Certificado do Ensino Médio: 4 passos para conseguir o seu

2
Conheça o Encceja: prova de certificação do ensino médio prova de certificação do ensino médio

Conforme temos falado no nosso canal no Youtube e nos posts do nosso blog, a forma mais segura e simples de tirar o certificado de conclusão do Ensino Médio é pelo exame do Encceja (Exame Nacional para Certificação de Jovens e Adultos). Normalmente, a prova acontece uma vez por ano e oferece inscrição gratuita.

Nesse texto, falaremos sobre como tirar o certificado do Ensino Médio em 4 passos simples. Confira.

Passo 1: Conheça o Encceja, exame para obter o certificado do Ensino Médio

Para alunos que buscam o certificado do Ensino Médio, a principal forma é pelo Encceja, prova feita especialmente para jovens e adultos. O exame é aplicado em várias cidades do Brasil e para brasileiros que vivem no exterior, e tem como objetivo garantir o direito de todos a um diploma do Ensino Médio. Normalmente, ele acontece uma vez por ano e oferece inscrição gratuita. Todas as pessoas que não terminaram os estudos na idade adequada podem fazer a prova, desde que tenham mais de 18 anos até o dia do exame.

Passo 2: Prepare-se para a prova de certificação

Se seu objetivo é conseguir o certificado do Ensino Médio, escolher a melhor forma de se preparar para a prova de certificação é essencial.

Caso escolha estudar sozinho(a), é importante saber que existem muitas desvantagens.  Uma delas é que se você tiver alguma dúvida ou se sentir desmotivado(a) – o que é muito normal acontecer – não haverá um professor que possa te auxiliar. Outra desvantagem é a dificuldade de organizar os conteúdos por conta própria e conseguir bons materiais, o que leva mais tempo. E tempo é um bem precioso, concorda?

Agora, se você optar por estudar com a ajuda de um curso, pode escolher entre presencial e online. Caso escolha fazer um curso online, você estuda na hora e lugar mais adequados. E o melhor: com conteúdos organizados e tutores para te ajudar nas suas dúvidas. Mas muito cuidado: é importante procurar por cursos confiáveis!

Passo 3: Inscreva-se no Encceja

O próximo passo para obter o certificado do Ensino Médio é se inscrever para a prova do Encceja. Mas atenção: se você ainda não tem 18 anos, deverá completar a idade até a data da prova. Caso não tenha concluído o Ensino Fundamental, não tem problema: você pode fazer a prova e conseguir o certificado de conclusão do Ensino Fundamental e Médio de uma só vez.

As inscrições para o exame são gratuitas e feitas por meio do site oficial do Encceja. Durante o cadastro, você pode escolher a cidade onde deseja fazer a prova.

Atenção! Fique ligado(a) em nosso blog que avisaremos assim que abrirem as inscrições para o Encceja.

Passo 4: Onde buscar o seu certificado do Ensino Médio

Com tudo isso, se você for aprovado(a) em todas as áreas da prova, é só ir buscar o seu certificado de conclusão do ensino médio na secretaria de educação ou instituto federal da cidade que você informou no momento da sua inscrição.

Fizemos um artigo completo sobre o Encceja 2018 e as principais dúvidas. Se você quer conferir mais detalhes, clique aqui.


2 COMENTÁRIOS

    • Olá Evaldo, tudo bem?

      Parabéns pela importante decisão de terminar seus estudos.
      Você está dando um passo decisivo em sua vida.
      Para saber como nosso projeto pode te ajudar, acesse: https://goo.gl/FutYHZ

      Abraços!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here