Início Destaque Saiu a data do Encceja 2019

Saiu a data do Encceja 2019

0
data do encceja
Saiu a data do Encceja 2019
4.8 (95.79%) 19 vote[s]

Você quer fazer o Encceja 2019? A data da prova acabou de ser confirmada pelo Inep e acontecerá no dia 25 de Agosto de 2019. Já as inscrições vão acontecer entre 20 e 31 de Maio, tanto para o Ensino Fundamental quanto para o Médio. É importante ficar atento quando as inscrições abrirem e, depois, ao dia e horário da prova para não perder a sua chance de concluir o Ensino Médio. Afinal, você vai passar alguns meses se preparando para esse momento. Se você perdeu o período de inscrição em 2018, fique atento às orientações para participar do Encceja na data certa em 2019.

Neste post, trouxemos algumas dicas sobre o assunto para você não perder a data do Encceja e saber como se planejar para o momento. Confira!

O que é o Encceja?

A sigla significa Exame para Certificação de Competências de Jovens e Adultos. O teste é gratuito e ajuda as pessoas a obterem o certificado de conclusão do Ensino Fundamental e Médio ao mesmo tempo.

Essa é a maneira mais rápida de terminar os estudos. A prova é indicada para quem não concluiu o ensino regular e quer ter a chance de crescer na carreira e mudar de vida. Lembre-se de que fazer a inscrição para o Encceja na data certa é fundamental para conseguir o certificado.   

Qual a data do Encceja 2019?

A prova do Encceja acontecerá no dia 25 de Agosto e as inscrições entre 20 e 31 de Maio. Na edição de 2018 (última realizada), a aplicação foi no dia 5 de Agosto (domingo).

Antes do dia da prova, é importante que você verifique o local de prova e pesquise como chegar lá. O teste normalmente começa às 9 horas da manhã. Esse é um dia muito importante, pois é quando você vai terminar os seus estudos. Por isso, é essencial se programar para chegar mais cedo para encontrar o seu lugar na sala.

É recomendável chegar pelo menos 40 minutos antes, pois você precisa informar seu nome e aguardar em uma fila para receber a indicação da sua carteira. Lembre-se de levar, pelo menos, duas canetas pretas de tubo transparente para conseguir concluir a prova do Encceja 2019.

Se você quer ser avisado(a) quando as inscrições do Encceja 2019 começarem, é só preencher o seu e-mail abaixo.


Como funciona a prova do Encceja?

Esse é um exame para comprovar os conhecimentos mínimos exigidos no Ensino Médio. Sabe qual é a parte boa? Você não precisa tirar a nota máxima. É claro, isso não significa que você pode responder apenas metade das perguntas. Afinal, é difícil ter certeza ali na hora se você acertou tudo. Por esse motivo, é importante responder as questões com tranquilidade e atenção e garantir ao máximo a chance de acerto.

A avaliação é composta por 4 provas objetivas. Esse é o modelo em que você tem algumas alternativas e precisa escolher a opção correta. Cada tema tem 30 questões e ainda existe uma redação. As provas objetivas têm o intuito de avaliar as principais áreas do conhecimento:

  • Ciências da Natureza e suas Tecnologias;
  • Ciências Humanas e suas Tecnologias;
  • Linguagens e Códigos e suas Tecnologias;
  • Matemática e suas Tecnologias.

As notas são calculadas conforme os erros e acertos do candidato. Isso significa que você precisa mostrar uma coerência no conhecimento e acertar questões fáceis e difíceis sobre o mesmo tema. Ao acertar apenas perguntas mais complexas, por exemplo, o sistema de avaliação entende que houve um “chute nas respostas” e não considera a pontuação.

O acerto mínimo necessário é de 100 pontos em cada área (o máximo é 180). Ainda tem a redação, lembra? Nela, é preciso ter uma nota mínima de 5 pontos (a máxima é 10). O conteúdo será corrigido por duas pessoas, sem que uma conheça a avaliação da outra.

O gabarito da prova objetiva será divulgado no site do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) até 10 dias úteis depois do exame.

O que esperar da edição de 2019

As inscrições para a prova do Encceja 2019 acontecem de 20 a 31 de Maio e o edital da prova com todos os detalhes está previsto para Abril. É muito importante ficar atento às notícias (e ao nosso site) para acompanhar as novidades detalhes e não perder o prazo. 

Agora que a data do Encceja 2019 já foi divulgada, você já pode começar a se preparar para terminar os seus estudos! Buscar a ajuda de professores dedicados para esse modelo de prova vai ajudá-lo a esclarecer as principais dúvidas para se sair bem no teste. 

Você pode pegar o seu certificado ainda este ano! Ele vai abrir portas que antes estavam fechadas pela falta do Ensino Médio. Siga em frente e conte com nossa equipe para te motivar e ajudar com conteúdos para ir bem.