Início Destaque Certificado do Encceja 2019: como pegar passo a passo

Certificado do Encceja 2019: como pegar passo a passo

2
Certificado Encceja
Certificado Encceja
Certificado do Encceja 2019: como pegar passo a passo
4.9 (97.04%) 27 vote[s]

Agora vou te guiar passo a passo para você conseguir pegar o seu certificado do Encceja 2019. O resultado do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos 2019 (Encceja) foi divulgado pelo INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira). Então vamos lá…

1. Acesse a página do participante

Portanto a primeira coisa que você precisa fazer é acessar a página do participante. Caso não saiba o link, clique aqui e vamos te redirecionar para o site oficial.

Na imagem é possível ver como acessar a página do participante para quem fez o Encceja.

Depois de digitar o CPF e senha você deve responder o desafio, no caso da imagem acima o site pediu para selecionar a casa, ou seja, é só clicar na casa e depois em enviar que já vai entrar na página do participante.

Caso você tenha esquecido a senha fica tranquilo, é possível recuperar. Por isso você deve clicar em esqueci minha senha e seguir as instruções para a alteração da senha.

2. Veja a nota que tirou no Encceja

Quando acessar a página do participante na lateral esquerda vai ter a opção resultado e a prova que você fez, no caso, Encceja 2019. Então agora você precisa clicar em resultado Encceja 2019.

Imagem mostra como acessar o resultado do Encceja 2019.

3. Consigo o certificado do Encceja 2019 com as minhas notas?

Imagem que o participante vai ver quando acessar o resultado do Encceja.

A nota que você tirou vai determinar se você consegue pegar o certificado ou não. Para conseguir o certificado total de conclusão do Ensino Médio você precisa obter mais de 100 pontos em cada um dos eixos e nota maior ou igual a cinco (5) na Redação, se alcançou já pode comemorar. Pois passou e pode pedir o seu certificado do Encceja.

No entanto, caso só tenha alcançado essa nota em alguns eixos, você poderá pedir a declaração de proficiência de cada um que equivale a um “certificado parcial”. E no próximo ano pode fazer apenas os eixos que não alcançou a média.

Também é importante lembrar que se alcançar a nota mínima só em Redação ou só em Linguagens e Códigos e suas Tecnologias você vai precisar refazer os dois no próximo ano. É necessário conseguir nota mínima nos dois no mesmo exame para conseguir o certificado total.

4. Pegue o certificado do Encceja

Portanto o Termine Seus Estudos entrou em contato com as principais Secretarias de Educação e separou alguns documentos que normalmente são necessários para você conseguir o seu certificado.

Porém, é bom ficar atento porque cada Instituição Certificadora pode trabalhar do jeito que preferir e a sua pode pedir algum documento que não citamos no texto.

Isto acontece porque o Ministério da Educação dá autonomia para cada instituição definir os processos e prazos.

Por isso confira:

Passo 1: Reúna os documentos necessários

Após a divulgação do resultado, é hora de reunir os documentos necessários para obter o certificado do Encceja. Confira alguns:

Confirme com a sua unidade certificadora qual os documentos necessários.

Passo 2: Vá até sua Instituição Certificadora

O Encceja foi aplicado pelo Inep, mas a emissão dos certificados (tanto normal quanto o parcial) é de responsabilidade das Secretarias Estaduais de Educação e Institutos Federais de Educação.  

Por isso com os documentos em mãos, você deverá ir até a Instituição Certificadora que escolheu no momento da sua inscrição no Encceja. Indicamos que entre em contato por ligação antes, pois algumas unidades certificadoras disponibilizam o certificado online.

Caso não lembre qual é a sua unidade certificadora é possível ver no seu boletim, como no exemplo da foto abaixo:

Caso não seja online, vá até a unidade, lá você  irá preencher um requerimento de solicitação do certificado do Encceja, que será fornecido na hora para você e entregar junto com os documentos.

Então o atendente vai te dar um protocolo do pedido, que comprova que você deu entrada no seu certificado.

Normalmente, esse protocolo é aceito como prova de que você concluiu o Ensino Médio. 

Mas caso queira se matricular em algum curso superior ou técnico, é bom ficar atento.

Pois algumas instituições de ensino podem não aceitar o documento. Sugerimos que verifique qual é o seu caso. E na data certa, busque o certificado, vamos falar mais sobre no próximo tópico.

Então você não passou ou não fez o Encceja 2019 e quer saber novidades sobre a prova? Cadastre-se abaixo.

Passo 3: Busque o certificado do Encceja 2019 no prazo 

Assim que chegar a data comunicada para pegar o certificado, o candidato deve comparecer na Instituição Certificadora.

E deve levar o protocolo de pedido do certificado em mãos para poder retirar seu diploma.

Então, nos anos anteriores, o tempo médio de espera do certificado era de 45 a 60 dias. Este ano, a previsão é que o prazo se mantenha.

Mas é importante verificar qual é o caso da sua instituição. Ela poderá emitir o diploma em tempo diferente do que estamos citando no texto.

Não passei em todos os eixos. Como faço?

Os participantes que obtiveram nota mínima em apenas alguns eixos do Encceja 2019, também devem procurar a Secretaria Estadual ou o Instituto Federal escolhido no momento de sua inscrição.

Lá, podem solicitar a declaração parcial de proficiência e ficarem liberados de fazer as mesmas matérias na próxima edição da prova.

Então quer saber mais sobre esse assunto? Fizemos um artigo detalhado sobre o certificado parcial, basta clicar AQUI para acessar.

Quer deixar seu comentário ou sugestão sobre o texto? Ou contar para a nossa equipe os assuntos que você gostaria de ler aqui no blog? Então encaminhe um e-mail para [email protected]

2 COMENTÁRIOS

    • Olá Lais,

      Pode sim, mas não recomendamos, já que demora mais tempo.
      Nesse caso, recomendamos que faça o Encceja novamente e selecione apenas os eixos que faltaram.
      Caso queira se preparar para a prova com a gente, temos ótimos professores, que explicam de forma fácil e direta.
      Clique aqui para se cadastrar e saber mais: https://goo.gl/Bq6UFd.
      Abraços.

DEIXE UMA RESPOSTA

Avalie*
Please enter your comment!
Please enter your name here