Certificado de conclusão do Ensino Médio: como conseguir

2

Ao contrário dos anos anteriores, quem quiser tirar o certificado de conclusão do Ensino Médio precisa passar na prova do Encceja (Exame Nacional para Certificação de Jovens e Adultos), e não mais no Enem. A prova do Encceja foi feita exclusivamente para supletivos e se mostrou mais fácil do que a anterior, ou seja, mais vantajosa para os estudantes.

Nesse texto, falaremos sobre o Encceja: como funciona, quem pode fazer a prova e quantos pontos são necessários para conseguir o certificado de conclusão do ensino médio.

Como tirar o certificado de conclusão do Ensino Médio

Uma forma de obter o certificado do Ensino Médio é pelo EJA (Educação de Jovens e Adultos). Porém, o curso tem a desvantagem de ser presencial. Ou seja, exige frequentar as aulas todos os dias – o que faz muita gente desistir –  além de demorar mais tempo do que alguns supletivos online. Nessa modalidade, o aluno pode demorar até 4 anos para terminar o curso (principalmente se ainda não tiver terminado o Ensino Fundamental).

Outra opção para alunos que buscam o certificado de conclusão do ensino médio, e que muitas pessoas estão preferindo, é a certificação pelo Encceja. Ela é aplicada em várias cidades do Brasil e para brasileiros que vivem no exterior, e tem como objetivo garantir o direito de todos a um diploma do Ensino Médio. O exame avalia o conhecimento obtido não só no ambiente escolar, mas também familiar, no trabalho, enfim, na sociedade como um todo.

Considerando isso, é importante pesquisar e analisar qual é a melhor opção para você se preparar e obter o certificado.

Quem pode tentar o certificado pelo Encceja

Todas as pessoas que não terminaram os estudos na idade adequada podem fazer a prova do Encceja. Para conseguir o certificado do ensino médio, a idade mínima é de 18 anos, que devem ser completados até a data de realização da prova, ou seja, se a prova for aplicada no dia 09 de novembro, você deve completar 18 anos até esse dia. Importante destacar que brasileiros que vivem no exterior também podem fazer a prova, é só prestarem atenção em qual cidade será aplicada, levando em conta os países onde vivem.

Caso você não tenha concluído o Ensino Fundamental, não há problema: se você tem mais de 18 anos, pode fazer a prova do Encceja e conseguir o certificado de conclusão do Ensino Fundamental e Médio de uma só vez.

Quantos pontos fazer para pegar o certificado de conclusão do Ensino Médio

O Encceja possui quatro provas objetivas com 30 questões de múltipla escolha e uma redação. As área de conhecimento são divididas em:

  • Linguagens, Códigos e suas Tecnologias (Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna, Artes e Educação Física) e Redação;
  • Ciências da Natureza e suas Tecnologias (Química, Física e Biologia);
  • Ciências Humanas e suas Tecnologias (História, Geografia, Filosofia e Sociologia);
  • Matemática e suas Tecnologias.

O INEP (órgão responsável pela prova do Encceja) considera habilitado o candidato que atingir o mínimo de 100 pontos em cada um dos eixos. Assim como a nota mínima de 5 (cinco) pontos na Redação, cuja nota máxima é 10 (dez) pontos. O desempenho é calculado com base na Teoria de Resposta ao Item e o peso de cada questão pode variar de acordo com o desempenho geral dos outros candidatos.

Ah, e se você for aprovado(a) apenas em algumas áreas, não é preciso fazê-las de novo. Ou seja, na próxima prova do Encceja, você só se inscreve nas áreas que não obteve pontuação mínima.  

Com tudo isso, se você for aprovado(a) em todas as áreas da prova, é só ir buscar o seu certificado de conclusão do ensino médio na secretaria de educação ou instituto federal da cidade que você informou no momento da sua inscrição.

Fizemos um artigo completo sobre o Encceja 2018 e as principais dúvidas. Se você quer conferir mais detalhes, clique aqui.


2 COMENTÁRIOS

    • Olá Renan, tudo bem?

      Se você tem mais de 18 anos, não importa em qual série parou: poderá fazer a prova do Encceja para o Ensino Médio.
      Conheça nosso projeto, podemos te ajudar: https://goo.gl/FutYHZ

      Abraços!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here