Conheça o Encceja: prova de certificação do ensino médio

4

O Encceja (Exame Nacional para Certificação de Jovens e Adultos) é hoje a grande oportunidade que jovens e adultos têm de concluir os seus estudos. A prova é gratuita e quem for aprovado(a) nela recebe o certificado de conclusão do Ensino Médio. Para conseguir esse documento, a idade mínima é de 18 anos, que devem ser completados até a data de realização da prova.  

Sem dúvida, o Encceja é uma importante ferramenta que possibilita melhores empregos e a oportunidade de ingressar em uma faculdade ou concurso público.

O que é e como funciona a prova do Ensino Médio

O Encceja, feito especialmente para jovens e adultos, é a prova de certificação voltada para alunos que querem e precisam terminar o Ensino Médio. A prova normalmente acontece uma vez por ano e é aplicada em várias cidades do Brasil, assim como no exterior, para brasileiros que vivem lá.

O Encceja avalia 4 áreas do conhecimento: Linguagens (Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna, Artes e Educação Física) e Redação, Ciências da Natureza (Química, Física e Biologia), Ciências Humanas (História, Geografia, Filosofia e Sociologia) e Matemática.

Quem pode fazer a prova do Ensino Médio? Tem algum requisito?

Para fazer a prova do Ensino Médio, a principal exigência é ser maior de 18 anos, que devem ser completados até o dia de exame. Todos aqueles que não conseguiram terminar seus estudos podem fazer o Encceja. Até mesmo os brasileiros que vivem no exterior  conseguem fazer a prova, desde que se desloquem para a cidade onde ela será aplicada, dentro do país onde moram.

Que nota preciso tirar na prova para conseguir o certificado do Ensino Médio

O Encceja possui quatro provas objetivas com 30 questões de múltipla escolha e uma redação. O INEP (órgão responsável pela prova do Encceja) considera habilitado o candidato que atingir o mínimo de 100 pontos em cada um dos eixos. Assim como a nota mínima de 5 (cinco) pontos na Redação, cuja nota máxima é 10 (dez) pontos. O desempenho é calculado com base na Teoria de Resposta ao Item e o peso de cada questão pode variar de acordo com o desempenho geral dos outros candidatos.

Caso você seja aprovado(a) apenas em alguns eixos, não é preciso fazê-los de novo. Basta você refazer aqueles nos quais não conseguiu a nota necessária, se inscrevendo novamente no Encceja e escolhendo apenas esses eixos.

Como posso estudar para a prova de ensino médio do Encceja?

Se seu objetivo é tentar a prova de certificação do Ensino Médio, é importante que escolha a forma mais adequada para estudar.

Caso opte por estudar sozinho(a), é importante saber das desvantagens. Uma delas é que não haverá um professor para te motivar e ajudar, caso tenha dúvidas (o que é muito comum acontecer). Também é mais difícil e demorado conseguir reunir bons materiais.

Agora, se você escolher estudar com a ajuda de um curso, pode optar pelo presencial ou online. Caso escolha fazer um curso online, você estuda na hora e lugar mais adequados para você. E o melhor: com conteúdos que tem grandes chances de cair na prova! Além, claro, dos tutores que te ajudam com suas questões. Seja qual for sua escolha, é importante tomar cuidado para escolher um curso confiável e fugir de falsificações.


Comentários do Facebook

4 COMENTÁRIOS

    • Olá Eleni, tudo bem?

      Para saber mais sobre nosso projeto, acesse esse link: https://goo.gl/FutYHZ
      As aulas começam em breve e você pode estudar online, dedicando cerca de 15 minutos por dia.

      Abraços!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

5 × um =