como-sera-a-prova-de-supletivo-em-2018

A principal prova de supletivo hoje no Brasil é o Encceja (Exame Nacional para Certificação de Jovens e Adultos), que vem sendo a forma preferida, além de uma das mais seguras e simples, de tirar o certificado do Ensino Médio. Ela substituiu o exame do Enem em 2017 e tem o objetivo de facilitar a vida de jovens e adultos, pois é específica para o supletivo.

Os detalhes sobre a prova do supletivo Encceja 2018 ainda não foram informados, mas é possível saber como será sua base de acordo com a prova de 2017. Acompanhe nosso blog para saber das novidades.

O que é e como funciona o Encceja?

O Encceja é a prova de certificação voltada para jovens e adultos que querem terminar o Ensino Médio. A expectativa era de que a prova acontecesse duas vezes esse ano, mas em 2017 ela ainda aconteceu apenas uma vez. O Encceja foi aplicado em várias cidades do Brasil, assim como para brasileiros que moram no exterior. O exame avalia 4 áreas do conhecimento: Linguagens (Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna, Artes e Educação Física) e Redação, Ciências da Natureza (Química, Física e Biologia), Ciências Humanas (História, Geografia, Filosofia e Sociologia) e Matemática.

A volta do Encceja este ano foi uma grande novidade para quem queria tirar o certificado do Ensino Médio. Nos anos anteriores, os alunos deveriam fazer o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). Entre as principais mudanças na prova do supletivo, está o número de questões: o Encceja trouxe o total de 120 questões contra 180 do Enem. Além disso, o conteúdo do exame estava mais fácil, pois é uma prova específica para supletivo. É importante lembrar que a nota do Enem ainda é válida para o certificado parcial.

Quem pode fazer a prova de supletivo em 2018

Quem pretende fazer a prova do supletivo para o Ensino Médio em 2018, deve ser maior de 18 anos, ou completar essa idade até o dia de exame. A data está prevista para ser divulgada até metade do ano que vem. Caso você não tenha terminado o Ensino Fundamental e tenha mais de 18 anos também pode fazer a prova – e conseguir o certificado do Ensino Fundamental e Médio de uma só vez.

Normalmente, as inscrições para o exame são gratuitas e feitas por meio do site oficial do Encceja. Durante o cadastro, você pode escolher a cidade onde deseja fazer a prova.

Quais são as expectativas para a prova de supletivo em 2018

 Os detalhes do Encceja 2018 ainda não foram divulgados, mas a expectativa é de que a prova do supletivo continue parecida com o formato desse ano e  continue sendo gratuita em 2018. Também é esperado que o exame aconteça 2 vezes no ano que vem.

Provavelmente, a aprovação continuará acontecendo por eixos. Assim, caso você passe em algumas áreas, ganha uma “declaração de proficiência” e não precisará fazer o teste das mesmas matérias. Na próxima edição da prova, as disciplinas que já tiveram pontuação necessária serão eliminadas automaticamente e você só fará a prova das áreas que ficaram pendentes.

Quer receber mais informações sobre o Encceja 2018? Cadastre seu email no formulário abaixo e fique atento ao nosso blog que postaremos as novidades.

8 COMENTÁRIOS

    • Olá Zuleika.

      Ainda não há data oficial para o Encceja 2018, mas vamos informar assim que houver. Cadastre-se nesse link para ficar por dentro de todas as novidades da prova em primeira mão: https://goo.gl/6C5P3y

      Abraço

  1. Me inscrevi no ano passado ,mas ao decorrer do tempo até q chegasse a prova não consegui me preparar como deveria ,e simplesmente coloquei na cabeça q eu não seria capaz de fazer a prova ,pois não estava preparada o suficiente..enfim nomdia da prova nso tive coragem de ir fazer. Me arrependo muito por não ter feito.Esse ano irei me inscrever e fazer a prova e espero me preparar bem com a ajuda de vcs…obs: desabafo!

    • Olá Fátima,

      Parabéns pela decisão de terminar seus estudos. Temos tanto o curso online quanto o presencial. Por favor, acesse esse site: https://ensinomediofacil.com.br/ e faça sua pré-matrícula para garantir sua vaga e ter mais informações sobre o curso.

      Abraço!

    • Olá Ana Cristina,

      Por meio do Termine Seus Estudos, você termina o Ensino Médio em menos de um ano de uma forma fácil e segura.
      Conheça nosso projeto, podemos te ajudar. Acesse: https://goo.gl/5UXXo6

      Abraços!

    • Olá Ana Cristina.

      Parabéns pela importante decisão de terminar seus estudos.
      Conheça o nosso projeto, podemos te ajudar. As matrículas estão abertas. Acesse: https://goo.gl/5UXXo6.

      Abraço!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here