Início Encceja Certificado de Ensino Médio: você precisa saber

Certificado de Ensino Médio: você precisa saber

15
certificado de ensino medio

Certificado de Ensino Médio. Seja para prestar um concurso público, conseguir um melhor cargo/salário ou entrar na faculdade.

O certificado de Ensino Médio é essencial.

Mas é importante lembrar que o documento precisa ser oficial e reconhecido pelo MEC (Ministério da Educação).

Senão corre o risco de não ter nenhuma validade.

Por isso agora vamos falar sobre a melhor forma de obter o certificado de Ensino Médio e também entender a importância de ter um certificado oficial.

É importante o certificado do Ensino Médio oficial?

Com certeza, o fato é que o certificado de conclusão de Ensino Médio é extremamente importante nos dias atuais.

Porque você depende do certificado para ingressar ou se formar em uma faculdade, fazer um curso técnico ou prestar um concurso público.

No mercado de trabalho ele também é essencial porque muitas empresas exigem o certificado, caso contrário, não chamam o candidato para a entrevista.

Se você já trabalha, também sabe que para subir de cargo ou pedir um aumento de salário é preciso ter um diploma.

Isso tudo deixa claro que quem tem o certificado obtêm portas abertas e mais chances de crescer e se desenvolver como profissional.

Por isso se cadastre e recebe informações sobre o Encceja 2020. Não perca a chance de começar a estudar para terminar o Ensino Médio.

Mas muita atenção: é importante que o certificado seja oficial e válido.

Qual é a melhor forma de obter o certificado de Ensino Médio oficial?

É importante tomar cuidado com instituições que prometem certificado em pouco tempo. Existem algumas empresas que oferecem o documento em 3 meses ou menos, mas que este não possui validade.

Há muitas falsificações no mercado e é preciso verificar se a instituição que oferece o certificado de Ensino Médio é oficial e reconhecida pelo MEC.

Uma forma de obter o certificado do Ensino Médio é pelo EJA (Educação de Jovens e Adultos). Porém o curso exige frequência nas aulas todos os dias – o que faz muita gente desistir –  além de demorar. O aluno pode demorar até 4 anos para terminar o curso.

Diante disso, a opção que ganhou a preferência de muitos é o Encceja (Exame Nacional de Certificação de Competências de Jovens e Adultos), prova específica para supletivo.

Encceja: a forma mais rápida e segura de conseguir o certificado

O Encceja é uma prova realizada pelo MEC para aqueles brasileiros que buscam uma certificação de conclusão do Ensino Médio.

Por isso atualmente é a principal forma de conseguir o certificado de Ensino Médio. Pois tem se mostrado a maneira mais rápida e segura de conseguir o documento.

Rápida porque acontece com frequência – uma vez por ano – e não é vinculada a um curso demorado (como o EJA, por exemplo).

É a forma mais segura, pois é uma prova realizada por um órgão oficial, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

O Exame é aplicado pelo Inep e a emissão das certificações é responsabilidade das Secretarias Estaduais de Educação e Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia.

Quer aprender mais sobre o Encceja?

Você pode acessar nosso canal no Youtube. CLIQUE AQUI

Quer deixar seu comentário ou sugestão sobre o texto? Ou contar para a nossa equipe os assuntos que você gostaria de ler aqui no blog? Então encaminhe um e-mail para [email protected]

15 COMENTÁRIOS

    • Olá Eduardo.

      O Encceja é o meio mais rápido e seguro de terminar seus estudos sim.
      Qualquer dúvida, nos colocamos à disposição.

      Abraço!

    • Olá Nathália,

      Ainda não há data oficial, mas vamos informar assim que houver. Cadastre-se nesse link para ficar por dentro de todas as novidades do Encceja 2018 em primeira mão: https://goo.gl/zGZqv3

      Conheça o nosso projeto, podemos te ajudar. As matrículas estão abertas. Acesse: https://goo.gl/FutYHZ

      Abraço!

  1. Fui aprovado na faculdade pelo ProUni e gostaria de saber se tem alguma forma de conseguir um certificado ou algum jeito de fazer a inscrição sem o certificado, pois ainda estou no começo do 4° ano do ensino médio técnico integrado no IFAL

  2. Gostaria de obter informações vi no Facebook a pouco que pra conclusão do ensino médio haverá uma prova no dia16/05 na escola.Neejacp Darci Vargas POA.E reconhecida pelo MEC???

  3. Mas só o certificado é suficiente para fazer a faculdade?pois eu tentei me inscrever para concorrer a uma bolsa e eles pediram o histórico dos 3 anos do ensino médio.

DEIXE UMA RESPOSTA

Avalie*
Please enter your comment!
Please enter your name here