Depois de muita ansiedade, é hora de conferir o resultado do Encceja. Caso você tenha obtido mais de 100 pontos em cada um dos eixos e nota maior ou igual a cinco (5) na Redação, já pode comemorar, pois passou e pode pedir o seu certificado. Agora, caso só tenha alcançado essa nota em alguns eixos, você poderá pedir a declaração de proficiência de cada um, que equivale a um “certificado parcial”.

O Termine Seus Estudos entrou em contato com as principais Secretarias de Educação e te dá esse passo a passo para garantir o seu certificado do Ensino Médio. Porém, é bom ficar atento porque sua Instituição Certificadora pode trabalhar de outra forma e pedir algum documento que não citamos no texto, por exemplo. Isso porque o Ministério da Educação dá autonomia para cada instituição definir os processos e prazos.

Confira:

Passo 1: Reúna os documentos necessários

Após a divulgação do resultado do Encceja 2017, é hora de reunir os documentos necessários para obter o certificado do Ensino Médio. Confira quais são eles:

Passo 2: Vá até sua Instituição Certificadora

O Encceja foi aplicado pelo Inep, mas a emissão dos certificados (tanto normal quanto o parcial) é de responsabilidade das Secretarias Estaduais de Educação e Institutos Federais de Educação.  

Com os documentos em mãos, você deverá ir até a Instituição Certificadora que escolheu no momento da sua inscrição no Encceja. Lá, você  irá preencher um requerimento de solicitação do certificado, que será fornecido na hora para você e entregar junto com os documentos.

O atendente te dará um protocolo do pedido, que comprova que você deu entrada no seu certificado. Normalmente, esse protocolo é aceito como prova de que você concluiu o Ensino Médio, caso queira se matricular em algum curso superior ou técnico. Mas é bom ficar atento, pois algumas instituições de ensino podem não aceitar o documento. Sugerimos que verifique qual é o seu caso.

Fizemos um texto falando com detalhes sobre onde pegar o seu certificado. Para ler, clique AQUI. 

Passo 3: Busque o certificado no prazo fornecido

Assim que chegar a data comunicada, o candidato deve comparecer na Instituição Certificadora com o protocolo de pedido do certificado em mãos para poder retirar seu diploma.

Nos anos anteriores, o tempo médio de espera do certificado era de 45 a 60 dias. Este ano, a previsão é que o prazo se mantenha, mas é importante verificar qual é o caso da sua instituição. Ela poderá emitir o diploma em tempo diferente do que estamos citando no texto.

Não passei em todos os eixos. Como faço?

Os participantes que obtiveram nota mínima em apenas alguns eixos do Encceja 2017 também devem procurar a Secretaria Estadual ou o Instituto Federal escolhido no momento de sua inscrição. Lá, podem solicitar a declaração parcial de proficiência e ficarem liberados de fazer as mesmas matérias na próxima edição da prova. Quer saber mais sobre esse assunto? Fizemos um artigo detalhado sobre o certificado parcial, basta clicar AQUI para acessar.

Lembrando que aqueles que passaram no Encceja 2017 farão o Enem 2018 de graça! Com certeza, uma ótima notícia para quem quer fazer faculdade.

Gostou dessas dicas? Estudou com a gente? Então não deixe de clicar em  “compartilhar”. Vamos ajudar mais pessoas a concluírem o Ensino Médio.   

Comentários do Facebook

2 COMENTÁRIOS

  1. Quem não passou em alguns eixos pode fazer eja pra completar os que não passou?

    • Olá Lais,

      Pode sim, mas não recomendamos, já que demora mais tempo.
      Nesse caso, recomendamos que faça o Encceja novamente e selecione apenas os eixos que faltaram.
      Caso queira se preparar para a prova com a gente, temos ótimos professores, que explicam de forma fácil e direta.
      Clique aqui para se cadastrar e saber mais: https://goo.gl/Bq6UFd.
      Abraços.

Comments are closed.