prova de supletivo

A principal prova de supletivo hoje no Brasil é o Encceja (Exame Nacional para Certificação de Jovens e Adultos), que vem sendo a forma preferida, além de uma das mais seguras e simples, de tirar o certificado do Ensino Médio. Ela substituiu o exame do Enem em 2017 e tem o objetivo de facilitar a vida de jovens e adultos, pois é específica para o supletivo.

O que é e como funciona o Encceja?

O Encceja é a prova de certificação voltada para jovens e adultos que querem terminar o Ensino Médio. O exame é aplicado em várias cidades do Brasil, assim como para brasileiros que moram no exterior. O exame avalia 4 áreas do conhecimento: Linguagens (Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna, Artes e Educação Física) e Redação, Ciências da Natureza (Química, Física e Biologia), Ciências Humanas (História, Geografia, Filosofia e Sociologia) e Matemática.

A volta do Encceja em 2017 foi uma grande novidade para quem queria tirar o certificado do Ensino Médio. Nos anos anteriores, os alunos deveriam fazer o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). Entre as principais mudanças na prova do supletivo, está o número de questões: o Encceja trouxe o total de 120 questões contra 180 do Enem. Além disso, o conteúdo do exame estava mais fácil, pois é uma prova específica para supletivo. É importante lembrar que a nota do Enem ainda é válida para o certificado parcial, desde que a prova tenha sido realizada antes de 2016.

Quem pode fazer a prova de supletivo em 2018

Quem pretende fazer a prova do supletivo para o Ensino Médio em 2018, deve ser maior de 18 anos, ou completar essa idade até o dia de exame, que será dia 5 de Agosto. Caso você não tenha terminado o Ensino Fundamental e tenha mais de 18 anos também pode fazer a prova – e conseguir o certificado do Ensino Fundamental e Médio de uma só vez.

As inscrições para o exame são gratuitas e feitas por meio do site oficial do Encceja. Durante o cadastro, você pode escolher a cidade onde deseja fazer a prova.

Quais são as expectativas para a prova de supletivo em 2018

Os detalhes do Encceja 2018 já foram divulgados e a prova do supletivo continuará parecida com o formato de 2017, além de também ser gratuita.

A aprovação continuará acontecendo por eixos. Assim, caso você passe em algumas áreas, ganha uma “declaração de proficiência” e não precisará fazer o teste das mesmas matérias. Na próxima edição da prova, as disciplinas que já tiveram pontuação necessária serão eliminadas automaticamente e você só fará a prova das áreas que ficaram pendentes.

Fizemos um artigo completo sobre o Encceja 2018 e as principais dúvidas. Se você quer conferir mais detalhes, clique aqui.


Comentários do Facebook

16 COMENTÁRIOS

    • Olá Zuleika.

      Ainda não há data oficial para o Encceja 2018, mas vamos informar assim que houver. Cadastre-se nesse link para ficar por dentro de todas as novidades da prova em primeira mão: https://goo.gl/6C5P3y

      Abraço

  1. Me inscrevi no ano passado ,mas ao decorrer do tempo até q chegasse a prova não consegui me preparar como deveria ,e simplesmente coloquei na cabeça q eu não seria capaz de fazer a prova ,pois não estava preparada o suficiente..enfim nomdia da prova nso tive coragem de ir fazer. Me arrependo muito por não ter feito.Esse ano irei me inscrever e fazer a prova e espero me preparar bem com a ajuda de vcs…obs: desabafo!

    • Olá Fátima,

      Parabéns pela decisão de terminar seus estudos. Temos tanto o curso online quanto o presencial. Por favor, acesse esse site: https://ensinomediofacil.com.br/ e faça sua pré-matrícula para garantir sua vaga e ter mais informações sobre o curso.

      Abraço!

  2. Preciso termimar o ensino medio falta apenas o terceiro ano.

    • Olá Ana Cristina,

      Por meio do Termine Seus Estudos, você termina o Ensino Médio em menos de um ano de uma forma fácil e segura.
      Conheça nosso projeto, podemos te ajudar. Acesse: https://goo.gl/5UXXo6

      Abraços!

  3. Preciso terminar os meus es Tudor para eu pó der trabalhá.

    • Olá Ana Cristina.

      Parabéns pela importante decisão de terminar seus estudos.
      Conheça o nosso projeto, podemos te ajudar. As matrículas estão abertas. Acesse: https://goo.gl/5UXXo6.

      Abraço!

  4. Quero saber quanto fica pra terminar o fundamental e o médio

    • Olá Rosimeire,

      Parabéns pela decisão de terminar seus estudos.
      Nossa gerente de relacionamento vai entrar em contato por email para te passar as informações, ok?

      Abraços!

  5. Preciso muito terminar meus detidos por causa do meu trabalho
    Conclui o fundamental é começa a concluí o ensino médio… urgente
    Por favor qdo começa às inscrições para a prova do enceja
    Obrigada..

    • Olá Eliana,

      Ainda não há data oficial para o Encceja 2018, mas vamos informar assim que houver. Cadastre-se nesse link para ficar por dentro de todas as novidades do Encceja 2018 em primeira mão: https://goo.gl/zGZqv3.
      Conheça nosso projeto, podemos te ajudar: https://goo.gl/FutYHZ.

      Abraços!

    • Olá Wedja,

      Ainda não há data oficial para as inscrições do Encceja 2018, mas fique ligado aqui no blog que informaremos assim que abrir, ok?
      Conheça nosso projeto, podemos te ajudar: https://goo.gl/FutYHZ

      Abraços!

    • Olá Leandro, tudo bem?

      As inscrições do Encceja 2018 ainda não abriram. Mas você pode ficar ligado aqui no blog que avisaremos em primeira mão assim que sair novidade.
      Conheça nosso projeto, podemos te ajudar. Cadastre-se para ser avisado de uma nova turma, acessando esse link: https://goo.gl/FutYHZ

Comments are closed.