Início Destaque Certificado do Encceja 2019 passo a passo

Certificado do Encceja 2019 passo a passo

46
certificado do encceja 2019
Certificado Encceja

Agora vou te guiar passo a passo para você conseguir pegar o seu certificado do Encceja 2019. O resultado do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos 2019 (Encceja) foi divulgado pelo INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira). Então vamos lá…

1. Acesse a página do participante

Portanto a primeira coisa que você precisa fazer é acessar a página do participante. Caso não saiba o link, clique aqui e vamos te redirecionar para o site oficial.

Depois de digitar o CPF e senha você deve responder o desafio, no caso da imagem acima o site pediu para selecionar a casa, ou seja, é só clicar na casa e depois em enviar que já vai entrar na página do participante.

Caso você tenha esquecido a senha fica tranquilo, é possível recuperar. Por isso você deve clicar em esqueci minha senha e seguir as instruções para a alteração da senha.

2. Veja a nota que tirou no Encceja

Quando acessar a página do participante na lateral esquerda vai ter a opção resultado e a prova que você fez, no caso, Encceja 2019. Então agora você precisa clicar em resultado Encceja 2019.

3. Consigo o certificado do Encceja 2019 com as minhas notas?

Encceja 2019

A nota que você tirou vai determinar se você consegue pegar o certificado ou não. Para conseguir o certificado total de conclusão do Ensino Médio você precisa obter mais de 100 pontos em cada um dos eixos e nota maior ou igual a cinco (5) na Redação, se alcançou já pode comemorar. Pois passou e pode pedir o seu certificado do Encceja.

No entanto, caso só tenha alcançado essa nota em alguns eixos, você poderá pedir a declaração de proficiência de cada um que equivale a um “certificado parcial”. E no próximo ano pode fazer apenas os eixos que não alcançou a média.

Também é importante lembrar que se alcançar a nota mínima só em Redação ou só em Linguagens e Códigos e suas Tecnologias você vai precisar refazer os dois no próximo ano. É necessário conseguir nota mínima nos dois no mesmo exame para conseguir o certificado total.

4. Pegue o certificado do Encceja

Portanto o Termine Seus Estudos entrou em contato com as principais Secretarias de Educação e separou alguns documentos que normalmente são necessários para você conseguir o seu certificado.

Porém, é bom ficar atento porque cada Instituição Certificadora pode trabalhar do jeito que preferir e a sua pode pedir algum documento que não citamos no texto.

Isto acontece porque o Ministério da Educação dá autonomia para cada instituição definir os processos e prazos.

Por isso confira:

Passo 1: Reúna os documentos necessários

Após a divulgação do resultado, é hora de reunir os documentos necessários para obter o certificado do Encceja. Confira alguns:

Confirme com a sua unidade certificadora qual os documentos necessários.

Passo 2: Vá até sua Instituição Certificadora

O Encceja foi aplicado pelo Inep, mas a emissão dos certificados (tanto normal quanto o parcial) é de responsabilidade das Secretarias Estaduais de Educação e Institutos Federais de Educação.  

Por isso com os documentos em mãos, você deverá ir até a Instituição Certificadora que escolheu no momento da sua inscrição no Encceja. Indicamos que entre em contato por ligação antes, pois algumas unidades certificadoras disponibilizam o certificado online.

Caso não lembre qual é a sua unidade certificadora é possível ver no seu boletim, como no exemplo da foto abaixo:

encceja 2019

Caso não seja online, vá até a unidade, lá você  irá preencher um requerimento de solicitação do certificado do Encceja, que será fornecido na hora para você e entregar junto com os documentos.

Então o atendente vai te dar um protocolo do pedido, que comprova que você deu entrada no seu certificado.

Normalmente, esse protocolo é aceito como prova de que você concluiu o Ensino Médio. 

Mas caso queira se matricular em algum curso superior ou técnico, é bom ficar atento.

Pois algumas instituições de ensino podem não aceitar o documento. Sugerimos que verifique qual é o seu caso. E na data certa, busque o certificado, vamos falar mais sobre no próximo tópico.

Então você não passou ou não fez o Encceja 2019 e quer saber novidades sobre a prova? Cadastre-se abaixo.

Passo 3: Busque o certificado do Encceja 2019 no prazo 

Assim que chegar a data comunicada para pegar o certificado, o candidato deve comparecer na Instituição Certificadora.

E deve levar o protocolo de pedido do certificado em mãos para poder retirar seu diploma.

Então, nos anos anteriores, o tempo médio de espera do certificado era de 45 a 60 dias. Este ano, a previsão é que o prazo se mantenha.

Mas é importante verificar qual é o caso da sua instituição. Ela poderá emitir o diploma em tempo diferente do que estamos citando no texto.

Não passei em todos os eixos. Como faço?

Os participantes que obtiveram nota mínima em apenas alguns eixos do Encceja 2019, também devem procurar a Secretaria Estadual ou o Instituto Federal escolhido no momento de sua inscrição.

Lá, podem solicitar a declaração parcial de proficiência e ficarem liberados de fazer as mesmas matérias na próxima edição da prova.

Então quer saber mais sobre esse assunto? Fizemos um artigo detalhado sobre o certificado parcial, basta clicar AQUI para acessar.

Quer deixar seu comentário ou sugestão sobre o texto? Ou contar para a nossa equipe os assuntos que você gostaria de ler aqui no blog? Então encaminhe um e-mail para [email protected]

46 COMENTÁRIOS

  1. Quero agradecer a vcs , tudo que estudei ai praticamente caiu nas provas vcs são feras consegui por dois méritos, um de ter muita vontade de concluir o ensino médio e outro por escolher o lugar certa para estudar vcs estão de parabéns valeu 😘😘😘😘

  2. Olá Prof. Tiago, boa tarde!

    Muito obrigada pelos e-mails.
    Verifiquei o meu resultado ontem e estou aprovada. Agora recebi seu e-mail e tentei acessar a página para saber onde pegar o Certificado e está aparecendo página não encontrada.

    Grata,

    Edna

  3. Olá boa tarde ,fiz o encceja e passei 🙌🙌 mas gostaria de saber se já saiu os locais para pegar o certificado na região da Bahia ? Desde já agradeço

  4. tem q explicar que quem vai aproveitar nota do enem tem que solicitar declaração de proficiência dos dois tanto do enem quanto do encceja pra só dai solicitar o certificado

    • Olá Lais,

      Pode sim, mas não recomendamos, já que demora mais tempo.
      Nesse caso, recomendamos que faça o Encceja novamente e selecione apenas os eixos que faltaram.
      Caso queira se preparar para a prova com a gente, temos ótimos professores, que explicam de forma fácil e direta.
      Clique aqui para se cadastrar e saber mais: https://goo.gl/Bq6UFd.
      Abraços.

      • Eu não tenho O CPF em Documento,por que na época em que eu fiz minha identidade,o número do CPF já veio incluso na Própria..

        Há algum problema quanto a não ter o Documento específico??

        (4/5)
      • Eu fiz o encceja em 2017 e não passei em 1 matéria, agora em 2019 fiz a matéria que estava faltando, como faço para pegar o diploma?
        Tem como pegar fazendo assim ou eu tinha que ter a declaração parcial de proficiência?
        Tô em dúvida.

    • Era obrigatório ir na secretaria de educação caso vc não tenha passado em redação e se inscreveu pra fazer no ano seguinte e passou? Caso vc não tenha ido isso te prejudica na HR de tirar seu certificado?

    • Lais vc pode fazer o ceeja que é um supletivo a distância você vai na escola pega o material estuda e quando você estiver preparada você vai lá e faz a prova passando na prova eles te o diploma conclusão do segundo grau ensino médio só que você tem que ir lá com o certificado de proficiência parcial

  5. Boa noite, fiz as provas de ciências da natureza e suas tecnologia e ciencias humanas, acho que é isso, é obtive no total 266 pontos, isso para a conclusão do ensino médio, a pergunta é, eu consegui passar no exame?

  6. EU NÃO TENHO PALAVRAS PRA DEFINIR COMO VOCÊS DO TERMINE SEUS ESTUDOS FORAM DE AMPARO PARA MIM. DEIXEI OS ESTUDOS A 17 ANOS ATRÁS E SEMPRE TIVE MUITA VERGONHA DE NÃO TER CONCLUÍDO O ENSINO MÉDIO. ISSO ME FECHOU MUITAS BOAS OPORTUNIDADES DE TRABALHO. GRAÇAS AOS SEUS VÍDEOS AULAS E AS BOAS DICAS BEM COMO TAMBÉM A PREPARAÇÃO PSICOLÓGICA PARA PODER FAZER ESSA PROVA , ME AJUDARAM A DAR UM GRANDE PASSO PARA O MEU CRESCIMENTO. GRAÇAS A ESSE CERTIFICADO, VOU PODER APROVEITAR O ENEN DESSE ANO E BUSCAR O MEU SONHO DE PODER FAZER UMA FACULDADE DE DIREITO. MUUUUUITO OBRIGADA. LEVAREI VOCÊS NO MEU CORAÇÃO POR TODA A MINHA VIDA.

  7. ola fiz o enem em 2016 so faltou 2 materia pra fechar, ai eu fiz o encceja em 2017 e consegui fechar as ou materias que faltavam eu posso juntar as notas das duas provas?

  8. Eu passei!!! E quero agradecer de coração a todos da equipe “termine seus estudos”vcs foram demais.
    Muito obrigado pela força, que Deus abençoe grandemente a todos vcs, os vídeo aulas de vcs me ajudaram d+.

  9. Eu passei e fui a instituição onde escolhi pra fazer minha prova e eles não me entregaram o protocolo, ainda não tem nada sobre as provas…Eu estou triste pois me escrevi para vestibular dia 18/02 vcs podem me ajudar por favor. Obrigada

  10. Eu consegui passar! Agradeço muito às video aulas do Terminr seus esudos , com professres ótimos!
    Tenho uma dúvida, secpuderem me orientar, é qe qando fiz a inscrição coloquei que gostaria de receber pela Int Federal de Ciência ectecnol de SP – campus SP
    Mas quando fui vrr é na zona norte eceu moro na zona leste. Meio contramão. Será que tem como mudar para um lugar mais próximo?

  11. só me inscrevi em uma das provas, tirei 140 pontos, preciso fazer outras provas para ter direito ao meu certificado ou não

  12. Eu passei em todas e na redação , mas não consegui entender como posso pegar o certificado ? O que eu tenho q fazer para poder pegar ?

    (3/5)
  13. Olá, passei em todas as matérias. Gostaria de saber se tem uma validade para buscar o certificado, pois já não estou mais residindo no local onde fiz a prova. Posso pegar daqui a alguns meses?

    (4/5)
  14. Olá…
    Eu fiz a prova lá na região norte e passei e agora eu estou morando no Sul. Não teria como eu pegar o meu certificado por aqui mesmo?

    (5/5)
  15. Eu fui aprovada em todos os eixos e estava morando em Santa Catarina na cidade de urubici mas tive que mudar de lá e agora estou em Uberaba, minas gerais.Escolhi pegar meu certificado em lages mas agora como estou morando em Minas como faço para conseguir ter o diploma? Por favor…preciso muito

    (5/5)
  16. quanto tempo depois do resultado,posso fazer o pedido do certificado.
    ja pode ser na segunda feira ?

    (5/5)
  17. Olá bom dia, E quem não pegou certificado parcial ano passado das matérias que passou e passou na matéria que estava faltando esse ano, consegue pegar o certificado ou só pega se tiver o certificado parcial??

    (5/5)
  18. Gracas. a Deus e a grande equipe do Prof Thiago passei de. primeira em todos os eixos mesmo sem nunca ter feito uma prova parecida…Obrigada ao #Termine seus estudos pelas aulas q eu pude assistir gratis pois ñ tinha condicoes de pagar curssinhos….#FAMILIA TB TERMINE SEUS ESTUDOS REALIZEI MEU SONHO E DEVO A VCS

    (5/5)
  19. Quero agradecer a Deus que pega o mas simples entre os homem eo poe com principes… A todos professores que mudaram a forma de ensinar sou grato a Deus por ter conhecidos cada um obrigado professor Thiago suas dicas e ensinamentos são ótimos segui tudo é conseguir passar bem obrigado Deus te abençoe muito meu amigo

    (5/5)
  20. Ainda estou matriculada no Ceja da minha cidade pois pensei q se eu não passasse no Encceja, iria continuar nele. Agora minha dúvida é, já dou baixa lá e só espero pegar meu certificado, ou preciso pegar meu certificado pra então ir lá nesse supletivo e dar baixa?

    (5/5)
  21. Bom dia por favor gostaria de saber como eu faço para solicitar o meu certificado do Encceja 2019 sendo que fiz a prova na cidade de Salto São Paulo , e indiquei na inscrição UF da instituição certificadora:São Paulo , porém agora estou morando em Pinhais Curitiba Paraná e não tenho como buscar lá o certificado do ensino médio completo .

    (5/5)
  22. Olá, fiz a prova em 2018, passei em três prova incluindo redação, mas ficou uma matéria com nota inferior a 100, então me escrevi apenas nessa matéria, fiz e passei nessa materia esse ano, mas será que é válido a nota do ano passado, sem ter pego a declaração parcial?

    (5/5)
  23. Eu não tenho O CPF em Documento,por que na época em que eu fiz minha identidade,o número do CPF já veio incluso na Própria..

    Há algum problema quanto a não ter o Documento específico??

    (4/5)
  24. Em2018 fiz o encceja,mas só perdi em matemática…esss ano eu refiz matemática e passei, mas ano passado eu dei entrada no certificado parcial,pela internet mesmo e tenho até ele aqui no celular… Agora,lendo as letras que ficam logo abaixo,vi que tem um código para verificar a autenticidade e quando fui verificar, diz: odocumento não AUTENTICADO 🙁 estou desesperada, significa que perdi todo meu progresso? Ou ainda posso levar o papel que imprimi as notas de 2018 na unidade certificadora e pegar o certificado?

    (5/5)
  25. Ao passado fiz pro fundamental ( Não sabia que podia fazer o médio direto ), passei, e fiquei esperando ansioso este ano pra fazer o médio. Fiz e passei. Graças a Deus e a vcs, que me ajudaram muito com as dicas! Estou muito feliz, pois era uma coisa que me angustiava muito, pois tinha parado na 6a série e não conseguia resolver esse problema em minha vida! Muitas coisas eu perdi, por não ter terminado os estudos. Agora é bola pra frente… Obrigado a todos!

    (5/5)
  26. Eu esqueci de colocar todas as matérias em 2017, porém, passei nas ue coloquei e em 2019 coloquei ás que faltavam, porém, em 2017 eu ñ fui em qualquer secretaria para emitir a conclusão de apenas 1 matéria, optei por fazer as outras antes.
    Agora tenho todas concluídas, mais á de 2017, pode me impedir de concluir por completo?

    (5/5)
  27. Tirei acima de 100 em todos os eixos e 8 na redação. Ativei uma *chave* de email validando minhas notas. Entretanto, ao ir no órgão que vai expedir o documento “SEEDUCRJ” o mesmo informou que a solicitação é através de email… Que email é esse se no site do encceja mostra apenas a nota?

    (5/5)

DEIXE UMA RESPOSTA

Avalie*
Please enter your comment!
Please enter your name here