BRASILEIROS PRECISAM DO ENCCEJA
BRASILEIROS PRECISAM DO ENCCEJA

BRASILEIROS PRECISAM DO ENCCEJA DURANTE A PANDEMIA – No Brasil, mais de 50% dos brasileiros com 25 anos ou mais não concluíram o ensino médio,  conforme a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE).

A inserção dessa parcela da população no mercado de trabalho é dificultada, pois de acordo com o IBGE a taxa de desemprego é maior se o nível de escolaridade for baixo. 

Ou seja, neste momento de crise na saúde, por conta da pandemia do Covid-19, o desemprego aumentou para esse público. Porque o fechamento de vagas foi maior para pessoas que tem o nível de escolaridade baixo.

Uma das maneiras de reduzir a desigualdade na educação são os supletivos disponibilizados pelo Governo. Com foco especial, o Encceja (Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos).

Portanto, a prova tem o objetivo de certificar jovens e adultos que não conseguiram terminar os estudos na idade apropriada de cada nível da educação básica. 

BRASILEIROS PRECISAM DO ENCCEJA DURANTE A PANDEMIA

O Encceja já ajudou milhões de brasileiros, como é o caso da Roberta. Ela contou que “teve uma vez que eu fui em uma entrevista de emprego, a mulher entrou na sala e falou, quem não tiver Ensino Médio pode sair da sala, porque é só para quem tiver o Ensino Médio. Aquilo estava fechando portas, me impossibilitando de conseguir algo melhor”. A Roberta fez a prova terminou os estudos e já foi direto para a faculdade. 

Foto: Roberta Crédito: divulgação / Termine Seus Estudos

A prova do Encceja, voltou a ser realizada, todos os anos no Brasil desde 2017. Com apenas um dia de prova o participante tem a oportunidade de concluir todos os anos atrasados. E também solicitar o seu certificado oficial autorizado pelo MEC (Ministério da Educação). Mas para este ano o exame ainda não tem data definida. 

BRASILEIROS PRECISAM DO ENCCEJA DURANTE A PANDEMIA

Em um vídeo divulgado em junho no Instagram oficial do INEP órgão responsável pela aplicação do Exame o presidente da instituição, Alexandre Lopes, afirma, ”Eu queria garantir a vocês e tranquilizá-los que nós teremos aplicação em 2020 do Revalida, Encceja e o Celpe-Bras”. No início de julho o presidente do INEP, Alexandre Lopes, durante uma coletiva de imprensa, informou que a prova deve ser realizada em dezembro.

No entanto, já estamos em agosto e o INEP que é o órgão responsável pela aplicação do Exame ainda não divulgou a data da prova. Nem o edital e demais datas como a de inscrição para a população. 

Caso a prova do Encceja não aconteça neste ano, milhões de brasileiros que precisam terminar os seus estudos e encontram no exame uma forma de concluir o ensino básico, serão prejudicados. É importante reforçar que diferente do Enem entre outros exames, os participantes do Encceja não precisam estudar todos os dias em uma instituição de ensino presencial. 

BRASILEIROS PRECISAM DO ENCCEJA DURANTE A PANDEMIA

Os participantes podem estudar da forma que acharem melhor, utilizando os materiais disponibilizados pelo INEP ou de canais como o Termine Seus Estudos que é o maior portal de comunicação voltado ao Encceja. 

Por este motivo a equipe do Termine Seus Estudos, maior portal de comunicação de educação voltado ao Encceja decidiu criar uma campanha nacional a favor dos brasileiros que precisam terminar os estudos para voltarem ou conquistarem cargos melhores no mercado de trabalho e também poderem crescer em outros níveis educacionais, como faculdade ou cursos técnicos. 

Que campanha é essa? 

O Termine Seus Estudos se uniu aos mais de 600 mil seguidores para tentar fazer essa parcela da população ser enxergada pelo novo ministro da educação Milton Ribeiro. A ideia é o ministro confirmar a data do Encceja e publicar o edital do Encceja 2020, pois muitos brasileiros precisam dessa data para destravar suas vidas. 

Na edição de 2019, 2,9 milhões de jovens e adultos se inscreveram para realizar o Encceja, foi um aumento de 45% em relação à 2018. Se a prova deste ano não for realizada vai afetar milhões de brasileiros. 

O Termine Seus Estudos convida todos os brasileiros que quiserem ajudar aqueles que não terminaram os estudos para se unirem nessa campanha. Como ajudar? Poste uma foto nos stories ou no seu feed do Instagram marcando o usuário do ministro @mribeiro.mec e também a #confirmadataencceja2020. 

Se inscreve no nosso Instagram, Facebook e Youtube. 

Portanto quer deixar seu comentário ou sugestão sobre o texto? Ou contar para a nossa equipe os assuntos que você gostaria de ler aqui no blog? Então encaminhe um e-mail para [email protected]

DEIXE UMA RESPOSTA

Avalie*
Please enter your comment!
Please enter your name here