Certificado parcial do Encceja 2019; não passei em tudo

Facebook
Twitter
LinkedIn

Se você não passou em todos os eixos deve estar se perguntando se pode pegar o certificado completo do Ensino Médio. A resposta é não, mas pode solicitar o certificado parcial do Encceja.

Antes de mais nada vou te explicar como funciona.

Isso acontece porque desde 2017 todos que quiserem ter o certificado completo de conclusão do Ensino Médio precisam passar em todos os eixos da prova do Encceja.

Porém ainda existem muitas dúvidas em relação ao certificado parcial do Ensino Médio:

  • O que fazer para utilizar os eixos que já completei?
  • Como pegar o meu certificado parcial do Encceja 2019?

Entre outras perguntas. Mas nesse texto, você poderá ler sobre as principais coisas que você precisa saber. Então calma e confira.

Passou apenas em alguns eixos? Portanto confira como solicitar seu certificado parcial do Encceja

Caso você tenha feito mais de 100 pontos em apenas alguns eixos do Encceja você pode solicitar o certificado parcial.

Lembrando que para passar no eixo de Linguagens, além de fazer mais de 100 pontos no eixo, você precisa de cinco (5) pontos ou mais na Redação.

Então você passou em alguns eixos? Portanto deverá entrar em contato com a Instituição Certificadora escolhida no momento da inscrição.

Diante disso, se a certificação for online, siga os passos indicados no sistema e caso seja presencial, vá até o local com os documentos solicitados pela instituição.

Atenção

Presencial ou online solicite seu Certificado Parcial ou Declaração Parcial de Proficiência com os documentos pedidos pela instituição.

Possivelmente, os documentos solicitados serão RG (original e cópia), CPF (original e cópia) e boletim do participante (tirar esse documento da página do participante – clique aqui para acessar).

Porém não é certeza que sejam esses documentos, porque cada Secretaria de Educação e Instituto Federal funcionam de formas diferentes.

Então com essa declaração parcial você fica liberado de fazer as mesmas matérias na próxima edição do Encceja.

Ou seja, poderá se inscrever apenas para os eixos que faltaram.

Mas fiz o Enem antes de 2016 e passei em alguns eixos, como utilizo meu certificado parcial?

Então você fez o ENEM entre 2009 e 2016 e eliminou alguns eixos?

Apenas se você fez mais de 450 pontos em cada eixo, poderá solicitar a declaração parcial de proficiência na unidade certificadora.

Portanto fica aqui uma observação: o eixo de Linguagens inclui a Redação e você precisa ter atingido 500 pontos ou mais nela para passar neste eixo.

Em outras palavras: se você atingiu a pontuação necessária na prova de Linguagens. Mas não conseguiu na redação, precisará fazer novamente tanto a prova de Linguagens quanto a Redação.

Então se você já tem esse certificado parcial pelo Enem, basta ir até a Instituição Certificadora do Encceja com os documentos necessários.

Porque lá você vai apresentá-lo, junto com o resultado dos eixos que passou e irá solicitar o certificado de conclusão do Ensino Médio.

Então, vai fazer o Encceja 2020? Sim, por isso cadastre-se abaixo para saber novidades da prova.

Mas já tenho certificado parcial pelo EJA. E agora?

Portanto se você já foi aprovado em algumas matérias pelo EJA, poderá solicitar o aproveitamento dessas para obter o certificado pelo Encceja.

Recomendamos que compareça à Unidade Certificadora do Encceja com os documentos pedidos e o histórico escolar das matérias que foi aprovado pelo EJA.

Mas atenção para o eixo de Humanas:

Porque o Encceja só vai considerar que passou caso você tenha sido aprovado em História, Geografia, Filosofia e Sociologia.

Ou seja, se você não passou em uma delas pelo EJA, terá que fazer esse eixo todo pelo Encceja.

Fique atento

Então agora você passou nos eixos que tinha reprovado? Por isso você deve pegar o seu certificado parcial, mais o boletim das notas deste ano, entre outros documentos necessários e solicitar o certificado de conclusão de Ensino Médio na Instituição Certificadora selecionada.

Quer saber mais detalhes sobre o certificado parcial?

Por isso o professor Tiago Dias, que possui mais de 7 anos de experiência em provas de certificação como o Encceja, fez um vídeo detalhado sobre o assunto (veja no início desta postagem). 

Se inscreva no nosso Instagram, Facebook e Youtube. 

Quer deixar seu comentário ou sugestão sobre o texto? Ou contar para a nossa equipe os assuntos que você gostaria de ler aqui no blog? Então encaminhe um e-mail para [email protected]

More to explorer

Desvendando a Redação do Encceja

Este artigo visa fornecer uma orientação detalhada sobre como escrever uma boa redação no Encceja, com técnicas eficazes e dicas práticas.

SIGA-NOS