Início Encceja Conheça o Encceja: prova de certificação do ensino médio

Conheça o Encceja: prova de certificação do ensino médio

48
certificado do ensino médio
certificado do ensino médio

O Encceja (Exame Nacional para Certificação de Jovens e Adultos) é hoje a grande oportunidade que jovens e adultos têm de concluir os seus estudos. A prova de certificação do Ensino Médio é gratuita e quem for aprovado(a) nela recebe o certificado de conclusão. Para conseguir esse documento, a idade mínima é de 18 anos, que devem ser completados até a data de realização da prova.  

Sem dúvida, o Encceja é uma importante ferramenta que possibilita melhores empregos e a oportunidade de ingressar em uma faculdade ou concurso público.

Mas, o que é e como funciona a prova do Ensino Médio

O Encceja, feito especialmente para jovens e adultos, é a prova de certificação voltada para alunos que querem e precisam terminar o Ensino Médio. A prova normalmente acontece uma vez por ano e é aplicada em várias cidades do Brasil, assim como no exterior, para brasileiros que vivem lá.

O Encceja avalia 4 áreas do conhecimento: Linguagens (Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna, Artes e Educação Física) e Redação, Ciências da Natureza (Química, Física e Biologia), Ciências Humanas (História, Geografia, Filosofia e Sociologia) e Matemática.

Quer saber mais sobre o Encceja? Então, cadastre seu e-mail no formulário abaixo e receba dicas valiosas sobre a prova.


Quem pode fazer a prova? Tem algum requisito?

Para fazer a prova do Ensino Médio, a principal exigência é ser maior de 18 anos, que devem ser completados até o dia de exame. Todos aqueles que não conseguiram terminar seus estudos podem fazer o Encceja. Até mesmo os brasileiros que vivem no exterior  conseguem fazer a prova, desde que se desloquem para a cidade onde ela será aplicada, dentro do país onde moram.

Que nota preciso tirar na prova para conseguir o certificado do Ensino Médio

O Encceja possui quatro provas objetivas com 30 questões de múltipla escolha e uma redação. O INEP (órgão responsável pela prova do Encceja) considera habilitado o candidato que atingir o mínimo de 100 pontos em cada um dos eixos. Assim como a nota mínima de 5 (cinco) pontos na Redação, cuja nota máxima é 10 (dez) pontos. O desempenho é calculado com base na Teoria de Resposta ao Item e o peso de cada questão pode variar de acordo com o desempenho geral dos outros candidatos.

Caso você seja aprovado(a) apenas em alguns eixos, não é preciso fazê-los de novo. Basta você refazer aqueles nos quais não conseguiu a nota necessária, se inscrevendo novamente no Encceja e escolhendo apenas esses eixos.

Como posso estudar para a prova de certificação do Ensino Médio?

Se seu objetivo é tentar a prova de certificação do Ensino Médio, é importante que escolha a forma mais adequada para estudar.

Caso opte por estudar sozinho(a), é importante saber das desvantagens. Uma delas é que não haverá um professor para te motivar e ajudar, caso tenha dúvidas (o que é muito comum acontecer). Também é mais difícil e demorado conseguir reunir bons materiais.

Agora, se você escolher estudar com a ajuda de um curso, pode optar pelo presencial ou online. Caso escolha fazer um curso online, você estuda na hora e lugar mais adequados para você. E o melhor: com conteúdos que tem grandes chances de cair na prova! Além, claro, dos tutores que te ajudam com suas questões. Seja qual for sua escolha, é importante tomar cuidado para escolher um curso confiável e fugir de falsificações.

48 COMENTÁRIOS

  1. Mt bom esse incentivo para aqueles q por algum motivo não conseguiu concluir seus estudos, parabéns!

    • Olá Eleni, tudo bem?

      Para saber mais sobre nosso projeto, acesse esse link: https://goo.gl/FutYHZ
      As aulas começam em breve e você pode estudar online, dedicando cerca de 15 minutos por dia.

      Abraços!

  2. Acho muito legal o enceja goastRia que as provas fossem mais ou menos em junho para resultado sair antes das escricoes do enem pra poderem entrar na faculdade do proximo ano se não dai vão ter que esperar mais um ano obrigada é só uma sugestão

  3. desejo concluir o ensino médio,estarei aguardando mais informações sobre início das aulas..

  4. eu ja fiz varias materias no exames de massa e telecurso.ficou faltando so quimica e matematica.as que eu fiz pode contar como aprovada e eu fazer as que falta?

  5. Eu gostaria de fazer o supletivo com Vcs para conquistar meu ensino médio existe a possibilidade?

  6. Moro em Belford Roxo RJ fiz até a sétima série quero terminar meus estudos quando começa as aulas já me inscrevi

  7. Eu moro no conjunto Jardim em nossa senhora do socorro sergipe não fiz o 2grau só estudei até 8 serie como faco pra terminar o ensino superior

  8. Olá tudo bem. Eu parei meus estudos na oitava série, pelo que eu entendi eu posso terminar o segundo grau este ano? Att, Rodrigo

  9. Estou muito feliz em saber q vou poder terminar meus estudos e ter a oportunidade de fazer uma faculdade

  10. Eu moro no Rio de Janeiro e gostaria de fazer o Encceja. Eu sei ler minha maior dificuldade é escrever e eu não tenho tempo para frequentar a sala de aula

  11. Quando vai ser a data da inscrição , local e horario para se inscrever , desde de já agradeço.

  12. Cómo posso obter material pra estudar e quanto é o valor do curso. Também gostaria saber se o curso é totalmente online. Obrigado.

    (5/5)
  13. GENTE, ACESSEM O SITE DO Centro Educacional Interação!!! Lá tem o melhor e mais em conta (AMEI MUITO) plano pra conclusão do 1° e 2° grau. O Certificado é válido (reconhecido pelo MEC) e o material de estudos fornecido é sensacional!

    (5/5)
  14. Amei o site! Resumido e completo. Fácil pra entender e discernir as diferenças das siglas. Atualmente as pessoas estão caindo facilmente nesses golpes de pirataria de diplomas.

    (5/5)
  15. Essa prova do enceja é muito boa pra quem não terminou os estudos, chegou a chance.

    (5/5)

DEIXE UMA RESPOSTA

Avalie*
Please enter your comment!
Please enter your name here