Início Prepare-se Aulas Grátis Aula de Geografia: Vulcões

Aula de Geografia: Vulcões

0
Aula de Geografia: Vulcões
5 (100%) 2 vote[s]

Você sabia? O vulcão é uma fissura na crosta terrestre, nada mais do que uma abertura no solo. Uma comunicação dos focos magmáticos do interior da crosta com a superfície da Terra, por onde são expelidos gases, cinzas, fragmentos, lavas etc. Sua forma, muitas vezes cônica, é resultado da deposição de matéria fundida que se solidifica, lançada do interior da Terra através da cratera.

Tongariro – Nova Zelândia

A paisagem que o complexo vulcânico construiu na Ilha Norte é de encher os olhos. O vulcão que tem mais de 1900 metros estava adormecido há 115 anos e entrou em erupção em agosto de 2012. Isso significa que passado o sufoco da sua destruição, agora você tem mais ou menos 100 anos para visita-lo tranquilamente sem correr o risco de vê-lo explodir durante a viagem, certo?

Mauna Kea – Havaí

É considerada a montanha mais alta do mundo e muito procurada para observadores que querem estudar as estrelas. A boa notícia? Este vulcão está inativo. Estima-se que sua última erupção tenha acontecido há 4500 anos. Agora sobrou apenas a bela paisagem desta montanha de gelo na ilha do Havaí.

Arenal – Costa Rica

Um dos lugares mais visitados do país, este vulcão com mais de 1600 metros era considerado extinto até entrar em erupção em 1968, depois de 400 anos dormindo. Desde então ele emite cinzas e lavas constantemente.

Krakatoa – Indonésia

Este vulcão matou mais de 35 mil pessoas em 1883 em uma erupção que é considerada a mais destruidora de toda a história. Durante os 18 meses seguintes, o planeta mergulhou em uma diminuição brusca de temperatura e mudanças nos horários do nascer e pôr do Sol. Os cientistas não sabem prever quando será a próxima erupção crítica, mas dizem que vai ocorrer e quando isso acontecer, metade da vida no planeta será dizimada graças a sua potência. Bom, melhor correr, né ?

Monte Fuji – Japão


Cartão postal do país, o vulcão tem quase 4 mil metros de altura, sendo a montanha mais alta do Japão. Em um dia claro, é possível observar o Fuji de Tóquio.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Avalie*
Please enter your comment!
Please enter your name here