a prova é uma hora após o início dela.

Posso levar a prova embora?

Não. E caso insista em fazer, corre o risco de ser eliminado.

Se eu não for bem na redação, o que acontece?

Caso você não consiga a pontuação mínima na Redação (5 pontos ou mais), você será reprovado no eixo de Linguagens, pois ele engloba as questões do eixo e a redação.

Quando sai o gabarito? Onde posso ver?

De acordo com o edital, até 10 dias úteis depois da prova, ou seja, no dia 17 de agosto.

Quando sai o resultado? Onde vejo?

Segundo o Inep, há uma possibilidade de o resultado sair ainda em outubro. Porém, a informação oficial é que será divulgado ainda este ano.

Passei. E agora?

Você deve levar o resultado até a instituição certificadora que você selecionou no momento da inscrição. Se você tem notas do Enem de edições anteriores ou concluiu algum eixo por matérias em EJA, leve todos os documentos junto com as notas do Encceja.

Quanto tempo demora para sair o certificado?

Esta informação poderá ser fornecida pela instituição certificadora. O ideal é entrar em contato para ver como funciona.

Perdi meu documento. O que faço?

O participante poderá fazer a prova desde que apresente o Boletim de Ocorrência expedido há, no máximo, 90 (noventa) dias antes do exame.

Preparamos um artigo com dicas para você se preparar bem para o dia da prova, que você pode conferir aqui. Falta muito pouco para o dia da prova. Prepare-se com conteúdos que tem grandes chances de cair.