Início Destaque Coronavírus: Encceja 2020 pode ser cancelado?

Coronavírus: Encceja 2020 pode ser cancelado?

0
Coronavírus: Encceja 2020 pode ser cancelado? O novo vírus chegou ao Brasil e tem mudado a rotina de muitos brasileiros.
Coronavírus: Encceja 2020 pode ser cancelado?
5 (100%) 2 vote[s]

Coronavírus: Encceja 2020 pode ser cancelado? O novo vírus chegou ao Brasil e tem mudado a rotina de muitos brasileiros. Mas e o Encceja, vai ser cancelado?

Os brasileiros que precisam terminar os estudos já estão aguardando as inscrições para o Encceja 2020 (Exame Nacional Para Certificação de Competências de Jovens e Adultos) e agora fica o medo, será que a prova vai acontecer, já que o coronavírus (Covid-19), chegou ao brasil?

Desde a última quarta-feira o vírus é considerado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como epidemia global. Na noite de ontem o Ministério da Saúde confirmou que já são 200 casos registrados do novo coronavírus (Sars-CoV-2) espalhados pelo Brasil.

De acordo com o secretário de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, Wanderson de Oliveira, “Não há uma regra única para todo o país. Cada região deve avaliar com as autoridades locais o que se deve fazer caso a caso. Neste momento, nós não temos o Brasil inteiro na mesma situação, por isso é importante analisar o cenário de casos e possíveis riscos”.

Coronavírus: Encceja 2020 pode ser cancelado?

A nossa aposta é que o Encceja não será cancelado, já que a prova normalmente é realizada em agosto e ainda existem vários meses para que a situação do vírus seja amenizada no país.

Acreditamos que o MEC e o INEP devem trabalhar da melhor maneira para realizar a prova da forma mais adequada, já que o Encceja é um projeto importante e sério. Por isso, órgãos de todo o país estão trabalhando para controlar a situação, antes que a contaminação aumente e prejudique a aplicação da prova.

No entanto, o Ministério da Educação (MEC) e INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) ainda não posicionaram-se. Então não temos resposta oficial se vai ter ou não a prova do Encceja.

Mas nós do Termine Seus Estudos estamos acompanhando o caso para te deixar bem informado. Portanto, no momento o que podemos fazer é continuar se preparando para fazer a prova do Encceja e focando em terminar os estudos em 2020, claro, também tendo cuidado e prevenindo-se contra o vírus.

Cadastre-se para receber informações sobre o Encceja 2020 gratuitamente:

Coronavírus: Encceja 2020 pode ser cancelado?

ANTES DE MAIS NADA, previna-se com essas dicas do Ministério da saúde:

Para evitar a proliferação do vírus, o Ministério da Saúde recomenda medidas básicas de higiene, como lavar bem as mãos (dedos, unhas, punho, palma e dorso) com água e sabão, e, de preferência, utilizar toalhas de papel para secá-las.

Além do sabão, outro produto indicado para higienizar as mãos é o álcool gel, que também serve para limpar objetos como telefones, teclados, cadeiras, maçanetas, etc. Para a limpeza doméstica recomenda-se a utilização dos produtos usuais, dando preferência para o uso da água sanitária (em uma solução de uma parte de água sanitária para 9 partes de água) para desinfetar superfícies.

Previna-se com essas dicas do Ministério da saúde:

Utilizar lenço descartável para higiene nasal é outra medida de prevenção importante. Deve-se cobrir o nariz e a boca com um lenço de papel quando espirrar ou tossir e jogá-lo no lixo. Também é necessário evitar tocar olhos, nariz e boca sem que as mãos estejam limpas.

Para a higienização das louças e roupas, recomenda-se a utilização de detergentes próprios para cada um dos casos. Destacando que é importante separar roupas e roupas de cama de pessoas infectadas para que seja feita a higienização à parte. Caso não haja a possibilidade de fazer a lavagem destas roupas imediatamente, a recomendação é que elas sejam armazenadas em sacos de lixo plástico até que seja possível lavar.

Além disso, as máscaras faciais descartáveis devem ser utilizadas por profissionais da saúde, cuidadores de idosos, mães que estão amamentando e pessoas diagnosticadas com o coronavírus. Também é importante que as pessoas comprem antecipadamente e tenham em suas residências medicamentos para a redução da febre, como ibuprofeno e paracetamol, controle da tosse, como xaropes e pastilhas, além de medicamentos de uso contínuo.

Produtos de higiene também devem ser comprados e armazenados como uma medida de prevenção. No caso das crianças, recomenda-se que os pais ou responsáveis, adquiram fraldas e outro produtos em uma maior quantidade para que se evite aglomerações em supermercados e farmácias.

Se inscreve no nosso Instagram, Facebook e Youtube. 

Portanto quer deixar seu comentário ou sugestão sobre o texto? Ou contar para a nossa equipe os assuntos que você gostaria de ler aqui no blog? Então encaminhe um e-mail para [email protected]

Com informações Ministério da Saúde e Istoé

DEIXE UMA RESPOSTA

Avalie*
Please enter your comment!
Please enter your name here